Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10671 |
Resumo: | Este texto resulta da investigação narrativa inscrita numa tese de doutoramento ainda em curso. Na busca de configurações contextuais em tempos de mudança, que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional de quatro professores, deu-se-lhes voz. Inspirada em paradigmas de complexidade e em perspectivas sócio-construtivistas, a análise de conteúdo permitiu a (resignificação) da respectiva história contada por escrito por cada um dos colaboradores. Partilhamos maiormente, o que se inscreve numa das três grandes categorias de análise do desenvolvimento profissional dos participantes: a Dimensão relacional e subcategorias emergentes. Não se relevam as restantes dimensões, a Pessoal e a Organizacional, concentrando nesta partilha textual o que respeita à colaboração entre pares. A história de "Ana" convocou contextos não formais e informais, quotidianos, percepções e experiências de vida, a conversa e a colaboração na escola. a interpretação permitiu que, por um lado, um tempo de mudança impeliu aprendizagens porque os ambientes experienciados possibilitaram a Ana realizar conexões com conhecimentos anteriores e trajectos de vida pessoal, académica e profissional. Por outro lado, formação, aprendizagem e desenvolvimento esbateram as fronteiras quando a liderança, a colaboração e a conversa se revelaram recursos contextuais positivos para ela aprender. Concluímos que o conceito de escola como comunidade de aprendizagem emerge em "Ana" como contexto de trabalho favorável ao desenvolvimento do professor. |
id |
RCAP_880508255ed55a2f423db8d64c933783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10671 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de AnaDesenvolvimento do ProfessorColaboraçãoInvestigação NarrativaComunidade de aprendizagemEste texto resulta da investigação narrativa inscrita numa tese de doutoramento ainda em curso. Na busca de configurações contextuais em tempos de mudança, que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional de quatro professores, deu-se-lhes voz. Inspirada em paradigmas de complexidade e em perspectivas sócio-construtivistas, a análise de conteúdo permitiu a (resignificação) da respectiva história contada por escrito por cada um dos colaboradores. Partilhamos maiormente, o que se inscreve numa das três grandes categorias de análise do desenvolvimento profissional dos participantes: a Dimensão relacional e subcategorias emergentes. Não se relevam as restantes dimensões, a Pessoal e a Organizacional, concentrando nesta partilha textual o que respeita à colaboração entre pares. A história de "Ana" convocou contextos não formais e informais, quotidianos, percepções e experiências de vida, a conversa e a colaboração na escola. a interpretação permitiu que, por um lado, um tempo de mudança impeliu aprendizagens porque os ambientes experienciados possibilitaram a Ana realizar conexões com conhecimentos anteriores e trajectos de vida pessoal, académica e profissional. Por outro lado, formação, aprendizagem e desenvolvimento esbateram as fronteiras quando a liderança, a colaboração e a conversa se revelaram recursos contextuais positivos para ela aprender. Concluímos que o conceito de escola como comunidade de aprendizagem emerge em "Ana" como contexto de trabalho favorável ao desenvolvimento do professor.Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP)2014-02-11T12:21:17Z2014-02-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/10671http://hdl.handle.net/10174/10671porISBN: 978-989-8339-18-8simnaonaomclc@uevora.ptcbiscaia@uevora.pt229Leal da Costa, ConceiçãoBiscaia, Constançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:31.445653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana |
title |
Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana |
spellingShingle |
Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana Leal da Costa, Conceição Desenvolvimento do Professor Colaboração Investigação Narrativa Comunidade de aprendizagem |
title_short |
Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana |
title_full |
Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana |
title_fullStr |
Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana |
title_full_unstemmed |
Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana |
title_sort |
Desafios ao Desenvolvimento do Professor no Contexto do seu Trabalho: vivências e Aprendizagens pela voz de Ana |
author |
Leal da Costa, Conceição |
author_facet |
Leal da Costa, Conceição Biscaia, Constança |
author_role |
author |
author2 |
Biscaia, Constança |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal da Costa, Conceição Biscaia, Constança |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento do Professor Colaboração Investigação Narrativa Comunidade de aprendizagem |
topic |
Desenvolvimento do Professor Colaboração Investigação Narrativa Comunidade de aprendizagem |
description |
Este texto resulta da investigação narrativa inscrita numa tese de doutoramento ainda em curso. Na busca de configurações contextuais em tempos de mudança, que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional de quatro professores, deu-se-lhes voz. Inspirada em paradigmas de complexidade e em perspectivas sócio-construtivistas, a análise de conteúdo permitiu a (resignificação) da respectiva história contada por escrito por cada um dos colaboradores. Partilhamos maiormente, o que se inscreve numa das três grandes categorias de análise do desenvolvimento profissional dos participantes: a Dimensão relacional e subcategorias emergentes. Não se relevam as restantes dimensões, a Pessoal e a Organizacional, concentrando nesta partilha textual o que respeita à colaboração entre pares. A história de "Ana" convocou contextos não formais e informais, quotidianos, percepções e experiências de vida, a conversa e a colaboração na escola. a interpretação permitiu que, por um lado, um tempo de mudança impeliu aprendizagens porque os ambientes experienciados possibilitaram a Ana realizar conexões com conhecimentos anteriores e trajectos de vida pessoal, académica e profissional. Por outro lado, formação, aprendizagem e desenvolvimento esbateram as fronteiras quando a liderança, a colaboração e a conversa se revelaram recursos contextuais positivos para ela aprender. Concluímos que o conceito de escola como comunidade de aprendizagem emerge em "Ana" como contexto de trabalho favorável ao desenvolvimento do professor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-01T00:00:00Z 2014-02-11T12:21:17Z 2014-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10671 http://hdl.handle.net/10174/10671 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ISBN: 978-989-8339-18-8 sim nao nao mclc@uevora.pt cbiscaia@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136529607557120 |