Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal da Costa, Conceição
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Biscaia, Constança
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10671
Resumo: Este texto resulta da investigação narrativa inscrita numa tese de doutoramento ainda em curso. Na busca de configurações contextuais em tempos de mudança, que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional de quatro professores, deu-se-lhes voz. Inspirada em paradigmas de complexidade e em perspectivas sócio-construtivistas, a análise de conteúdo permitiu a (resignificação) da respectiva história contada por escrito por cada um dos colaboradores. Partilhamos maiormente, o que se inscreve numa das três grandes categorias de análise do desenvolvimento profissional dos participantes: a Dimensão relacional e subcategorias emergentes. Não se relevam as restantes dimensões, a Pessoal e a Organizacional, concentrando nesta partilha textual o que respeita à colaboração entre pares. A história de "Ana" convocou contextos não formais e informais, quotidianos, percepções e experiências de vida, a conversa e a colaboração na escola. a interpretação permitiu que, por um lado, um tempo de mudança impeliu aprendizagens porque os ambientes experienciados possibilitaram a Ana realizar conexões com conhecimentos anteriores e trajectos de vida pessoal, académica e profissional. Por outro lado, formação, aprendizagem e desenvolvimento esbateram as fronteiras quando a liderança, a colaboração e a conversa se revelaram recursos contextuais positivos para ela aprender. Concluímos que o conceito de escola como comunidade de aprendizagem emerge em "Ana" como contexto de trabalho favorável ao desenvolvimento do professor.
id RCAP_880508255ed55a2f423db8d64c933783
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de AnaDesenvolvimento do ProfessorColaboraçãoInvestigação NarrativaComunidade de aprendizagemEste texto resulta da investigação narrativa inscrita numa tese de doutoramento ainda em curso. Na busca de configurações contextuais em tempos de mudança, que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional de quatro professores, deu-se-lhes voz. Inspirada em paradigmas de complexidade e em perspectivas sócio-construtivistas, a análise de conteúdo permitiu a (resignificação) da respectiva história contada por escrito por cada um dos colaboradores. Partilhamos maiormente, o que se inscreve numa das três grandes categorias de análise do desenvolvimento profissional dos participantes: a Dimensão relacional e subcategorias emergentes. Não se relevam as restantes dimensões, a Pessoal e a Organizacional, concentrando nesta partilha textual o que respeita à colaboração entre pares. A história de "Ana" convocou contextos não formais e informais, quotidianos, percepções e experiências de vida, a conversa e a colaboração na escola. a interpretação permitiu que, por um lado, um tempo de mudança impeliu aprendizagens porque os ambientes experienciados possibilitaram a Ana realizar conexões com conhecimentos anteriores e trajectos de vida pessoal, académica e profissional. Por outro lado, formação, aprendizagem e desenvolvimento esbateram as fronteiras quando a liderança, a colaboração e a conversa se revelaram recursos contextuais positivos para ela aprender. Concluímos que o conceito de escola como comunidade de aprendizagem emerge em "Ana" como contexto de trabalho favorável ao desenvolvimento do professor.Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)2014-02-11T12:21:17Z2014-02-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/10671http://hdl.handle.net/10174/10671porISBN: 978-989-8339-18-8simnaonaomclc@uevora.ptcbiscaia@uevora.pt229Leal da Costa, ConceiçãoBiscaia, Constançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:31.445653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana
title Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana
spellingShingle Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana
Leal da Costa, Conceição
Desenvolvimento do Professor
Colaboração
Investigação Narrativa
Comunidade de aprendizagem
title_short Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana
title_full Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana
title_fullStr Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana
title_full_unstemmed Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana
title_sort Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana
author Leal da Costa, Conceição
author_facet Leal da Costa, Conceição
Biscaia, Constança
author_role author
author2 Biscaia, Constança
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal da Costa, Conceição
Biscaia, Constança
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento do Professor
Colaboração
Investigação Narrativa
Comunidade de aprendizagem
topic Desenvolvimento do Professor
Colaboração
Investigação Narrativa
Comunidade de aprendizagem
description Este texto resulta da investigação narrativa inscrita numa tese de doutoramento ainda em curso. Na busca de configurações contextuais em tempos de mudança, que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional de quatro professores, deu-se-lhes voz. Inspirada em paradigmas de complexidade e em perspectivas sócio-construtivistas, a análise de conteúdo permitiu a (resignificação) da respectiva história contada por escrito por cada um dos colaboradores. Partilhamos maiormente, o que se inscreve numa das três grandes categorias de análise do desenvolvimento profissional dos participantes: a Dimensão relacional e subcategorias emergentes. Não se relevam as restantes dimensões, a Pessoal e a Organizacional, concentrando nesta partilha textual o que respeita à colaboração entre pares. A história de "Ana" convocou contextos não formais e informais, quotidianos, percepções e experiências de vida, a conversa e a colaboração na escola. a interpretação permitiu que, por um lado, um tempo de mudança impeliu aprendizagens porque os ambientes experienciados possibilitaram a Ana realizar conexões com conhecimentos anteriores e trajectos de vida pessoal, académica e profissional. Por outro lado, formação, aprendizagem e desenvolvimento esbateram as fronteiras quando a liderança, a colaboração e a conversa se revelaram recursos contextuais positivos para ela aprender. Concluímos que o conceito de escola como comunidade de aprendizagem emerge em "Ana" como contexto de trabalho favorável ao desenvolvimento do professor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-01T00:00:00Z
2014-02-11T12:21:17Z
2014-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10671
http://hdl.handle.net/10174/10671
url http://hdl.handle.net/10174/10671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ISBN: 978-989-8339-18-8
sim
nao
nao
mclc@uevora.pt
cbiscaia@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136529607557120