Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzello, Viviane Chequini
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1707
Resumo: O estudo de temas como o multiculturalismo e o interculturalismo é imprescindível na análise do complexo das relações sociais, em face da desigualdade e da discriminação que atualmente são latentes em nossa sociedade. A escola, como parte desse todo orgânico que compõe a sociedade, não pode abster- se desses assuntos. Assim, objetiva- se demonstrar que tanto as teorias multiculturais como as interculturais, ainda que estabeleçam relações entre as culturas, se não considerarem as relações humanas como uma totalidade complexa e supervalorizarem alguma das três mediações básicas da existência, quais sejam, as relações culturais, econômicas ou políticas, tornam- se insuficientes na análise dos problemas sociais, mais especificamente na escola, e acabam colaborando na manutenção do status quo . Ao longo do estudo, dedicou- se atenção às teorias multiculturais e interculturais, que serviram de base de análise para, assim, chegar- se à escola e decifrar as dificuldades no trato da pluralidade cultural nesse ambiente, sempre demonstrando as deficiências e as benesses dessas teorias quando utilizadas como referencial pedagógico. Realizaram- se entrevistas e observações, além de intensa pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Conclui- se que a teoria multicultural aliada à intercultural na sua vertente marxista podem ser meios importantes para a comunidade escolar na luta contra o preconceito e a discriminação, bem como no desmascaramento das ideologias dominantes e no fortalecimento da classe trabalhadora. Desse modo, a escola deve utilizar- se da teoria intercultural que contempla a multiculturalidade do ambiente, sempre realizando a inter- relação da problemática resultante da pluralidade cultural com os demais aspectos que compõem a relação homem- mundo, ou seja, os aspectos políticos e econômicos. É nesse complexo de relações que os fatos sociais estão inseridos, sendo, portanto, imprescindível uma análise voltada para essa totalidade.
id UFPL_d504114354635e6d029ca678f1f90d7f
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1707
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/2759451638687935http://lattes.cnpq.br/6451513910863914Oliveira, Avelino da RosaManzello, Viviane Chequini2014-08-20T13:48:18Z2012-05-102014-08-20T13:48:18Z2007-08-20MANZELLO, Viviane Chequini. Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1707application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoEscolaCulturaMulticulturalismoInterculturalismoTotalidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma escola intercultural para uma sociedade multiculturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO estudo de temas como o multiculturalismo e o interculturalismo é imprescindível na análise do complexo das relações sociais, em face da desigualdade e da discriminação que atualmente são latentes em nossa sociedade. A escola, como parte desse todo orgânico que compõe a sociedade, não pode abster- se desses assuntos. Assim, objetiva- se demonstrar que tanto as teorias multiculturais como as interculturais, ainda que estabeleçam relações entre as culturas, se não considerarem as relações humanas como uma totalidade complexa e supervalorizarem alguma das três mediações básicas da existência, quais sejam, as relações culturais, econômicas ou políticas, tornam- se insuficientes na análise dos problemas sociais, mais especificamente na escola, e acabam colaborando na manutenção do status quo . Ao longo do estudo, dedicou- se atenção às teorias multiculturais e interculturais, que serviram de base de análise para, assim, chegar- se à escola e decifrar as dificuldades no trato da pluralidade cultural nesse ambiente, sempre demonstrando as deficiências e as benesses dessas teorias quando utilizadas como referencial pedagógico. Realizaram- se entrevistas e observações, além de intensa pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Conclui- se que a teoria multicultural aliada à intercultural na sua vertente marxista podem ser meios importantes para a comunidade escolar na luta contra o preconceito e a discriminação, bem como no desmascaramento das ideologias dominantes e no fortalecimento da classe trabalhadora. Desse modo, a escola deve utilizar- se da teoria intercultural que contempla a multiculturalidade do ambiente, sempre realizando a inter- relação da problemática resultante da pluralidade cultural com os demais aspectos que compõem a relação homem- mundo, ou seja, os aspectos políticos e econômicos. É nesse complexo de relações que os fatos sociais estão inseridos, sendo, portanto, imprescindível uma análise voltada para essa totalidade.