Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19675 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório, do MESIP do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto, sendo sustentado na realização do Estágio em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, que é dividido em três módulos: Módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Assistência à criança/família doente, ao qual obtive creditação; Módulo III – Neonatologia e Urgência Pediátrica, tendo sido realizado um total de 500 horas. A metodologia utilizada neste documento é descritiva e crítico-reflexiva, sustentada por pesquisa bibliográfica. Com vista à aquisição e desenvolvimento de competências na área de especialização, foram prestados cuidados a recém-nascidos/crianças/jovens e famílias em diferentes contextos assistenciais. As atividades realizadas foram ao encontro dos objetivos traçados, como resposta às competências elencadas em quatro domínios: Formação em Enfermagem, Gestão de Cuidados, Investigação em Enfermagem e Prestação de Cuidados. A aprendizagem efetuada no decorrer da assistência em diferentes contextos e a atualização de conhecimentos inerente, permitiu-me atingir as competências propostas pelo Plano de Estudos do Curso. Refletir, de forma crítica e sistemática sobre todo este processo, revelou-se fundamental para a maturação do carácter reflexivo, crítico e deontológico-profissional, indispensável ao Enfermeiro Especialista. |
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Relatório de estágioEnfermagemSaúde infantilPediatriaCriançaFamíliaNursingChildren’s healthPediatricsChildFamilyO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório, do MESIP do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto, sendo sustentado na realização do Estágio em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, que é dividido em três módulos: Módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Assistência à criança/família doente, ao qual obtive creditação; Módulo III – Neonatologia e Urgência Pediátrica, tendo sido realizado um total de 500 horas. A metodologia utilizada neste documento é descritiva e crítico-reflexiva, sustentada por pesquisa bibliográfica. Com vista à aquisição e desenvolvimento de competências na área de especialização, foram prestados cuidados a recém-nascidos/crianças/jovens e famílias em diferentes contextos assistenciais. As atividades realizadas foram ao encontro dos objetivos traçados, como resposta às competências elencadas em quatro domínios: Formação em Enfermagem, Gestão de Cuidados, Investigação em Enfermagem e Prestação de Cuidados. A aprendizagem efetuada no decorrer da assistência em diferentes contextos e a atualização de conhecimentos inerente, permitiu-me atingir as competências propostas pelo Plano de Estudos do Curso. Refletir, de forma crítica e sistemática sobre todo este processo, revelou-se fundamental para a maturação do carácter reflexivo, crítico e deontológico-profissional, indispensável ao Enfermeiro Especialista.This internship report comes as part of the Curricular Unit Report, from MESIP of the Institute of Health Sciences of the Portuguese Catholic University – Oporto, being held on the Nursing Internship of Pediatrics and Child Health, which is divided in three modules: Module I – Child health; Module II – Unhealthy child/family assistance, in which I got creditation; Module III – Neonatology and Pediatrics Emergency, it was performed in a total of 500 hours. The methodology used in this document is descriptive and critical-reflexive, supported by literature. For the acquisition and development of skills in the specialization area, care to newborns/children/young people and families in different assistance frameworks was provided. The activities performed were in line with the planned goals, as an answer to the listed skills in four areas: Training in Nursing; Care Management; Nursing Research and Providing Care. The learning acquired during the assistance in different frameworks and the inherent knowledge upgrading, allowed me to reach the proposed skills by the Studies Plan Program. Consider and reflect, over this all process, proved to be crucial and essential for the maturation of the reflective, critical and deontological character, which are imperative for a Specialist Nurse.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBilelo, Maria João Rocha2016-04-13T14:06:10Z2015-11-0520152015-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19675TID:201488027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:38Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:26.585150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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