O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/826 |
Resumo: | O presente artigo assume-se como um contributo para elucidar a intervenção do educador so- cial numa escola intercultural. Neste sentido, analisa-se o modo como a “invenção da escola” se baseou num princípio de homogeneidade destinado à transmissão de uma cultura única e hegemónica, o qual, porém, se confronta hoje com os desafios complexos de uma sociedade e de um contexto escolar cada vez mais multiculturais. De seguida, a partir de uma abordagem dos conceitos em causa, discute-se as diferentes abordagens, princípios e consequências da educação intercultural, sobretudo em contraste com a educação multicultural. Para concluir, este artigo recenseia ainda algumas estratégias de intervenção do educador social na escola, tendo em conta os desafios da escola atual e os principais objetivos de uma educação intercultural. |
id |
RCAP_b065bbd6ffe32808d61867451af96aee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/826 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção?EscolaCulturaEducação socialMulticulturalidadeInterculturalidadeO presente artigo assume-se como um contributo para elucidar a intervenção do educador so- cial numa escola intercultural. Neste sentido, analisa-se o modo como a “invenção da escola” se baseou num princípio de homogeneidade destinado à transmissão de uma cultura única e hegemónica, o qual, porém, se confronta hoje com os desafios complexos de uma sociedade e de um contexto escolar cada vez mais multiculturais. De seguida, a partir de uma abordagem dos conceitos em causa, discute-se as diferentes abordagens, princípios e consequências da educação intercultural, sobretudo em contraste com a educação multicultural. Para concluir, este artigo recenseia ainda algumas estratégias de intervenção do educador social na escola, tendo em conta os desafios da escola atual e os principais objetivos de uma educação intercultural.2014-07-10T09:51:02Z2014-07-102014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/826http://hdl.handle.net/11328/826porAbelha, M., Machado, E. & Simões. A. (2014). O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? Revista Praxis Educare, 2, 21-26.Abelha, MartaMachado, Eusébio AndréSimões, Ana Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:01Zoai:repositorio.upt.pt:11328/826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:19.798530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? |
title |
O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? |
spellingShingle |
O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? Abelha, Marta Escola Cultura Educação social Multiculturalidade Interculturalidade |
title_short |
O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? |
title_full |
O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? |
title_fullStr |
O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? |
title_full_unstemmed |
O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? |
title_sort |
O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? |
author |
Abelha, Marta |
author_facet |
Abelha, Marta Machado, Eusébio André Simões, Ana Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Eusébio André Simões, Ana Raquel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abelha, Marta Machado, Eusébio André Simões, Ana Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Cultura Educação social Multiculturalidade Interculturalidade |
topic |
Escola Cultura Educação social Multiculturalidade Interculturalidade |
description |
O presente artigo assume-se como um contributo para elucidar a intervenção do educador so- cial numa escola intercultural. Neste sentido, analisa-se o modo como a “invenção da escola” se baseou num princípio de homogeneidade destinado à transmissão de uma cultura única e hegemónica, o qual, porém, se confronta hoje com os desafios complexos de uma sociedade e de um contexto escolar cada vez mais multiculturais. De seguida, a partir de uma abordagem dos conceitos em causa, discute-se as diferentes abordagens, princípios e consequências da educação intercultural, sobretudo em contraste com a educação multicultural. Para concluir, este artigo recenseia ainda algumas estratégias de intervenção do educador social na escola, tendo em conta os desafios da escola atual e os principais objetivos de uma educação intercultural. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-10T09:51:02Z 2014-07-10 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/826 http://hdl.handle.net/11328/826 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Abelha, M., Machado, E. & Simões. A. (2014). O Educador Social numa escola intercultural: que estratégias de intervenção? Revista Praxis Educare, 2, 21-26. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134989020823552 |