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALViviane_Chequini_Manzello.pdfapplication/pdf696504http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1707/1/Viviane_Chequini_Manzello.pdf1f7b6fb01cfbe6dbadc934fd602099d6MD51open accessTEXTViviane_Chequini_Manzello.pdf.txtViviane_Chequini_Manzello.pdf.txtExtracted Texttext/plain277820http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1707/2/Viviane_Chequini_Manzello.pdf.txtbbd0e7b18d3cb66ab244580f745836f9MD52open accessTHUMBNAILViviane_Chequini_Manzello.pdf.jpgViviane_Chequini_Manzello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1707/3/Viviane_Chequini_Manzello.pdf.jpg7231dff8c0fd08f3c27b1f953ca126e9MD53open access123456789/17072021-12-08 19:29:00.824open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1707Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-08T22:29Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
title Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
spellingShingle Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
Manzello, Viviane Chequini
Escola
Cultura
Multiculturalismo
Interculturalismo
Totalidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
title_full Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
title_fullStr Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
title_full_unstemmed Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
title_sort Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural
author Manzello, Viviane Chequini
author_facet Manzello, Viviane Chequini
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2759451638687935
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6451513910863914
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Avelino da Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzello, Viviane Chequini
contributor_str_mv Oliveira, Avelino da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Cultura
Multiculturalismo
Interculturalismo
Totalidade
topic Escola
Cultura
Multiculturalismo
Interculturalismo
Totalidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O estudo de temas como o multiculturalismo e o interculturalismo é imprescindível na análise do complexo das relações sociais, em face da desigualdade e da discriminação que atualmente são latentes em nossa sociedade. A escola, como parte desse todo orgânico que compõe a sociedade, não pode abster- se desses assuntos. Assim, objetiva- se demonstrar que tanto as teorias multiculturais como as interculturais, ainda que estabeleçam relações entre as culturas, se não considerarem as relações humanas como uma totalidade complexa e supervalorizarem alguma das três mediações básicas da existência, quais sejam, as relações culturais, econômicas ou políticas, tornam- se insuficientes na análise dos problemas sociais, mais especificamente na escola, e acabam colaborando na manutenção do status quo . Ao longo do estudo, dedicou- se atenção às teorias multiculturais e interculturais, que serviram de base de análise para, assim, chegar- se à escola e decifrar as dificuldades no trato da pluralidade cultural nesse ambiente, sempre demonstrando as deficiências e as benesses dessas teorias quando utilizadas como referencial pedagógico. Realizaram- se entrevistas e observações, além de intensa pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Conclui- se que a teoria multicultural aliada à intercultural na sua vertente marxista podem ser meios importantes para a comunidade escolar na luta contra o preconceito e a discriminação, bem como no desmascaramento das ideologias dominantes e no fortalecimento da classe trabalhadora. Desse modo, a escola deve utilizar- se da teoria intercultural que contempla a multiculturalidade do ambiente, sempre realizando a inter- relação da problemática resultante da pluralidade cultural com os demais aspectos que compõem a relação homem- mundo, ou seja, os aspectos políticos e econômicos. É nesse complexo de relações que os fatos sociais estão inseridos, sendo, portanto, imprescindível uma análise voltada para essa totalidade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-20
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-10
2014-08-20T13:48:18Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:48:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MANZELLO, Viviane Chequini. Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1707
identifier_str_mv MANZELLO, Viviane Chequini. Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1707/1/Viviane_Chequini_Manzello.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1707/2/Viviane_Chequini_Manzello.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1707/3/Viviane_Chequini_Manzello.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f7b6fb01cfbe6dbadc934fd602099d6
bbd0e7b18d3cb66ab244580f745836f9
7231dff8c0fd08f3c27b1f953ca126e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710144089882624