O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abelha, Marta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Eusébio André, Simões, Ana Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/826
Resumo: O presente artigo assume-se como um contributo para elucidar a intervenção do educador so- cial numa escola intercultural. Neste sentido, analisa-se o modo como a “invenção da escola” se baseou num princípio de homogeneidade destinado à transmissão de uma cultura única e hegemónica, o qual, porém, se confronta hoje com os desafios complexos de uma sociedade e de um contexto escolar cada vez mais multiculturais. De seguida, a partir de uma abordagem dos conceitos em causa, discute-se as diferentes abordagens, princípios e consequências da educação intercultural, sobretudo em contraste com a educação multicultural. Para concluir, este artigo recenseia ainda algumas estratégias de intervenção do educador social na escola, tendo em conta os desafios da escola atual e os principais objetivos de uma educação intercultural.
id RCAP_b065bbd6ffe32808d61867451af96aee
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?EscolaCulturaEducação socialMulticulturalidadeInterculturalidadeO presente artigo assume-se como um contributo para elucidar a intervenção do educador so- cial numa escola intercultural. Neste sentido, analisa-se o modo como a “invenção da escola” se baseou num princípio de homogeneidade destinado à transmissão de uma cultura única e hegemónica, o qual, porém, se confronta hoje com os desafios complexos de uma sociedade e de um contexto escolar cada vez mais multiculturais. De seguida, a partir de uma abordagem dos conceitos em causa, discute-se as diferentes abordagens, princípios e consequências da educação intercultural, sobretudo em contraste com a educação multicultural. Para concluir, este artigo recenseia ainda algumas estratégias de intervenção do educador social na escola, tendo em conta os desafios da escola atual e os principais objetivos de uma educação intercultural.2014-07-10T09:51:02Z2014-07-102014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/826http://hdl.handle.net/11328/826porAbelha, M., Machado, E. & Simões. A. (2014). O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? Revista Praxis Educare, 2, 21-26.Abelha, MartaMachado, Eusébio AndréSimões, Ana Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:01Zoai:repositorio.upt.pt:11328/826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:19.798530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
title O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
spellingShingle O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
Abelha, Marta
Escola
Cultura
Educação social
Multiculturalidade
Interculturalidade
title_short O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
title_full O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
title_fullStr O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
title_full_unstemmed O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
title_sort O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
author Abelha, Marta
author_facet Abelha, Marta
Machado, Eusébio André
Simões, Ana Raquel
author_role author
author2 Machado, Eusébio André
Simões, Ana Raquel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abelha, Marta
Machado, Eusébio André
Simões, Ana Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Cultura
Educação social
Multiculturalidade
Interculturalidade
topic Escola
Cultura
Educação social
Multiculturalidade
Interculturalidade
description O presente artigo assume-se como um contributo para elucidar a intervenção do educador so- cial numa escola intercultural. Neste sentido, analisa-se o modo como a “invenção da escola” se baseou num princípio de homogeneidade destinado à transmissão de uma cultura única e hegemónica, o qual, porém, se confronta hoje com os desafios complexos de uma sociedade e de um contexto escolar cada vez mais multiculturais. De seguida, a partir de uma abordagem dos conceitos em causa, discute-se as diferentes abordagens, princípios e consequências da educação intercultural, sobretudo em contraste com a educação multicultural. Para concluir, este artigo recenseia ainda algumas estratégias de intervenção do educador social na escola, tendo em conta os desafios da escola atual e os principais objetivos de uma educação intercultural.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-10T09:51:02Z
2014-07-10
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/826
http://hdl.handle.net/11328/826
url http://hdl.handle.net/11328/826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Abelha, M., Machado, E. & Simões. A. (2014). O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? Revista Praxis Educare, 2, 21-26.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134989020823552