Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Cristina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33851
Resumo: A presente investigação aborda a inclusão no Programa Integrado de Educação e Formação e visa compreender, se este está a ser promotor de inclusão social e escolar dos jovens que o frequentam. Pretende-se conhecer a perspetiva dos intervenientes deste Programa (Diretores de Agrupamento, Equipas Técnico Pedagógicas e Alunos), em duas escolas do Alto Alentejo. Uma escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e uma escola não TEIP, de forma a conhecer possíveis diferenças nas abordagens da Medida. Desenvolveu-se um estudo de caso coletivo, recorrendo a entrevistas semiestruturadas, observação direta de aulas e análise documental. Os resultados sustentados na triangulação das diferentes fontes levam-nos a considerar a flexibilidade, a diferenciação e a individualização como potencialidades do programa. A gestão de professores e do currículo como constrangimentos. Foram registadas diferenças no Programa no agrupamento TEIP e não TEIP, nomeadamente ao nível da constituição e natureza das turmas e na intervenção das Equipas Técnico Pedagógicas. O PIEF é uma medida que trabalha para a inclusão; Integrated Education and Training Program (PIEF): a measure of school inclusion? ABSTRACT: The present investigation deals with inclusion in the Integrated Education and Training Program and aims to understand if this is being a promoter of social and school inclusion of the young people who attend it. It is intended to know the perspective of the participants of this Program (Group Directors, Pedagogical Technical Teams and Students), in two schools in Alto Alentejo. A TEIP school (Educational Territories of Priority Intervention) and a non-TEIP school, in order to find out about possible differences in the approaches to the Measure. A collective case study was developed, using semi-structured interviews, direct observation of classes and document analysis. The sustained results in the triangulation of the different sources lead us to consider flexibility, differentiation and individualization as potentialities of the program. Teacher and curriculum management as constraints. Differences were registered in the Program in the TEIP and non-TEIP grouping, namely in terms of the composition and nature of the classes and in the intervention of the Pedagogical Technical Teams. The PIEF is a measure that works for inclusion.
id RCAP_49755fc8fc7611f475dc840fe655de1a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?Educação inclusivaIntegração escolarInclusão SocialPIEFTEIPInclusive educationSchool integrationSocial inclusionPIEFTEIPA presente investigação aborda a inclusão no Programa Integrado de Educação e Formação e visa compreender, se este está a ser promotor de inclusão social e escolar dos jovens que o frequentam. Pretende-se conhecer a perspetiva dos intervenientes deste Programa (Diretores de Agrupamento, Equipas Técnico Pedagógicas e Alunos), em duas escolas do Alto Alentejo. Uma escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e uma escola não TEIP, de forma a conhecer possíveis diferenças nas abordagens da Medida. Desenvolveu-se um estudo de caso coletivo, recorrendo a entrevistas semiestruturadas, observação direta de aulas e análise documental. Os resultados sustentados na triangulação das diferentes fontes levam-nos a considerar a flexibilidade, a diferenciação e a individualização como potencialidades do programa. A gestão de professores e do currículo como constrangimentos. Foram registadas diferenças no Programa no agrupamento TEIP e não TEIP, nomeadamente ao nível da constituição e natureza das turmas e na intervenção das Equipas Técnico Pedagógicas. O PIEF é uma medida que trabalha para a inclusão; Integrated Education and Training Program (PIEF): a measure of school inclusion? ABSTRACT: The present investigation deals with inclusion in the Integrated Education and Training Program and aims to understand if this is being a promoter of social and school inclusion of the young people who attend it. It is intended to know the perspective of the participants of this Program (Group Directors, Pedagogical Technical Teams and Students), in two schools in Alto Alentejo. A TEIP school (Educational Territories of Priority Intervention) and a non-TEIP school, in order to find out about possible differences in the approaches to the Measure. A collective case study was developed, using semi-structured interviews, direct observation of classes and document analysis. The sustained results in the triangulation of the different sources lead us to consider flexibility, differentiation and individualization as potentialities of the program. Teacher and curriculum management as constraints. Differences were registered in the Program in the TEIP and non-TEIP grouping, namely in terms of the composition and nature of the classes and in the intervention of the Pedagogical Technical Teams. The PIEF is a measure that works for inclusion.Universidade de Évora2023-02-03T14:51:49Z2023-02-032022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/33851http://hdl.handle.net/10174/33851TID:203160142porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoana.batista012@gmail.com229Batista, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:36:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:37.509835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?
title Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?
spellingShingle Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?
Batista, Ana Cristina
Educação inclusiva
Integração escolar
Inclusão Social
PIEF
TEIP
Inclusive education
School integration
Social inclusion
PIEF
TEIP
title_short Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?
title_full Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?
title_fullStr Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?
title_full_unstemmed Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?
title_sort Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF): uma medida de inclusão escolar?
author Batista, Ana Cristina
author_facet Batista, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Integração escolar
Inclusão Social
PIEF
TEIP
Inclusive education
School integration
Social inclusion
PIEF
TEIP
topic Educação inclusiva
Integração escolar
Inclusão Social
PIEF
TEIP
Inclusive education
School integration
Social inclusion
PIEF
TEIP
description A presente investigação aborda a inclusão no Programa Integrado de Educação e Formação e visa compreender, se este está a ser promotor de inclusão social e escolar dos jovens que o frequentam. Pretende-se conhecer a perspetiva dos intervenientes deste Programa (Diretores de Agrupamento, Equipas Técnico Pedagógicas e Alunos), em duas escolas do Alto Alentejo. Uma escola TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e uma escola não TEIP, de forma a conhecer possíveis diferenças nas abordagens da Medida. Desenvolveu-se um estudo de caso coletivo, recorrendo a entrevistas semiestruturadas, observação direta de aulas e análise documental. Os resultados sustentados na triangulação das diferentes fontes levam-nos a considerar a flexibilidade, a diferenciação e a individualização como potencialidades do programa. A gestão de professores e do currículo como constrangimentos. Foram registadas diferenças no Programa no agrupamento TEIP e não TEIP, nomeadamente ao nível da constituição e natureza das turmas e na intervenção das Equipas Técnico Pedagógicas. O PIEF é uma medida que trabalha para a inclusão; Integrated Education and Training Program (PIEF): a measure of school inclusion? ABSTRACT: The present investigation deals with inclusion in the Integrated Education and Training Program and aims to understand if this is being a promoter of social and school inclusion of the young people who attend it. It is intended to know the perspective of the participants of this Program (Group Directors, Pedagogical Technical Teams and Students), in two schools in Alto Alentejo. A TEIP school (Educational Territories of Priority Intervention) and a non-TEIP school, in order to find out about possible differences in the approaches to the Measure. A collective case study was developed, using semi-structured interviews, direct observation of classes and document analysis. The sustained results in the triangulation of the different sources lead us to consider flexibility, differentiation and individualization as potentialities of the program. Teacher and curriculum management as constraints. Differences were registered in the Program in the TEIP and non-TEIP grouping, namely in terms of the composition and nature of the classes and in the intervention of the Pedagogical Technical Teams. The PIEF is a measure that works for inclusion.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T00:00:00Z
2023-02-03T14:51:49Z
2023-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33851
http://hdl.handle.net/10174/33851
TID:203160142
url http://hdl.handle.net/10174/33851
identifier_str_mv TID:203160142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ana.batista012@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136708202070016