Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38446 |
Resumo: | O presente estudo teve como principal objetivo explorar a perceção dos pais relativamente ao possível papel protetor da participação em atividades extracurriculares (AEC), relativamente ao uso dos meios de comunicação eletrónicos (MCE). Participaram sete pais de jovens do 3º ciclo do ensino básico que praticavam AEC. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e realizado um focus group. Os principais resultados revelaram que na perspetiva dos pais, as AEC promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais nos jovens e que os instrutores desempenham um papel relevante como promotores destas competências. No entanto, os pais não associam as competências socioemocionais desenvolvidas nas AEC a uma utilização mais positiva dos MCE. Estes resultados realçam a importância da prática das AEC que, devido ao desenvolvimento integral que proporcionam nos jovens, se podem constituir como um fator protetor para uma utilização mais positiva dos MCE. Contudo são necessários mais estudos que possam aprofundar a perspetiva dos pais nesta temática. |
id |
RCAP_8171389e08938b277cc289ac391b5855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38446 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º cicloAtividades extracurricularesMeios de comunicação eletrónicosCompetências socioemocionaisPaisFatores protetoresExtracurricular activitiesElectronic mediaSocio-emotional skillsParentsProtective factorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo teve como principal objetivo explorar a perceção dos pais relativamente ao possível papel protetor da participação em atividades extracurriculares (AEC), relativamente ao uso dos meios de comunicação eletrónicos (MCE). Participaram sete pais de jovens do 3º ciclo do ensino básico que praticavam AEC. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e realizado um focus group. Os principais resultados revelaram que na perspetiva dos pais, as AEC promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais nos jovens e que os instrutores desempenham um papel relevante como promotores destas competências. No entanto, os pais não associam as competências socioemocionais desenvolvidas nas AEC a uma utilização mais positiva dos MCE. Estes resultados realçam a importância da prática das AEC que, devido ao desenvolvimento integral que proporcionam nos jovens, se podem constituir como um fator protetor para uma utilização mais positiva dos MCE. Contudo são necessários mais estudos que possam aprofundar a perspetiva dos pais nesta temática.The main purpose of this study was to explore the parents’ perception about the possible protective role that comes from the participation in extracurricular activities (ECA), regarding the use of electronic media (EM). Seven parents of young people from the 3rd cycle of basic education who practiced ECA participated in this study. A sociodemographic questionnaire was used and a focus group was made. The main results revealed that from the parents' perspective, ECA promote the development of socioemotional skills in young people and that instructors play a relevant role as promoters of these skills. However, parents do not associate the socio-emotional skills developed in the ECA with a more positive use of EM. These results highlight the importance of the practice of AEC which, due to the integral development they provide in young people, can constitute a protective factor for a more positive use of EM. However, further studies are needed to deepen the parents' perspective on this issue.Campos, Maria Luísa Brites Parreira Coelho Vieira deLisboa, Lurdes Lopes VeríssimoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTavares, Marta Melo Aguiar2022-08-01T14:33:23Z2022-07-112022-072022-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38446TID:203041704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:23.814970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo |
title |
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo |
spellingShingle |
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo Tavares, Marta Melo Aguiar Atividades extracurriculares Meios de comunicação eletrónicos Competências socioemocionais Pais Fatores protetores Extracurricular activities Electronic media Socio-emotional skills Parents Protective factors Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo |
title_full |
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo |
title_fullStr |
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo |
title_full_unstemmed |
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo |
title_sort |
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos : um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo |
author |
Tavares, Marta Melo Aguiar |
author_facet |
Tavares, Marta Melo Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Maria Luísa Brites Parreira Coelho Vieira de Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Marta Melo Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades extracurriculares Meios de comunicação eletrónicos Competências socioemocionais Pais Fatores protetores Extracurricular activities Electronic media Socio-emotional skills Parents Protective factors Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Atividades extracurriculares Meios de comunicação eletrónicos Competências socioemocionais Pais Fatores protetores Extracurricular activities Electronic media Socio-emotional skills Parents Protective factors Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O presente estudo teve como principal objetivo explorar a perceção dos pais relativamente ao possível papel protetor da participação em atividades extracurriculares (AEC), relativamente ao uso dos meios de comunicação eletrónicos (MCE). Participaram sete pais de jovens do 3º ciclo do ensino básico que praticavam AEC. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e realizado um focus group. Os principais resultados revelaram que na perspetiva dos pais, as AEC promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais nos jovens e que os instrutores desempenham um papel relevante como promotores destas competências. No entanto, os pais não associam as competências socioemocionais desenvolvidas nas AEC a uma utilização mais positiva dos MCE. Estes resultados realçam a importância da prática das AEC que, devido ao desenvolvimento integral que proporcionam nos jovens, se podem constituir como um fator protetor para uma utilização mais positiva dos MCE. Contudo são necessários mais estudos que possam aprofundar a perspetiva dos pais nesta temática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01T14:33:23Z 2022-07-11 2022-07 2022-07-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/38446 TID:203041704 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/38446 |
identifier_str_mv |
TID:203041704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132037203886080 |