School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17985 |
Resumo: | Neste texto, representativo de uma investigação em Ciências da Educação (Administração e Gestão Educacional), quisemos conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado. Com vista a acções futuras, centramo-nos na cultura da escola, nas lideranças e nas dinâmicas relacionais entre os docentes. A metodologia qualitativa conjugou análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo um total de nove participantes. Da triangulação dos dados e da interpretação, destacamos o Projecto Educativo enquanto elemento estruturante, orientador da acção dos professores do 1º Ciclo mas também da organização como um todo. Todos os docentes revelaram uma efectiva compreensão da missão da escola e dos objectivos nele plasmados resultando assim uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que os colaboradores conheciam bem as respectivas funções, estavam definidas e eram assumidas pelo grupo. Identificámos o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se na Directora do 1º Ciclo o elemento fundamental na promoção de interacções entre pares e das promissoras de práticas colaborativas extensíveis à comunidade. Existe um caminho a percorrer para promover a cooperação, urgindo fomentar e investir em dinâmicas formativas em contexto de trabalho que envolvam os docentes. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades na escola, onde encontros, trabalhos conjuntos, partilha de experiências e interacções sejam alicerces para a construção de projectos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e a organização se desenvolva. |
id |
RCAP_b07df7b74ed261cf6a3970cb69d08a6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development.Aprendizagem e Desenvolvimento de Professores; Colaboração; Cultura e Comunidades na Escola; Desenvolvimento Organizacional.Neste texto, representativo de uma investigação em Ciências da Educação (Administração e Gestão Educacional), quisemos conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado. Com vista a acções futuras, centramo-nos na cultura da escola, nas lideranças e nas dinâmicas relacionais entre os docentes. A metodologia qualitativa conjugou análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo um total de nove participantes. Da triangulação dos dados e da interpretação, destacamos o Projecto Educativo enquanto elemento estruturante, orientador da acção dos professores do 1º Ciclo mas também da organização como um todo. Todos os docentes revelaram uma efectiva compreensão da missão da escola e dos objectivos nele plasmados resultando assim uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que os colaboradores conheciam bem as respectivas funções, estavam definidas e eram assumidas pelo grupo. Identificámos o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se na Directora do 1º Ciclo o elemento fundamental na promoção de interacções entre pares e das promissoras de práticas colaborativas extensíveis à comunidade. Existe um caminho a percorrer para promover a cooperação, urgindo fomentar e investir em dinâmicas formativas em contexto de trabalho que envolvam os docentes. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades na escola, onde encontros, trabalhos conjuntos, partilha de experiências e interacções sejam alicerces para a construção de projectos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e a organização se desenvolva.Asociación Española de Psicología2016-03-14T10:24:14Z2016-03-142016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17985http://hdl.handle.net/10174/17985por• Leal da Costa, C. & Cavas, I. (2015, Junho). School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. In T. Ramiro-Sánchez & M. T. Ramiro-Sánchez (Coords.). 3rd International Congress of Educational Sciences and Development. San Sebatián (pp.706-707). Granada: Asociación Española de PsicologíaISBN: 978-84-606-6429-1mclc@uevora.ptisabelcavas@gmail.com229Leal da Costa, ConceiçãoCavas, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:57.603171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. |
title |
School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. |
spellingShingle |
School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. Leal da Costa, Conceição Aprendizagem e Desenvolvimento de Professores; Colaboração; Cultura e Comunidades na Escola; Desenvolvimento Organizacional. |
title_short |
School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. |
title_full |
School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. |
title_fullStr |
School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. |
title_full_unstemmed |
School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. |
title_sort |
School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. |
author |
Leal da Costa, Conceição |
author_facet |
Leal da Costa, Conceição Cavas, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Cavas, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal da Costa, Conceição Cavas, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem e Desenvolvimento de Professores; Colaboração; Cultura e Comunidades na Escola; Desenvolvimento Organizacional. |
topic |
Aprendizagem e Desenvolvimento de Professores; Colaboração; Cultura e Comunidades na Escola; Desenvolvimento Organizacional. |
description |
Neste texto, representativo de uma investigação em Ciências da Educação (Administração e Gestão Educacional), quisemos conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado. Com vista a acções futuras, centramo-nos na cultura da escola, nas lideranças e nas dinâmicas relacionais entre os docentes. A metodologia qualitativa conjugou análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo um total de nove participantes. Da triangulação dos dados e da interpretação, destacamos o Projecto Educativo enquanto elemento estruturante, orientador da acção dos professores do 1º Ciclo mas também da organização como um todo. Todos os docentes revelaram uma efectiva compreensão da missão da escola e dos objectivos nele plasmados resultando assim uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que os colaboradores conheciam bem as respectivas funções, estavam definidas e eram assumidas pelo grupo. Identificámos o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se na Directora do 1º Ciclo o elemento fundamental na promoção de interacções entre pares e das promissoras de práticas colaborativas extensíveis à comunidade. Existe um caminho a percorrer para promover a cooperação, urgindo fomentar e investir em dinâmicas formativas em contexto de trabalho que envolvam os docentes. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades na escola, onde encontros, trabalhos conjuntos, partilha de experiências e interacções sejam alicerces para a construção de projectos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e a organização se desenvolva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-14T10:24:14Z 2016-03-14 2016-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17985 http://hdl.handle.net/10174/17985 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
• Leal da Costa, C. & Cavas, I. (2015, Junho). School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. In T. Ramiro-Sánchez & M. T. Ramiro-Sánchez (Coords.). 3rd International Congress of Educational Sciences and Development. San Sebatián (pp.706-707). Granada: Asociación Española de Psicología ISBN: 978-84-606-6429-1 mclc@uevora.pt isabelcavas@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Española de Psicología |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Española de Psicología |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136581887459328 |