School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal da Costa, Conceição
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cavas, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17985
Resumo: Neste texto, representativo de uma investigação em Ciências da Educação (Administração e Gestão Educacional), quisemos conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado. Com vista a acções futuras, centramo-nos na cultura da escola, nas lideranças e nas dinâmicas relacionais entre os docentes. A metodologia qualitativa conjugou análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo um total de nove participantes. Da triangulação dos dados e da interpretação, destacamos o Projecto Educativo enquanto elemento estruturante, orientador da acção dos professores do 1º Ciclo mas também da organização como um todo. Todos os docentes revelaram uma efectiva compreensão da missão da escola e dos objectivos nele plasmados resultando assim uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que os colaboradores conheciam bem as respectivas funções, estavam definidas e eram assumidas pelo grupo. Identificámos o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se na Directora do 1º Ciclo o elemento fundamental na promoção de interacções entre pares e das promissoras de práticas colaborativas extensíveis à comunidade. Existe um caminho a percorrer para promover a cooperação, urgindo fomentar e investir em dinâmicas formativas em contexto de trabalho que envolvam os docentes. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades na escola, onde encontros, trabalhos conjuntos, partilha de experiências e interacções sejam alicerces para a construção de projectos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e a organização se desenvolva.
id RCAP_b07df7b74ed261cf6a3970cb69d08a6c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.Aprendizagem e Desenvolvimento de Professores; Colaboração; Cultura e Comunidades na Escola; Desenvolvimento Organizacional.Neste texto, representativo de uma investigação em Ciências da Educação (Administração e Gestão Educacional), quisemos conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado. Com vista a acções futuras, centramo-nos na cultura da escola, nas lideranças e nas dinâmicas relacionais entre os docentes. A metodologia qualitativa conjugou análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo um total de nove participantes. Da triangulação dos dados e da interpretação, destacamos o Projecto Educativo enquanto elemento estruturante, orientador da acção dos professores do 1º Ciclo mas também da organização como um todo. Todos os docentes revelaram uma efectiva compreensão da missão da escola e dos objectivos nele plasmados resultando assim uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que os colaboradores conheciam bem as respectivas funções, estavam definidas e eram assumidas pelo grupo. Identificámos o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se na Directora do 1º Ciclo o elemento fundamental na promoção de interacções entre pares e das promissoras de práticas colaborativas extensíveis à comunidade. Existe um caminho a percorrer para promover a cooperação, urgindo fomentar e investir em dinâmicas formativas em contexto de trabalho que envolvam os docentes. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades na escola, onde encontros, trabalhos conjuntos, partilha de experiências e interacções sejam alicerces para a construção de projectos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e a organização se desenvolva.Asociación Española de Psicología2016-03-14T10:24:14Z2016-03-142016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17985http://hdl.handle.net/10174/17985por• Leal da Costa, C. & Cavas, I. (2015, Junho). School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. In T. Ramiro-Sánchez & M. T. Ramiro-Sánchez (Coords.). 3rd International Congress of Educational Sciences and Development. San Sebatián (pp.706-707). Granada: Asociación Española de PsicologíaISBN: 978-84-606-6429-1mclc@uevora.ptisabelcavas@gmail.com229Leal da Costa, ConceiçãoCavas, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:57.603171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.
title School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.
spellingShingle School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.
Leal da Costa, Conceição
Aprendizagem e Desenvolvimento de Professores; Colaboração; Cultura e Comunidades na Escola; Desenvolvimento Organizacional.
title_short School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.
title_full School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.
title_fullStr School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.
title_full_unstemmed School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.
title_sort School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.
author Leal da Costa, Conceição
author_facet Leal da Costa, Conceição
Cavas, Isabel
author_role author
author2 Cavas, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal da Costa, Conceição
Cavas, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem e Desenvolvimento de Professores; Colaboração; Cultura e Comunidades na Escola; Desenvolvimento Organizacional.
topic Aprendizagem e Desenvolvimento de Professores; Colaboração; Cultura e Comunidades na Escola; Desenvolvimento Organizacional.
description Neste texto, representativo de uma investigação em Ciências da Educação (Administração e Gestão Educacional), quisemos conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado. Com vista a acções futuras, centramo-nos na cultura da escola, nas lideranças e nas dinâmicas relacionais entre os docentes. A metodologia qualitativa conjugou análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo um total de nove participantes. Da triangulação dos dados e da interpretação, destacamos o Projecto Educativo enquanto elemento estruturante, orientador da acção dos professores do 1º Ciclo mas também da organização como um todo. Todos os docentes revelaram uma efectiva compreensão da missão da escola e dos objectivos nele plasmados resultando assim uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que os colaboradores conheciam bem as respectivas funções, estavam definidas e eram assumidas pelo grupo. Identificámos o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se na Directora do 1º Ciclo o elemento fundamental na promoção de interacções entre pares e das promissoras de práticas colaborativas extensíveis à comunidade. Existe um caminho a percorrer para promover a cooperação, urgindo fomentar e investir em dinâmicas formativas em contexto de trabalho que envolvam os docentes. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades na escola, onde encontros, trabalhos conjuntos, partilha de experiências e interacções sejam alicerces para a construção de projectos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e a organização se desenvolva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-14T10:24:14Z
2016-03-14
2016-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17985
http://hdl.handle.net/10174/17985
url http://hdl.handle.net/10174/17985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv • Leal da Costa, C. & Cavas, I. (2015, Junho). School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. In T. Ramiro-Sánchez & M. T. Ramiro-Sánchez (Coords.). 3rd International Congress of Educational Sciences and Development. San Sebatián (pp.706-707). Granada: Asociación Española de Psicología
ISBN: 978-84-606-6429-1
mclc@uevora.pt
isabelcavas@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Española de Psicología
publisher.none.fl_str_mv Asociación Española de Psicología
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136581887459328