Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cristiano Miguel França Pinto Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24018
Resumo: Face à grande transformação digital que caracteriza os dias da atualidade, a frase “sempre foi feito desta maneira” perde cada vez mais força dentro das empresas. Aquilo que outrora seriam verdades inquestionáveis são analisadas e reavaliadas procurando a eficiência dos processos, o não desperdício de recursos e a máxima lucratividade. A transformação digital permitiu o escrutínio de métodos que até então nunca tinham sido questionados ou repensados permitindo uma rápida evolução dos modelos de negócio e, desta forma, trazer metodologias inovadoras que vieram incrementar substancialmente a performance das empresas. Desta forma o mercado expõe as empresas a um novo patamar de exigência forçando-as a uma constante atualização e digitalização com vista no aumento da eficiência, produtividade e competitividade. A presente dissertação foi realizada em ambiente empresarial e teve como principal objetivo a melhoria do processo de gestão e análise de indicadores de vendas praticado pela empresa SWOGO, utilizando a tecnologia de business intelligence desenvolvida pela empresa Microsoft, o Power BI. O principal objetivo proposto pela SWOGO, foi a construção de um dashboard que permitisse a análise detalhada de indicadores de vendas e avaliação do desempenho da empresa, que constitui uma ferramenta de auxilio na tomada de decisão. A SWOGO, propôs como objetivo extra a aplicação de um modelo de previsão baseado em dados históricos das vendas. Desta forma, permitiria a antecipação de comportamentos do mercado com vista a uma gestão mais eficiente dos recursos e consequentemente o desenvolvimento de estratégias mais adaptadas a cada cliente. O dashboard desenvolvido para a empresa conta com a duas secções dinâmicas para monitorar indicadores relativos a vendas e a faturação permitindo criar vários cenários de pesquisa adaptando à necessidade do gestor ou analista. Este instrumento de gestão conta ainda com uma página para visualização de novos indicadores criados a partir das necessidades transmitidas pela empresa e com a possibilidade de avaliar e categorizar os websites dos clientes a partir desses indicadores. Por fim, esta ferramenta, permite ainda aceder a uma aba para análise de previsão dando a possibilidade de verificar a distribuição temporal das vendas e da faturação e a respetiva previsão de cada um dos indicadores de acordo com o período que se definir. Com esta ferramenta será expectável uma melhoria no processo de gestão e análise de dados para além de um aumento da facilidade do acesso à informação e do posterior tratamento da mesma de acordo com os resultados definidos pela empresa.
id RCAP_b07251a08a5de09c98ec6d92812a0a98
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenhoData analysis applied to consumption and performance indicatorsDigital TransformationData AnalysisBusiness IntelligenceData ManagementSales ForecastingDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaFace à grande transformação digital que caracteriza os dias da atualidade, a frase “sempre foi feito desta maneira” perde cada vez mais força dentro das empresas. Aquilo que outrora seriam verdades inquestionáveis são analisadas e reavaliadas procurando a eficiência dos processos, o não desperdício de recursos e a máxima lucratividade. A transformação digital permitiu o escrutínio de métodos que até então nunca tinham sido questionados ou repensados permitindo uma rápida evolução dos modelos de negócio e, desta forma, trazer metodologias inovadoras que vieram incrementar substancialmente a performance das empresas. Desta forma o mercado expõe as empresas a um novo patamar de exigência forçando-as a uma constante atualização e digitalização com vista no aumento da eficiência, produtividade e competitividade. A presente dissertação foi realizada em ambiente empresarial e teve como principal objetivo a melhoria do processo de gestão e análise de indicadores de vendas praticado pela empresa SWOGO, utilizando a tecnologia de business intelligence desenvolvida pela empresa Microsoft, o Power BI. O principal objetivo proposto pela SWOGO, foi a construção de um dashboard que permitisse a análise detalhada de indicadores de vendas e avaliação do desempenho da empresa, que constitui uma ferramenta de auxilio na tomada de decisão. A SWOGO, propôs como objetivo extra a aplicação de um modelo de previsão baseado em dados históricos das vendas. Desta forma, permitiria a antecipação de comportamentos do mercado com vista a uma gestão mais eficiente dos recursos e consequentemente o desenvolvimento de estratégias mais adaptadas a cada cliente. O dashboard desenvolvido para a empresa conta com a duas secções dinâmicas para monitorar indicadores relativos a vendas e a faturação permitindo criar vários cenários de pesquisa adaptando à necessidade do gestor ou analista. Este instrumento de gestão conta ainda com uma página para visualização de novos indicadores criados a partir das necessidades transmitidas pela empresa e com a possibilidade de avaliar e categorizar os websites dos clientes a partir desses indicadores. Por fim, esta ferramenta, permite ainda aceder a uma aba para análise de previsão dando a possibilidade de verificar a distribuição temporal das vendas e da faturação e a respetiva previsão de cada um dos indicadores de acordo com o período que se definir. Com esta ferramenta será expectável uma melhoria no processo de gestão e análise de dados para além de um aumento da facilidade do acesso à informação e do posterior tratamento da mesma de acordo com os resultados definidos pela empresa.Faced with the great digital transformation that characterizes today's world, the phrase "it's always been done this way" is losing more and more strength within companies. What were once unquestionable truths are being analyzed and re-evaluated in the pursuit of process efficiency, non waste, and maximum profitability. The digital transformation has made it possible to scrutinize methods that until then had never been questioned or rethought, allowing business models to evolve rapidly and thus bringing innovative methodologies that have substantially increased company performance. In this way, the market is exposing companies to a new level of demand, forcing them