O estudo da influência da perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) nas variáveis autoconceito e perceção de qualidade de vida em crianças com 10 a 12 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mariana dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25816
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Aconselhamento e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling O estudo da influência da perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) nas variáveis autoconceito e perceção de qualidade de vida em crianças com 10 a 12 anos de idadeHiperactividadeDéfice de atençãoAutoconceitoQualidade de vidaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Aconselhamento e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraCom o objetivo de examinar a influência que a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) tem nas variáveis autoconceito e perceção de qualidade de vida em crianças com 10 a 12 anos de idade, comparou-se o desempenho de 25 crianças de uma amostra de crianças diagnosticadas com PHDA com o desempenho de outras 25 crianças (grupo de controlo), considerando as variáveis sexo, idade e ano de escolaridade, autoconceito e perceção da qualidade de vida. O PHCSCS-2 apresentou boas características psicométricas quanto à consistência interna (α=0.761), tal como o Kidscreen 27 (α=0.830). A análise estatística não revelou diferenças estatisticamente significativas quanto ao sexo. Quanto à idade apenas existem diferenças estatisticamente significativas nos fatores ansiedade (subescala do PHCSCS-2) e ambiente escolar (subescala do Kidscreen 27), para crianças com 10, 11 e 12 anos de idade. Testes Post Hoc permitiram verificar diferenças significativas entre as faixas etárias 10-11 anos e 11-12 anos, no fator ambiente escolar, sendo que os sujeitos com 10 anos de idade pontuam mais elevado (ou) têm melhor ambiente escolar. Comparando o grupo de crianças sem diagnóstico de PHDA com aquelas que têm diagnóstico, é possível notar que as médias do primeiro grupo foram superiores às do segundo, tanto na variável autoconceito quanto na perceção de qualidade de vida.In order to evaluate the impact of Attention- Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) on self concept and the perception of quality of life in children, aged 10, 11 and 12 years old, we have compared the performance of 25 children diagnosed with ADHD with a typically developing comparison group of 25 children, all matched on age, gender and year of schooling. The PHCSCS-2 showed good psychometric characteristics in what concerns internal consistency (α=0.761), as much as Kidscreen 27 (α=0.830). There were no significant differences in gender. Significant differences were found, however, on anxiety (subscale PHCSCS-2) and school environment (subscale Kidscreen 27) in children, aged 10, 11 and 12 years old. Post Hoc Tests revealed significant differences between 10 and 11 year old children, as well as 11 and 12, in the school environment, with the 10 year old children scoring above others in school environment. Comparing the ADHD group with the control group, we found higher means (with statistical significance) both in self concept and the perception of quality of life for children without ADHD diagnosis.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25816http://hdl.handle.net/10316/25816TID:201443430porFonseca, Mariana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:32:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:31.995738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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