Da criação à performance: cinco obras de compositores portugueses para clarinete e electrónica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Frederic da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8833
Resumo: O objectivo desta dissertação de Mestrado em Interpretação Artística foi o de fomentar direta e indiretamente a performance da música electroacústica, mais especificamente a música para clarinete e electrónica, bem como a composição de novo reportório para esta formação mista. Um objectivo adicional foi o de contribuir para um conhecimento mais aprofundado de cada uma das obras abordadas nesta dissertação, ao nível das possibilidades técnicas do clarinete soprano (em si bemol) e do clarinete baixo. Assim, na primeira fase procedeu-se à elaboração de uma ficha informativa, para cada uma das obras portuguesas encontradas no trabalho de pesquisa, com informação sobre o compositor e título da obra, observações relativas à instrumentação, à localização ou edição da partitura, à eventual gravação ou à sua estreia. Na segunda fase foram contactados os compositores André Rodrigues, Filipe Lopes, Igor C. Silva, João Ferreira e João Pedro Coimbra, para a composição de cinco novas obras para clarinete e electrónica, os quais acederam ao pedido. Para uma melhor compreensão e fundamentação de cada obra composta, foi feita uma entrevista a cada compositor. Na terceira fase, as obras foram analisadas. Finalmente, as obras foram gravadas. Através do estudo das setes obras analisadas, da sua performance e da estreia das cinco obras compostas para o efeito desta dissertação (Frames #87, de Igor C. Silva; Ruah, de André Rodrigues; False Entropy, de João Ferreira; Do Desenho e Do Som, de Filipe Lopes; e Press the Keys, de João Pedro Coimbra), foi possível apresentar uma contribuição efetiva para a divulgação da música portuguesa para clarinete e electrónica e para um conhecimento mais aprofundado dos requisitos que a sua performance comporta.
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