Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Joaquim Gonçalves de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4930
Resumo: O estilo de vida ativo está associado à saúde e ao bem-estar, facto que tem valorizado o papel da atividade física, no conjunto dos comportamentos promotores de um estilo de vida saudável. A disciplina de Educação Física assume-se como um instrumento fundamental na transmissão de conhecimentos promotores de estilos de vida ativos e saudáveis. O objetivo geral deste estudo foi caracterizar o estilo de vida ativo dos alunos, considerando o grau de conhecimento que estes manifestam, sobre condição e aptidão física. A amostra foi composta por 129 alunos dos 10º,11º e 12º anos, de ambos os géneros, da área de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Silves. Os resultados do estudo revelam que os conhecimentos dos alunos sobre condição e aptidão física não influenciam a sua prática de atividade física. Apenas 4 em cada 10 alunos são suficientemente ativos. Os rapazes são mais ativos que as raparigas e a prática de atividade física decresce do 10º para o 12º ano. Os alunos apresentam um bom nível de conhecimento sobre aptidão e condição física, as raparigas registaram uma melhor pontuação média que os rapazes e os alunos do 12º ano têm mais conhecimentos que os restantes.
id RCAP_b0a2255e3e8a7a2692e918a4d3adf0f8
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativoDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAATIVIDADE FÍSICAAPTIDÃO FÍSICAESTILOS DE VIDAMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL FITNESSPHYSICAL ACTIVITYLIFESTYLESO estilo de vida ativo está associado à saúde e ao bem-estar, facto que tem valorizado o papel da atividade física, no conjunto dos comportamentos promotores de um estilo de vida saudável. A disciplina de Educação Física assume-se como um instrumento fundamental na transmissão de conhecimentos promotores de estilos de vida ativos e saudáveis. O objetivo geral deste estudo foi caracterizar o estilo de vida ativo dos alunos, considerando o grau de conhecimento que estes manifestam, sobre condição e aptidão física. A amostra foi composta por 129 alunos dos 10º,11º e 12º anos, de ambos os géneros, da área de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Silves. Os resultados do estudo revelam que os conhecimentos dos alunos sobre condição e aptidão física não influenciam a sua prática de atividade física. Apenas 4 em cada 10 alunos são suficientemente ativos. Os rapazes são mais ativos que as raparigas e a prática de atividade física decresce do 10º para o 12º ano. Os alunos apresentam um bom nível de conhecimento sobre aptidão e condição física, as raparigas registaram uma melhor pontuação média que os rapazes e os alunos do 12º ano têm mais conhecimentos que os restantes.An active lifestyle is associated with health and well-being which has valued the role of physical activity amidst all the behaviors that promote a healthy lifestyle. Physical Education, as a subject, is keyed towards imparting knowledge of active and healthy lifestyles. The aim of this study was to characterize the active lifestyle of students, considering the degree of knowledge they express on condition and physical fitness. The sample consisted of 129 students of the 10th, 11th and 12th grades, of both genders, in the area of Science and Technology at Escola Secundária de Silves. The results of the study revealed that students' knowledge about physical condition and fitness does not influence their physical activity. Only 4 out of 10 students are sufficiently active. The boys are more active than girls and physical activity decreases from the 10th to the 12th grade. Pupils have a good knowledge on fitness and physical condition, girls recorded a better average score than boys and pupils from the 12th grade have more knowledge than all the others.2014-06-12T14:48:13Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4930porSantos, José Joaquim Gonçalves de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:15.495946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo
title Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo
spellingShingle Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo
Santos, José Joaquim Gonçalves de Sousa
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
APTIDÃO FÍSICA
ESTILOS DE VIDA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL FITNESS
PHYSICAL ACTIVITY
LIFESTYLES
title_short Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo
title_full Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo
title_fullStr Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo
title_full_unstemmed Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo
title_sort Conhecimentos sobre aptidão e condição física, sua relação com o estilo de vida ativo
author Santos, José Joaquim Gonçalves de Sousa
author_facet Santos, José Joaquim Gonçalves de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Joaquim Gonçalves de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
APTIDÃO FÍSICA
ESTILOS DE VIDA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL FITNESS
PHYSICAL ACTIVITY
LIFESTYLES
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
APTIDÃO FÍSICA
ESTILOS DE VIDA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL FITNESS
PHYSICAL ACTIVITY
LIFESTYLES
description O estilo de vida ativo está associado à saúde e ao bem-estar, facto que tem valorizado o papel da atividade física, no conjunto dos comportamentos promotores de um estilo de vida saudável. A disciplina de Educação Física assume-se como um instrumento fundamental na transmissão de conhecimentos promotores de estilos de vida ativos e saudáveis. O objetivo geral deste estudo foi caracterizar o estilo de vida ativo dos alunos, considerando o grau de conhecimento que estes manifestam, sobre condição e aptidão física. A amostra foi composta por 129 alunos dos 10º,11º e 12º anos, de ambos os géneros, da área de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Silves. Os resultados do estudo revelam que os conhecimentos dos alunos sobre condição e aptidão física não influenciam a sua prática de atividade física. Apenas 4 em cada 10 alunos são suficientemente ativos. Os rapazes são mais ativos que as raparigas e a prática de atividade física decresce do 10º para o 12º ano. Os alunos apresentam um bom nível de conhecimento sobre aptidão e condição física, as raparigas registaram uma melhor pontuação média que os rapazes e os alunos do 12º ano têm mais conhecimentos que os restantes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-06-12T14:48:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4930
url http://hdl.handle.net/10437/4930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131229824483328