Inteligência Coletiva em uma Comunidade Virtual de Aprendizagem no Contexto Pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Kelly Aparecida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Gabriel Silva Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.21095
Resumo: As reconfigurações sociais a partir das práticas de distanciamento social no contexto da pandemia vêm provocando mudanças nas formas de se relacionar com o outro no contexto educacional e no trabalho, instaurando as tecnologias de comunicação remota como regra, visando à segurança e à sobrevivência diante de uma ameaça cuja extensão e impactos ainda são imprevisíveis. Dentre essas reconfigurações, o presente estudo recai sobre a atuação de docentes que atuam diretamente na Educação Especial com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e objetiva compreender como estes docentes têm explorado comunidades de aprendizagem que possam contribuir com o planejamento de suas práticas educacionais em um contexto de ensino não presencial. Para isso, assume uma abordagem qualitativa de cunho descritivo tomando como objeto de pesquisa as relações estabelecidas em um grupo de WhatsApp voltado para docentes que atuam com TEA no Vale do Ribeira. Como instrumento de coleta de dados, optamos por um breve questionário semiestruturado empregando como técnica de análise a escala de diferencial semântico. Os dados evidenciam uma percepção positiva acerca da participação no grupo que se constitui em um espaço de produção de inteligência coletiva e catalisa a emergência de uma comunidade de aprendizagem mútua entre os participantes. Os relatos denunciam questões de desigualdade de gênero com a sobrecarga de mulheres que acumulam uma nova rotina de trabalho remoto com questões familiares. Esta comunidade virtual de aprendizagem se configura em um lugar potente para troca de experiências e apoio que beneficiam os docentes e pode ainda reverberar no pensar metodológico do ensino presencial.
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