Relação do perfil psicomotor e desempenho cognitivo em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Daniela Filipa Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4911
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral verificar a relação do perfil psicomotor e desempenho cognitivo em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem (DA). Esta investigação foi dividida em dois estudos, fazendo-se, numa primeira fase, uma abordagem mais geral sobre a interação das DA, do género e do ano de escolaridade no perfil psicomotor e desempenho cognitivo e, numa segunda fase, um estudo mais específico sobre a influência do perfil psicomotor e estatuto socioeconómico (ESE) no desempenho cognitivo. Deste modo, o primeiro estudo visava verificar a interação das DA, do género e do ano de escolaridade no perfil psicomotor e desempenho cognitivo e o segundo verificar a influência do perfil psicomotor e ESE no desempenho cognitivo. A amostra foi constituída por 139 crianças (66 raparigas e 73 rapazes), com idades compreendidas entre os 6-10 anos de idade (7.95±1.05), do ”Gabinete de Promoção do Desenvolvimento Infantil”, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para caracterizar o perfil psicomotor foi utilizada a Bateria Psicomotora (BPM), para avaliar o desempenho cognitivo as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR), bem como um questionário para a recolha de dados relativos ao estatuto socioeconómico. Os resultados do primeiro estudo apresentam um efeito das DA no perfil psicomotor e no desempenho cognitivo de crianças do 1º ciclo. As crianças com DA e mais novas apresentam valores inferiores no perfil psicomotor; enquanto os rapazes com DA demonstram um desempenho cognitivo inferior. No segundo estudo, encontrou-se uma associação positiva entre a maioria dos fatores psicomotores e as MPCR nas crianças com e sem DA, verificando-se ainda uma associação positiva das variáveis socioeconómicas nas sem DA. Os resultados da regressão linear, revelaram uma influência da estruturação espácio-temporal e da praxia fina no desempenho cognitivo das crianças com DA; enquanto nas crianças sem DA, a equilibração e a estruturação espácio-temporal são as variáveis significativas. Concluindo, a estruturação espácio-temporal e a praxia fina são duas variáveis que se evidenciam na relação do perfil psicomotor com o desempenho cognitivo.
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A amostra foi constituída por 139 crianças (66 raparigas e 73 rapazes), com idades compreendidas entre os 6-10 anos de idade (7.95±1.05), do ”Gabinete de Promoção do Desenvolvimento Infantil”, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para caracterizar o perfil psicomotor foi utilizada a Bateria Psicomotora (BPM), para avaliar o desempenho cognitivo as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR), bem como um questionário para a recolha de dados relativos ao estatuto socioeconómico. Os resultados do primeiro estudo apresentam um efeito das DA no perfil psicomotor e no desempenho cognitivo de crianças do 1º ciclo. As crianças com DA e mais novas apresentam valores inferiores no perfil psicomotor; enquanto os rapazes com DA demonstram um desempenho cognitivo inferior. No segundo estudo, encontrou-se uma associação positiva entre a maioria dos fatores psicomotores e as MPCR nas crianças com e sem DA, verificando-se ainda uma associação positiva das variáveis socioeconómicas nas sem DA. Os resultados da regressão linear, revelaram uma influência da estruturação espácio-temporal e da praxia fina no desempenho cognitivo das crianças com DA; enquanto nas crianças sem DA, a equilibração e a estruturação espácio-temporal são as variáveis significativas. Concluindo, a estruturação espácio-temporal e a praxia fina são duas variáveis que se evidenciam na relação do perfil psicomotor com o desempenho cognitivo.The present study has the general objective to verify the relationship of psychomotor profile and cognitive performance in children with and without learning disabilities (LD). This research was divided into two studies, making initially, a more general approach about the LD’s interaction, gender and grade in the psychomotor profile and cognitive performance and, afterwards, a more specific study about the impact of psychomotor profile and socioeconomic status (SES) on cognitive performance. Therefore, the first study aimed to verify the interaction of LD, gender and grade in the psychomotor profile and cognitive performance and the second one, verify the influence of psychomotor profile and SES on cognitive performance. The sample consisted in a group of 139 children (66 girls and 73 boys) aged 6-10 years old (7.95±1.05), from the "Gabinete de Promoção do Desenvolvimento Infantil", Universidade of Trás-os-Montes e Alto Douro. To characterize the psychomotor profile was used the Psychomotor Battery (BPM), to evaluate cognitive performance were used the Raven Coloured Progressive Matrices (MPCR), as well as a question sheet to collect data on the socio-economic status. The results of the first study show an effect of LD on psychomotor profile and cognitive performance of children in elementary school. Children with DA and younger show a lower psychomotor profile; while boys with LD show a lower cognitive performance. In the second study, we found a positive association between the majority of psychomotor factors and MPCR in children with and without LD, verifying a positive association of socioeconomic variables in children without LD. When it comes to linear regression, there is an influence of the spatiotemporal structure and thin praxis in cognitive performance of children with LD; while in children without LD, balance and spatiotemporal structure are the significant variables. In conclusion, the spatiotemporal structure and thin praxis are the two variables that manifest themselves in the relationship between the psychomotor profile and the cognitive performance.2015-09-11T11:49:55Z2015-09-11T00:00:00Z2015-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4911porPinto, Daniela Filipa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:21.364553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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