Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Mariana Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43367
Resumo: O presente estudo, que integra o projeto Media Activity and Mental Health, teve como principal objetivo explorar a perceção dos instrutores relativamente ao papel das competências socioemocionais (CSE), desenvolvidas nas atividades extracurriculares (AEC), para uma utilização mais positiva dos meios de comunicação eletrónicos (MCE). Foi utilizado um Questionário Sociodemográfico e de Caraterização das Atividades Extracurriculares dinamizadas pelos Instrutores e um Guião de entrevista Focus Group. Participaram no focus group seis instrutores de jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico, que dinamizavam as seguintes AEC: catequese, escutismo, dança, futebol e basquetebol. Os principais resultados sugeriram que: os instrutores não associaram as CSE desenvolvidas nas AEC a uma utilização mais positiva dos MCE; os instrutores consideraram que a utilização dos MCE contribui positivamente para a prática das AEC e que estas últimas, por sua vez, ajudam a evitar o uso dos MCE. Estes resultados reforçam a pertinência do presente estudo, bem como a necessidade de uma maior literacia dos instrutores, no sentido de compreender que as CSE desenvolvidas nas AEC poderão ser canalizadas para uma melhor utilização dos MCE.
id RCAP_b0540f8019e153d70c17b203b1b04003
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43367
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º cicloAtividades extracurricularesMeios de comunicação eletrónicosCompetências socioemocionaisInstrutoresExtracurricular activitiesEletronic mediaSocial-emocional skillsInstructorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo, que integra o projeto Media Activity and Mental Health, teve como principal objetivo explorar a perceção dos instrutores relativamente ao papel das competências socioemocionais (CSE), desenvolvidas nas atividades extracurriculares (AEC), para uma utilização mais positiva dos meios de comunicação eletrónicos (MCE). Foi utilizado um Questionário Sociodemográfico e de Caraterização das Atividades Extracurriculares dinamizadas pelos Instrutores e um Guião de entrevista Focus Group. Participaram no focus group seis instrutores de jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico, que dinamizavam as seguintes AEC: catequese, escutismo, dança, futebol e basquetebol. Os principais resultados sugeriram que: os instrutores não associaram as CSE desenvolvidas nas AEC a uma utilização mais positiva dos MCE; os instrutores consideraram que a utilização dos MCE contribui positivamente para a prática das AEC e que estas últimas, por sua vez, ajudam a evitar o uso dos MCE. Estes resultados reforçam a pertinência do presente estudo, bem como a necessidade de uma maior literacia dos instrutores, no sentido de compreender que as CSE desenvolvidas nas AEC poderão ser canalizadas para uma melhor utilização dos MCE.The present study, which is part of Media Activity and Mental Health project, is aimed at exploring the perception of instructors regarding the role of socio-emotional skills (SES), developed in extracurricular activities (ECA), for a more positive use of electronic media (EM). A Sociodemographic and Characterization Questionnaire of Extracurricular Activities promoted by the Instructors and a Focus Group Interview Guide were used. Six instructors of young people of the 3rd Cycle of Basic Education participated in the focus group, that streamlined the following ECA: catechesis, scouting, dance, soccer and basketball. The main results suggested that: the instructors did not associate the SES developed in the ECA with a more positive use of EM; the instructors considered that the use of EM contributes positively to the practice of ECA and that the latter, in turn, help to avoid the use of EM. These results reinforce the relevance of the present study, as well as the need for a greater literacy of instructors, in order to understand that the SES developed in the ECA can be channeled to a better use of the EM.Campos, Maria Luísa Brites Parreira Coelho Vieira deLisboa, Lurdes Lopes VeríssimoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Mariana Fernandes2023-12-16T10:08:40Z2023-07-102023-072023-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43367TID:203348516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-26T01:38:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:02.673540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo
title Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo
spellingShingle Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo
Teixeira, Mariana Fernandes
Atividades extracurriculares
Meios de comunicação eletrónicos
Competências socioemocionais
Instrutores
Extracurricular activities
Eletronic media
Social-emocional skills
Instructors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo
title_full Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo
title_fullStr Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo
title_full_unstemmed Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo
title_sort Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo
author Teixeira, Mariana Fernandes
author_facet Teixeira, Mariana Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Maria Luísa Brites Parreira Coelho Vieira de
Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Mariana Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades extracurriculares
Meios de comunicação eletrónicos
Competências socioemocionais
Instrutores
Extracurricular activities
Eletronic media
Social-emocional skills
Instructors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Atividades extracurriculares
Meios de comunicação eletrónicos
Competências socioemocionais
Instrutores
Extracurricular activities
Eletronic media
Social-emocional skills
Instructors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O presente estudo, que integra o projeto Media Activity and Mental Health, teve como principal objetivo explorar a perceção dos instrutores relativamente ao papel das competências socioemocionais (CSE), desenvolvidas nas atividades extracurriculares (AEC), para uma utilização mais positiva dos meios de comunicação eletrónicos (MCE). Foi utilizado um Questionário Sociodemográfico e de Caraterização das Atividades Extracurriculares dinamizadas pelos Instrutores e um Guião de entrevista Focus Group. Participaram no focus group seis instrutores de jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico, que dinamizavam as seguintes AEC: catequese, escutismo, dança, futebol e basquetebol. Os principais resultados sugeriram que: os instrutores não associaram as CSE desenvolvidas nas AEC a uma utilização mais positiva dos MCE; os instrutores consideraram que a utilização dos MCE contribui positivamente para a prática das AEC e que estas últimas, por sua vez, ajudam a evitar o uso dos MCE. Estes resultados reforçam a pertinência do presente estudo, bem como a necessidade de uma maior literacia dos instrutores, no sentido de compreender que as CSE desenvolvidas nas AEC poderão ser canalizadas para uma melhor utilização dos MCE.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-16T10:08:40Z
2023-07-10
2023-07
2023-07-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43367
TID:203348516
url http://hdl.handle.net/10400.14/43367
identifier_str_mv TID:203348516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136437205991424