A promoção de competências pessoais e emocionais em contexto escolar: contributos da técnica da meditação transcendental em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Pedrina Conceição Pia Pires
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18007
Resumo: A Meditação Transcendental (MT) pretende provar que é eficaz na promoção da aprendizagem inclusiva e na capacitação do aluno para obter sucesso na educação e desenvolver o seu pleno potencial, independentemente das origens socioeconômicas, ao mesmo tempo que ajuda os professores a lidarem com a diversidade. Apesar da técnica da MT existir já há muitos anos, ainda é pouco praticada, principalmente em contexto escolar, nomeadamente no mundo ocidental. Ainda com poucas investigações empíricos em Portugal, este estudo tem a intenção de estudar os contributos da prática da MT em contexto escolar na autoeficácia e no sucesso académico em estudantes do ensino básico português. Assim, avaliamos os contributos da técnica “Quiet Time” ou “Tempo de Silêncio” em contexto escolar, na melhoria de variáveis associadas ao processo de aprendizagem (por exemplo, hábitos de estudo, satisfação com a escola) e no incremento da autoeficácia, nomeadamente na autoeficácia para a aprendizagem autorregulada e para a autoeficácia para o sucesso académico. Ainda, os seus benefícios para o incremento da satisfação com a vida e para o aumento da experiência emocional positiva. Por último, com a melhoria de competências sociais e de relação interpessoal em contexto escolar. Este estudo tem um cariz longitudinal com um desenho metodológico quasi-exprimental com dois momentos (pré-teste; pós-teste), com um intervalo de seis meses. A amostra para esta investigação é constituída por 53 alunos do ensino básico, dos 1.º a 3.º ciclos, organizados em dois grupos, um grupo experimental e um grupo de controlo.
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