A meditação transcendental de Maharishi Mahesh Yogi (1918-2008): um caminho de realização espiritual
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11286 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a filosofia prática da Meditação Transcendental de Maharishi Mahesh Yogi, sua proposta de ser um caminho efetivo para a “libertação espiritual” (mokṣa), sua dimensão institucional e seus desdobramentos. Esta técnica de meditação visa não só proporcionar uma maior qualidade de vida para o indivíduo, mas também e, fundamentalmente, oferecer um instrumento de autoconhecimento, de verdadeira transformação pessoal e espiritual. Segundo seu mestre fundador, a Meditação Transcendental abarca o desenvolvimento pleno do ser humano em todos os seus aspectos – psicológico, fisiológico, social, comportamental e espiritual –, culminando em seu objetivo último, que é tornar o sujeito “um ser liberto em vida” (jīvanmukta). A Meditação Transcendental tem sua origem nas tradições filosóficas indianas do Advaita Vedānta e do Yoga. Esta técnica de meditação não ficou circunscrita à sua terra natal, se espalhando ao redor do mundo devido à habilidade de Maharishi em adaptar um conhecimento indiano milenar para que este pudesse ser compreendido por diferentes culturas. Deste modo, ele apresentou a ciência védica de acordo com o contexto e o pensamento preponderante do mundo contemporâneo secular, utilizando, assim, a linguagem científica moderna. A metodologia desta pesquisa constituiu-se de base bibliográfica, sendo a principal fonte os trabalhos produzidos por Maharishi. Como fonte complementar foram utilizados os livros e pesquisas desenvolvidos pela própria instituição Movimento da Meditação Transcendental, bem como pelos discípulos e pesquisadores da Meditação Transcendental. Esta pesquisa trouxe uma reflexão sobre o valor essencial da prática da meditação para além dos benefícios físicos, psicológicos e sociocomportamental, que promovem saúde, bem-estar e qualidade de vida. Essa perspectiva mais profunda traz a compreensão da meditação como uma prática que visa o desenvolvimento integral e máximo da condição do ser humano e, portanto, de sua possibilidade de viver uma vida de plenitude, paz e felicidade perenes. Com isso, simultaneamente, a presença plena do sujeito pode proporcionar paz a todos ao seu redor. |
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Segundo seu mestre fundador, a Meditação Transcendental abarca o desenvolvimento pleno do ser humano em todos os seus aspectos – psicológico, fisiológico, social, comportamental e espiritual –, culminando em seu objetivo último, que é tornar o sujeito “um ser liberto em vida” (jīvanmukta). A Meditação Transcendental tem sua origem nas tradições filosóficas indianas do Advaita Vedānta e do Yoga. Esta técnica de meditação não ficou circunscrita à sua terra natal, se espalhando ao redor do mundo devido à habilidade de Maharishi em adaptar um conhecimento indiano milenar para que este pudesse ser compreendido por diferentes culturas. Deste modo, ele apresentou a ciência védica de acordo com o contexto e o pensamento preponderante do mundo contemporâneo secular, utilizando, assim, a linguagem científica moderna. A metodologia desta pesquisa constituiu-se de base bibliográfica, sendo a principal fonte os trabalhos produzidos por Maharishi. 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This technique of meditation aims not only to provide a higher quality of life for the individual, but also and fundamentally to offer an instrument of self-knowledge, true personal and spiritual transformation. According to his founding master, Transcendental Meditation encompasses the full development of the human being in all its aspects – psychological, physiological, social, behavioral and spiritual –culminating in his ultimate goal, which is to make "a freed being in life" (jīvanmukta). Transcendental Meditation has its origin in the Indian philosophical traditions of Advaita Vedānta and Yoga. This technique of meditation was not confined to his home country, it was scattered around the world due to Maharishi's ability to adapt an ancient knowledge so that it could be understood by different cultures. He presented the millennial Vedic science according to the context and the prevailing thinking of the secular contemporary world, thus using modern scientific language. The methodology of this research consisted of bibliographical basis, being the main source, the works produced by Maharishi. As a complementary source were used the books and research developed by the institution itself, as well as by the disciples and researchers of Transcendental Meditation. This research has brought a reflection on the essential value of meditation practice beyond the physical, psychological and socio-behavioral benefits that promote health, well-being and quality of life. This deeper perspective brings the understanding of meditation as a practice that aims at the integral and maximum development of the condition of the human being, and thus of his possibility to live a life of perennial fullness, peace and happiness. With this, the full presence of the subject can provide peace for everyone around him.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASMeditação transcendentalMaharishi Mahesh YogiRealização espiritualYogaPaz mundialTranscendental meditationMaharishi Mahesh YogiSpiritual realizationYogaWorld peaceA meditação transcendental de Maharishi Mahesh Yogi (1918-2008): um caminho de realização espiritualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALandreasozzifagundes.pdfandreasozzifagundes.pdfapplication/pdf1116320https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11286/1/andreasozzifagundes.pdf588026d5937fb2262855335ddb1a7b4eMD51CC-LICENSELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11286/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTandreasozzifagundes.pdf.txtandreasozzifagundes.pdf.txtExtracted texttext/plain342203https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11286/3/andreasozzifagundes.pdf.txtc7d46922753803a78405ab334e2186abMD53THUMBNAILandreasozzifagundes.pdf.jpgandreasozzifagundes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11286/4/andreasozzifagundes.pdf.jpg72eba049c718c588c5d81407256372c9MD54ufjf/112862019-11-19 04:07:00.429oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-19T06:07Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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