Estudo dos efeitos do metilfenidato em medidas de funções executivas e comportamentais em rapazes com PHDA-M : análise em dois tempos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maria Teresa Marçal Grilo Lobato de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10447
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
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spelling Estudo dos efeitos do metilfenidato em medidas de funções executivas e comportamentais em rapazes com PHDA-M : análise em dois temposMetilfenidatoAvaliação psicológicaHiperactividadeDéfice de atençãoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é considerada a perturbação psiquiátrica do desenvolvimento mais diagnosticada na infância. A dificuldade no diagnóstico e terapêutica de esta Perturbação decorre da discussão que a rodeia e que tem origem na controvérsia existente na definição dos seus determinantes causais, bem como do seu diagnóstico e terapêutica. Neste estudo pretende-se avaliar o efeito da terapêutica psico-estimulante (metilfenidato) nas funções executivas e nos comportamentos externalizantes e internalizantes, numa amostra de rapazes diagnosticados com PHDA tipo misto. Trata-se de um estudo onde os participantes são sujeitos a uma avaliação psicológica em dois tempos, com e sem o efeito de terapêutica psico-estimulante. Os principais resultados apontam para uma evolução positiva em apenas algumas medidas de funções executivas como a velocidade de processamento e a memória de trabalho verbal, mas não demonstra ajudar estas crianças e adolescentes a aumentarem a sua qualidade de vida e a sua realização pessoal. Parece clara a necessidade de uma avaliação neuropsicológica e emocional como suporte à definição do diagnóstico, assim como de uma intervenção que não se baseie apenas na medicação por psico-estimulantes.Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most diagnosed developmental psychiatric disorder in children. The difficulties in the diagnosis and treatment of ADHD are a direct consequence of the existing controversy surrouding the definitions of its causal determinants, as well as its diagnosis criterions and adequate treatment measures. In this study it will be examined the effects of a psico-stimulant medication (methylphenidate) in executive functions and externalizing and internalizing behaviours, using a sample of boys with ADHD Combinaned Type (ADHD-C). In this study, the boys will be subjected to a psychological assessment in two different moments; in which they are evaluated with and without psico-stimulant medication. The main results indicate a positive comparison between the two moments in some of the measures of executive functions, such as processing speed and verbal working memory, but this psico-stimulant doesn't seems to help this children and adolescents enhancing their quality of life , personal well-being or self-fulfilment. The urge to an neuropsychological and emotional evaluation as a part of the diagnosis criterions seems very clear, and the same urgency is found in the need of treatments not relying exclusively on psicostimulants medication.Santos, Margarida M. Magalhães Cabugueira Custódio dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaFaria, Maria Teresa Marçal Grilo Lobato de2014-02-04T12:40:13Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10447TID:201018675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:28.084567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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