Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madruga, Zulma
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Valderez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9325
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa cujo tema central é a modelagem na educação e suas relações com os processos criativos de diferentes profissionais. A pesquisa objetivou investigar as formas como se expressam as pessoas durante seus processos criativos, analisando suas relações e comparando-as com os processos de modelagem na educação. Os sujeitos de pesquisa foram 10 profissionais de diferentes ramos: carnavalesco, figurinista, escultor, coreógrafo, compositor, designer de unhar artísticas, arquiteta, modista, investigador de Ciências Humanas e investigador de Ciências Exatas. A coleta de dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos colaboradores da pesquisa e, para tratamento das informações, utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional. A análise originou quatro categorias, denominadas: intenção, projeção, criação e produto. Os resultados do estudo mostraram que os processos criativos dos diferentes profissionais entrevistados perpassam as fases da modelagem. Com base nesses resultados, essa investigação buscou ainda ampliar a teoria da modelagem na educação para o “aprender com modelagem” a fim de possibilitar aos estudantes da Educação Básica serem instigados a pesquisar e desenvolver seus talentos para que possam contribuir com o mundo em que vivem, tornando-os envolvidos ativamente nos seus processos de aprendizagem.
id RCAP_b05b8cfabbaca9d05bc5ab2375de9cbe
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativaEDUCAÇÃOMODELAÇÃO MATEMÁTICADIVERSIDADE CULTURALESTUDOS DE CASOEDUCATIONMATHEMATICAL MODELLINGCULTURAL DIVERSITYCASE STUDIESO artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa cujo tema central é a modelagem na educação e suas relações com os processos criativos de diferentes profissionais. A pesquisa objetivou investigar as formas como se expressam as pessoas durante seus processos criativos, analisando suas relações e comparando-as com os processos de modelagem na educação. Os sujeitos de pesquisa foram 10 profissionais de diferentes ramos: carnavalesco, figurinista, escultor, coreógrafo, compositor, designer de unhar artísticas, arquiteta, modista, investigador de Ciências Humanas e investigador de Ciências Exatas. A coleta de dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos colaboradores da pesquisa e, para tratamento das informações, utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional. A análise originou quatro categorias, denominadas: intenção, projeção, criação e produto. Os resultados do estudo mostraram que os processos criativos dos diferentes profissionais entrevistados perpassam as fases da modelagem. Com base nesses resultados, essa investigação buscou ainda ampliar a teoria da modelagem na educação para o “aprender com modelagem” a fim de possibilitar aos estudantes da Educação Básica serem instigados a pesquisar e desenvolver seus talentos para que possam contribuir com o mundo em que vivem, tornando-os envolvidos ativamente nos seus processos de aprendizagem.The article presents results of a qualitative research whose central theme is modeling in education and its relations with the creative processes of different professionals. The aim of the research was to investigate the ways in which people express themselves during creative processes, analyzing their relationships and comparing them with the modeling processes in education. The research subjects were 10 professionals from different backgrounds: carnival director, costume designer, sculptor, choreographer, composer, artistic nail designer, architect, dressmaker, researcher of Human Sciences and researcher of Exact Sciences. Data collection was done through narratives produced by the research collaborators, and for the treatment of the information mapping in educational research was used. The analysis yielded four categories, called: intention; projection; creation; and product. The results of the study showed that the creative processes of the different professionals interviewed go through the phases of modeling. As a basis for these results, this research also sought to broaden the modeling theory in education for “learning with modeling”, in order to enable the students of Basic Education to be inspired to research and develop their talents, so that they can contribute to the world in which they live, making them actively involved in their learning processes.L’article présente les résultats d’une enquête qualitative dont le thème central est la modélisation dans l’éducation et ses rapports aux processus créatifs de différents professionnels. La recherche a cherché à enquêter les manières dont les personnes s’expriment lors des processus créatifs, en analysant leurs rappors et en les suivant avec les processus de modélisation dans l’éducation. Les sujets de recherche furent 10 professionnels de différents métiers : carnavaleux, costumier, sculpteur, chorégraphe, compositeur, designer d’ongles artistiques, architecte, couturier, chercheur dans le domaine des Sciences humaines et chercheur dans le domaine des Sciences exactes. La collecte des données s’est faite à travers les récits produits par les collaborateurs de la recherche. Les