Estilos parentais e personalidade em adolescentes e jovens adultos: a psicopatologia e desenvolvimento de comportamentos de bullying
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7668 |
Resumo: | O fenómeno bullying tem tido grande repercussões nas últimas décadas, no entanto, este continua a ser um tema que necessita de ser cada vez mais estudado devido à sua relevância na sociedade. Apesar da sua importância ainda existem poucos estudos que trabalham a relação do mesmo com variáveis de sintomatologia psicopatológica e estilos parentais. Os comportamentos de bullying parecem ter uma relação com os estilos parentais praticados pelos pais, desde o estilo parental mais equilibrado ao nível da exigência e controlo, o estilo democrático, aos seus extremos. Num lado existe o castigo e controlo em demasia, com um estilo autoritário, e num outro extremo, não existe qualquer tipo de controlo ou demonstração de afetividade, com um estilo permissivo. Todas estas variáveis são importantes para que seja possível perceber em que sentido a sintomatologia psicológica que adolescentes e jovens adultos apresentam poderão estar relacionadas com as variáveis descritas anteriormente. O presente estudo teve como objetivo analisar os tipos de estilos parentais e testar o seu efeito nos comportamentos de bullying, assim como, testar o papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 adolescentes e jovens adultos, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos de idade (M=17.22; DP=2.50). A recolha de dados foi realizada com recurso a instrumentos de autorrelato, nomeadamente um questionário sociodemográfico, Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar (QEVE), o Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version (PSDQ) e o questionário Brief Symptom Inventory (BSI). Os resultados apontam para um efeito positivo dos estilos parentais dos pais face aos comportamentos de bullying e ainda para existência de um papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação entre estilos parentais e comportamentos de bullying. Os resultados serão discutidos à luz da teoria de Baumrind, assumindo a importância dos estilos parentais para o desenvolvimento psicológico e comportamental nos adolescentes e jovens adultos. |
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Todas estas variáveis são importantes para que seja possível perceber em que sentido a sintomatologia psicológica que adolescentes e jovens adultos apresentam poderão estar relacionadas com as variáveis descritas anteriormente. O presente estudo teve como objetivo analisar os tipos de estilos parentais e testar o seu efeito nos comportamentos de bullying, assim como, testar o papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 adolescentes e jovens adultos, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos de idade (M=17.22; DP=2.50). A recolha de dados foi realizada com recurso a instrumentos de autorrelato, nomeadamente um questionário sociodemográfico, Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar (QEVE), o Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version (PSDQ) e o questionário Brief Symptom Inventory (BSI). Os resultados apontam para um efeito positivo dos estilos parentais dos pais face aos comportamentos de bullying e ainda para existência de um papel mediador da sintomatologia psicopatológica na associação entre estilos parentais e comportamentos de bullying. Os resultados serão discutidos à luz da teoria de Baumrind, assumindo a importância dos estilos parentais para o desenvolvimento psicológico e comportamental nos adolescentes e jovens adultos.Over the last decades, the bullying phenomenon had countless repercussions, however, due to its relevance in society, it still remains an issue that need to be addressed and studied. Research focused on bullying and its relationship with psychopathological symptomatology and parenting styles is scarce, despite its importance. Bullying behaviours seem to be associated with the parenting styles used by their parents, not only on more well-adjusted parenting style, the authoritative style, but specially linked to the more unbalanced ones. On one end, the authoritarian style, characterized by excess of control, requirements, and punishment, at the other end, the permissive style, portrayed indulgent focus, with very few rules and control and demands. To better understand the psychological symptoms that adolescents and young adults may present, it’s important that we consider the role of the parenting styles in their development. The present study aims to analyse the types of perceived parenting style, test their effect on bullying behaviours, and also, test the mediating role of the psychopathological symptomatology in that association. The study sample consisted of 1,976 adolescents and young adults aged between 14 and 25 years old (M = 17:22, SD = 2.50). Data collection was performed using a self-report instrument, comprised of a sociodemographic survey, Social and School Violence Exclusion Questionnaire (QEVE), the Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version (PSDQ) and the survey Brief Symptom Inventory (BSI). The results indicate a positive effect of parenting styles regarding to bullying behaviours, and, as well, the existence of a mediator role of psychopathological symptomatology in association between parenting styles and bullying behaviours. The results in the present study will be discussed in light of Baumrind theory, assuming the importance of parenting styles to the psychological and behavioural development in adolescents and young adults.2017-05-24T11:35:49Z2017-05-24T00:00:00Z2017-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7668TID:202033163porPinheiro, Mónica Raquel Searainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:51.078713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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