Reflexão sobre a contribuição dos programas de texto para a redução de constrangimentos tópicos no acto de composição escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.705 |
Resumo: | The author analyses the educational contributions of computer use to the reduction of constraints in the act of written composition. Two complementar trends are explored regarding the use of word processors: as a writing tool for students and as a instructional tool for teachers. To pursue this goal, some processors are analysed according to three types of constraints: knowledge (content), written speech (structure) and rethorical problem (purpose). Some considerations about the adequability of word processors to the reduction of constraints are made, and some suggestions are proposed for teachers toward the optimization of the educational use of computers. |
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Reflexão sobre a contribuição dos programas de texto para a redução de constrangimentos tópicos no acto de composição escrita-The author analyses the educational contributions of computer use to the reduction of constraints in the act of written composition. Two complementar trends are explored regarding the use of word processors: as a writing tool for students and as a instructional tool for teachers. To pursue this goal, some processors are analysed according to three types of constraints: knowledge (content), written speech (structure) and rethorical problem (purpose). Some considerations about the adequability of word processors to the reduction of constraints are made, and some suggestions are proposed for teachers toward the optimization of the educational use of computers.A autora faz uma análise acerca dos contributos para a educação da utilização do computador na redução de constrangimentos presentes no acto de composição escrita. São exploradas duas vertentes complementares na utilização de programas de texto: como instrumento de escrita para os estudantes e como instrumento de instrução para os professores. Para tal, analisa alguns programas existentes em função de três tipos de constrangimentos: conhecimento (conteúdo), linguagem escrita (estrutura) e retórica (objectivo). São tecidas considerações sobre a adequabilidade dos programas de texto para a redução desses constrangimentos e propostas sugestões a professores, de forma a optimizar-se a utilização educacional de computadores.Associação Portuguesa de Psicologia1994-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.705https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.705PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 369-377PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 369-3772183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/705https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/705/427Martins, Maria João Alvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:59Zoai:oai.appsicologia.org:article/705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.371707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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