informations collectées ont été traitées à travers l’ouvrage mapeamento na pesquisa educacional. L’analyse a produit quatre catégories respectivement intitulées : intention ; projection ; création ; et produit. Les résultats de l’étude montrent que les processus créatifs des différents professionnels interviewés traversent les phases de la modélisation. Sur la base de ces résultats, la recherche a cherché à élargir la théorie de la modélisation dans l’éducation vers « l’apprendre avec la modélisation », afin de faire en sorte que les élèves des premières années d’enseignement soient incités à chercher et à développer leurs talents pour qu’ils contribuent avec le monde dans lequel ils vivent, en les faisant devenir des agents activement impliqués dans leurs processus d’apprentissage.El artículo presenta resultados de una investigación cualitativa cuyo tema central es el modelado en la educación y sus relaciones con los procesos creativos de diferentes profesionales. La investigación objetivó estudiar las formas cómo se expresan las personas durante procesos creativos, analizando sus relaciones y comparándolas con los procesos de modelado en la educación. Los sujetos de investigación fueron 10 profesionales de diferentes ramas: carnavalesco, figurinista, escultor, coreógrafo, compositor, designer de uñas artísticas, arquitecta, modista, investigador de Ciencias Humanas e investigador de Ciencias Exactas. La recolección de datos ocurrió por medio de narrativas producidas por los colaboradores de la investigación, y, para tratamiento de las informaciones se utilizó el mapeo en la investigación educacional. En análisis originó cuatro categorías, denominadas: intención; proyección; creación; y producto. Los resultados del estudio mostraron que los procesos creativos de los diferentes profesionales entrevistados pasan las etapas del modelado. Como base en esos resultados, esa investigación buscó también ampliar la teoría del modelado en la educación para el “aprender con modelado”, para posibilitar que los estudiantes de la Educación Básica sean instigados a investigar y a desarrollar sus talentos, para que puedan contribuir con el mundo en que viven, involucrándolos activamente en sus procesos de aprendizaje.Edições Universitárias Lusófonas2019-01-15T14:12:08Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9325por1646-401XMadruga, ZulmaLima, Valderezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:02.226329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativa
title Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativa
spellingShingle Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativa
Madruga, Zulma
EDUCAÇÃO
MODELAÇÃO MATEMÁTICA
DIVERSIDADE CULTURAL
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
MATHEMATICAL MODELLING
CULTURAL DIVERSITY
CASE STUDIES
title_short Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativa
title_full Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativa
title_fullStr Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativa
title_full_unstemmed Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativa
title_sort Possibilidades de aprender com modelagem: uma investigação qualitativa
author Madruga, Zulma
author_facet Madruga, Zulma
Lima, Valderez
author_role author
author2 Lima, Valderez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madruga, Zulma
Lima, Valderez
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
MODELAÇÃO MATEMÁTICA
DIVERSIDADE CULTURAL
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
MATHEMATICAL MODELLING
CULTURAL DIVERSITY
CASE STUDIES
topic EDUCAÇÃO
MODELAÇÃO MATEMÁTICA
DIVERSIDADE CULTURAL
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
MATHEMATICAL MODELLING
CULTURAL DIVERSITY
CASE STUDIES
description O artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa cujo tema central é a modelagem na educação e suas relações com os processos criativos de diferentes profissionais. A pesquisa objetivou investigar as formas como se expressam as pessoas durante seus processos criativos, analisando suas relações e comparando-as com os processos de modelagem na educação. Os sujeitos de pesquisa foram 10 profissionais de diferentes ramos: carnavalesco, figurinista, escultor, coreógrafo, compositor, designer de unhar artísticas, arquiteta, modista, investigador de Ciências Humanas e investigador de Ciências Exatas. A coleta de dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos colaboradores da pesquisa e, para tratamento das informações, utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional. A análise originou quatro categorias, denominadas: intenção, projeção, criação e produto. Os resultados do estudo mostraram que os processos criativos dos diferentes profissionais entrevistados perpassam as fases da modelagem. Com base nesses resultados, essa investigação buscou ainda ampliar a teoria da modelagem na educação para o “aprender com modelagem” a fim de possibilitar aos estudantes da Educação Básica serem instigados a pesquisar e desenvolver seus talentos para que possam contribuir com o mundo em que vivem, tornando-os envolvidos ativamente nos seus processos de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-01-15T14:12:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9325
url http://hdl.handle.net/10437/9325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137421221167104