MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21969 |
Resumo: | O ano 2020 ficará na História da Humanidade como um momento fraturante devido à pandemia SARS COVID-19 que mudou a forma como vivemos tanto a nível pessoal, social e profissional. O impacto desta mudança ocorreu também na Escola e nas aprendizagens, sem que nos seja permitido o regresso a um passado que tínhamos dificuldade em aceitar. Neste trabalho apresentamos a mudança em três dimensões: a pedagógica, a digital e a humana. Estudámos um contexto educativo vulnerável, o A.E. Professor Agostinho da Silva (AEPAS), na zona da grande Lisboa. Incidiremos neste trabalho sobre a mudança na dimensão digital no AEPAS. Para isso recorremos à ferramenta SELFIE_DigComOrg que nos permitiu analisar a evolução da mudança que mobiliza a comunidade docente e altera práticas com recurso às tecnologias digitais. |
id |
RCAP_b06e98fbf45945303b85d291bfe094c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIAMovilizarse por el cambio en un contexto de pandemiaMOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIAArtigosO ano 2020 ficará na História da Humanidade como um momento fraturante devido à pandemia SARS COVID-19 que mudou a forma como vivemos tanto a nível pessoal, social e profissional. O impacto desta mudança ocorreu também na Escola e nas aprendizagens, sem que nos seja permitido o regresso a um passado que tínhamos dificuldade em aceitar. Neste trabalho apresentamos a mudança em três dimensões: a pedagógica, a digital e a humana. Estudámos um contexto educativo vulnerável, o A.E. Professor Agostinho da Silva (AEPAS), na zona da grande Lisboa. Incidiremos neste trabalho sobre a mudança na dimensão digital no AEPAS. Para isso recorremos à ferramenta SELFIE_DigComOrg que nos permitiu analisar a evolução da mudança que mobiliza a comunidade docente e altera práticas com recurso às tecnologias digitais.The year 2020 will be encrypted in the History of Mankind as a shattered time due to the SARS COVID-19 pandemic that scarred us due to the abrupt way we have lived it on personal, familiar and social levels. The impact of this change also happened at school and learnings preventing us to return to a past, which we were already finding difficult to accept. In this study we present the change in three dimensions: the pedagogical, the digital and the human. We studied a vulnerable educational context, the A.E. Professor Agostinho da Silva (AEPAS) in the Lisbon metropolitan area. We will focus on the change that occurred at the digital dimension of AEPAS. In order to do it, we used the SELFIE_DigComOrg tool which provided the evolution of a change capable of mobilizing the pedagogical practices resorting to digital technologies.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21969por2182-9608Trovão, JoaquimLobato, Marcoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.067153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA Movilizarse por el cambio en un contexto de pandemia MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA |
title |
MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA |
spellingShingle |
MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA Trovão, Joaquim Artigos |
title_short |
MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA |
title_full |
MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA |
title_fullStr |
MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA |
title_sort |
MOBILIZAR PARA A MUDANÇA EM CONTEXTO DE PANDEMIA |
author |
Trovão, Joaquim |
author_facet |
Trovão, Joaquim Lobato, Marco |
author_role |
author |
author2 |
Lobato, Marco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trovão, Joaquim Lobato, Marco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O ano 2020 ficará na História da Humanidade como um momento fraturante devido à pandemia SARS COVID-19 que mudou a forma como vivemos tanto a nível pessoal, social e profissional. O impacto desta mudança ocorreu também na Escola e nas aprendizagens, sem que nos seja permitido o regresso a um passado que tínhamos dificuldade em aceitar. Neste trabalho apresentamos a mudança em três dimensões: a pedagógica, a digital e a humana. Estudámos um contexto educativo vulnerável, o A.E. Professor Agostinho da Silva (AEPAS), na zona da grande Lisboa. Incidiremos neste trabalho sobre a mudança na dimensão digital no AEPAS. Para isso recorremos à ferramenta SELFIE_DigComOrg que nos permitiu analisar a evolução da mudança que mobiliza a comunidade docente e altera práticas com recurso às tecnologias digitais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21969 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130486881124352 |