to constantly update and digitize in order to increase efficiency, productivity and competitiveness. The main objective of this dissertation was to improve the process of managing and analyzing sales indicators practiced by the SWOGO company, using the business intelligence technology developed by Microsoft, Power BI. The main objective proposed by SWOGO would be to build a dashboard that would allow detailed analysis of sales indicators and evaluation of the performance of its customers, which would constitute a tool to help the company make decisions. In addition to this, SWOGO proposed the extra objective of applying a forecasting model, based on historical sales data, which would allow market behavior to be anticipated with a view to managing resources more efficiently and devising more adapted strategies for each client. The dashboard developed for the company has two dynamic sections for monitoring indicators relating to sales and invoicing, allowing various research scenarios to be created and adapted to the needs of the manager or analyst. This management tool also has a page for viewing new indicators created based on the company's needs and the possibility of evaluating and categorizing customer websites based on these indicators. Finally, this tool also gives you access to a tab for forecast analysis, giving you the chance to check the time distribution of sales and invoicing and the respective forecast for each of the indicators according to the period you define. This tool is expected to improve the data management and analysis process, as well as making it easier to access and process information according to the results defined by the company.Araújo, Susana Cláudia Nicola deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Cristiano Miguel França Pinto Santos2023-10-112026-10-11T00:00:00Z2023-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24018TID:203380398porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-06T01:46:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:20:02.177670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenho
Data analysis applied to consumption and performance indicators
title Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenho
spellingShingle Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenho
Rocha, Cristiano Miguel França Pinto Santos
Digital Transformation
Data Analysis
Business Intelligence
Data Management
Sales Forecasting
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
title_short Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenho
title_full Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenho
title_fullStr Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenho
title_full_unstemmed Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenho
title_sort Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenho
author Rocha, Cristiano Miguel França Pinto Santos
author_facet Rocha, Cristiano Miguel França Pinto Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Susana Cláudia Nicola de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cristiano Miguel França Pinto Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Transformation
Data Analysis
Business Intelligence
Data Management
Sales Forecasting
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
topic Digital Transformation
Data Analysis
Business Intelligence
Data Management
Sales Forecasting
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
description Face à grande transformação digital que caracteriza os dias da atualidade, a frase “sempre foi feito desta maneira” perde cada vez mais força dentro das empresas. Aquilo que outrora seriam verdades inquestionáveis são analisadas e reavaliadas procurando a eficiência dos processos, o não desperdício de recursos e a máxima lucratividade. A transformação digital permitiu o escrutínio de métodos que até então nunca tinham sido questionados ou repensados permitindo uma rápida evolução dos modelos de negócio e, desta forma, trazer metodologias inovadoras que vieram incrementar substancialmente a performance das empresas. Desta forma o mercado expõe as empresas a um novo patamar de exigência forçando-as a uma constante atualização e digitalização com vista no aumento da eficiência, produtividade e competitividade. A presente dissertação foi realizada em ambiente empresarial e teve como principal objetivo a melhoria do processo de gestão e análise de indicadores de vendas praticado pela empresa SWOGO, utilizando a tecnologia de business intelligence desenvolvida pela empresa Microsoft, o Power BI. O principal objetivo proposto pela SWOGO, foi a construção de um dashboard que permitisse a análise detalhada de indicadores de vendas e avaliação do desempenho da empresa, que constitui uma ferramenta de auxilio na tomada de decisão. A SWOGO, propôs como objetivo extra a aplicação de um modelo de previsão baseado em dados históricos das vendas. Desta forma, permitiria a antecipação de comportamentos do mercado com vista a uma gestão mais eficiente dos recursos e consequentemente o desenvolvimento de estratégias mais adaptadas a cada cliente. O dashboard desenvolvido para a empresa conta com a duas secções dinâmicas para monitorar indicadores relativos a vendas e a faturação permitindo criar vários cenários de pesquisa adaptando à necessidade do gestor ou analista. Este instrumento de gestão conta ainda com uma página para visualização de novos indicadores criados a partir das necessidades transmitidas pela empresa e com a possibilidade de avaliar e categorizar os websites dos clientes a partir desses indicadores. Por fim, esta ferramenta, permite ainda aceder a uma aba para análise de previsão dando a possibilidade de verificar a distribuição temporal das vendas e da faturação e a respetiva previsão de cada um dos indicadores de acordo com o período que se definir. Com esta ferramenta será expectável uma melhoria no processo de gestão e análise de dados para além de um aumento da facilidade do acesso à informação e do posterior tratamento da mesma de acordo com os resultados definidos pela empresa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-11
2023-10-11T00:00:00Z
2026-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24018
TID:203380398
url http://hdl.handle.net/10400.22/24018
identifier_str_mv TID:203380398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135499230642176