O impacto dos estilos parentais no comportamento bullying: Um estudo em crianças do 1.º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/4360 |
Resumo: | Este presente estudo, pretende investigar os estilos parentais percecionados pelas crianças e a sua relação com os comportamentos de bullying ocorridos em meio escolar. Foi selecionada uma amostra por conveniência de 143 crianças que frequentavam o 1.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos de idade. Neste sentido, foram aplicados às crianças dois instrumentos, um deles, relativo ao envolvimento em comportamentos de bullying e o outro aos estilos parentais percecionados pelas crianças, bem como também um questionário sociodemográfico. A análise dos dados revelou uma relação estatisticamente significativa entre o estilo parental autoritativo percecionado em relação à mãe e o estatuto de não ser vítima F (1, 207) =4.10, p=045. Para o estilo parental autotitativo relativo ao pai, essa mesma relação significativa foi encontrada para o estatuto de não ser vítima F (1, 141) =5.87, p=005, bem como para o estatuto de não ser agressor F (1, 140) =5.87, p=.017. Relativamente aos estilos parentais e os quatro grupos de envolvimento no bullying, com auxílio de testes à posteriori, foi encontrada uma relação significativa entre o estilo parental autoritativo percecionado para o pai F (3, 141) = 4.11, p=008, associado ao estatuto de não ser vítima nem agressor. Estes resultados apontam para uma interação entre os comportamentos de bullying e os estilos parentais percecionados e oferecem sugestões para futuros debates e possíveis investigações, com especial atenção para o estilo parental autoritativo que pode funcionar como meio de prevenção a comportamentos de bullying. |
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Este presente estudo, pretende investigar os estilos parentais percecionados pelas crianças e a sua relação com os comportamentos de bullying ocorridos em meio escolar. Foi selecionada uma amostra por conveniência de 143 crianças que frequentavam o 1.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos de idade. Neste sentido, foram aplicados às crianças dois instrumentos, um deles, relativo ao envolvimento em comportamentos de bullying e o outro aos estilos parentais percecionados pelas crianças, bem como também um questionário sociodemográfico. A análise dos dados revelou uma relação estatisticamente significativa entre o estilo parental autoritativo percecionado em relação à mãe e o estatuto de não ser vítima F (1, 207) =4.10, p=045. Para o estilo parental autotitativo relativo ao pai, essa mesma relação significativa foi encontrada para o estatuto de não ser vítima F (1, 141) =5.87, p=005, bem como para o estatuto de não ser agressor F (1, 140) =5.87, p=.017. Relativamente aos estilos parentais e os quatro grupos de envolvimento no bullying, com auxílio de testes à posteriori, foi encontrada uma relação significativa entre o estilo parental autoritativo percecionado para o pai F (3, 141) = 4.11, p=008, associado ao estatuto de não ser vítima nem agressor. Estes resultados apontam para uma interação entre os comportamentos de bullying e os estilos parentais percecionados e oferecem sugestões para futuros debates e possíveis investigações, com especial atenção para o estilo parental autoritativo que pode funcionar como meio de prevenção a comportamentos de bullying. |
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