Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carla Isabel Mourinho Sequeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3913
Resumo: A atividade física e desportiva é fundamental para o desenvolvimento equilibrado dos adolescentes, devendo os hábitos de prática serem adquiridos precocemente, para que façam parte integrante do seu estilo de vida. O estudo teve como objetivo geral caracterizar o estilo de vida dos alunos da Escola Secundária de Silves, relacionando-o com os seus conhecimentos de aptidão física e condição física. A população é composta por 89 alunos que frequentavam o 12º ano da Escola Secundária de Silves, 21 rapazes e 68 raparigas. Os resultados revelam que a maioria dos alunos apresenta uma atitude favorável face às aulas de educação física. Estudando a prática da atividade física e desportiva formal e informal, verificámos que maioritariamente os alunos não acumulam a quantidade de prática diária recomendada, considerando-se pouco ativos ou sedentários, sendo os rapazes mais ativos do que as raparigas. Verificámos grande debilidade dos conhecimentos nas questões relacionadas com as recomendações de prática, benefícios para a saúde associados a um estilo de vida ativo e perigos associados à inatividade física. Não há diferenças significativas entre os conhecimentos dos rapazes e os das raparigas. Não há diferenças significativas entre conhecimentos e estilo de vida. Há uma correlação fraca entre prática da atividade física formal e conhecimentos.
id RCAP_bcdee542ca744e393f62efe343aa8304
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativosDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAATIVIDADE FÍSICAMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOESTILOS DE VIDASPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL ACTIVITYLIFESTYLESA atividade física e desportiva é fundamental para o desenvolvimento equilibrado dos adolescentes, devendo os hábitos de prática serem adquiridos precocemente, para que façam parte integrante do seu estilo de vida. O estudo teve como objetivo geral caracterizar o estilo de vida dos alunos da Escola Secundária de Silves, relacionando-o com os seus conhecimentos de aptidão física e condição física. A população é composta por 89 alunos que frequentavam o 12º ano da Escola Secundária de Silves, 21 rapazes e 68 raparigas. Os resultados revelam que a maioria dos alunos apresenta uma atitude favorável face às aulas de educação física. Estudando a prática da atividade física e desportiva formal e informal, verificámos que maioritariamente os alunos não acumulam a quantidade de prática diária recomendada, considerando-se pouco ativos ou sedentários, sendo os rapazes mais ativos do que as raparigas. Verificámos grande debilidade dos conhecimentos nas questões relacionadas com as recomendações de prática, benefícios para a saúde associados a um estilo de vida ativo e perigos associados à inatividade física. Não há diferenças significativas entre os conhecimentos dos rapazes e os das raparigas. Não há diferenças significativas entre conhecimentos e estilo de vida. Há uma correlação fraca entre prática da atividade física formal e conhecimentos.As physical activity and sport are essential to the balanced development of adolescents, the practice habits should be acquired precociously to become part of their lifestyle. The study aimed to characterize the lifestyle of students from Silves High School, relating it to their knowledge of physical fitness and physical condition. The population is composed of 89 students who attended the 12th grade, 21 boys and 68 girls. The results show that most students present a favourable attitude towards physical education lessons. By studying the practice of physical and sports activity, both formal and informal, we found that most students do not accumulate the recommended daily amount of physical practice, thus being considered as having low activity or being sedentary. However, boys are more active than girls. There is a lack of knowledge on issues related to the recommendations of physical activity, health benefits related to an active lifestyle and dangers related to physical inactivity. There are no significant differences between the acquired knowledge of boys and girls. In fact, there are no significant differences between knowledge and lifestyle. The relationship between formal physical activity and knowledge is not significant.2013-07-31T11:56:37Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3913porMartins, Carla Isabel Mourinho Sequeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:28.755217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos
title Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos
spellingShingle Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos
Martins, Carla Isabel Mourinho Sequeira
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ESTILOS DE VIDA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
LIFESTYLES
title_short Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos
title_full Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos
title_fullStr Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos
title_full_unstemmed Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos
title_sort Educação física e conhecimentos na promoção de estilos de vida ativos
author Martins, Carla Isabel Mourinho Sequeira
author_facet Martins, Carla Isabel Mourinho Sequeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carla Isabel Mourinho Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ESTILOS DE VIDA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
LIFESTYLES
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ESTILOS DE VIDA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL ACTIVITY
LIFESTYLES
description A atividade física e desportiva é fundamental para o desenvolvimento equilibrado dos adolescentes, devendo os hábitos de prática serem adquiridos precocemente, para que façam parte integrante do seu estilo de vida. O estudo teve como objetivo geral caracterizar o estilo de vida dos alunos da Escola Secundária de Silves, relacionando-o com os seus conhecimentos de aptidão física e condição física. A população é composta por 89 alunos que frequentavam o 12º ano da Escola Secundária de Silves, 21 rapazes e 68 raparigas. Os resultados revelam que a maioria dos alunos apresenta uma atitude favorável face às aulas de educação física. Estudando a prática da atividade física e desportiva formal e informal, verificámos que maioritariamente os alunos não acumulam a quantidade de prática diária recomendada, considerando-se pouco ativos ou sedentários, sendo os rapazes mais ativos do que as raparigas. Verificámos grande debilidade dos conhecimentos nas questões relacionadas com as recomendações de prática, benefícios para a saúde associados a um estilo de vida ativo e perigos associados à inatividade física. Não há diferenças significativas entre os conhecimentos dos rapazes e os das raparigas. Não há diferenças significativas entre conhecimentos e estilo de vida. Há uma correlação fraca entre prática da atividade física formal e conhecimentos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-07-31T11:56:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3913
url http://hdl.handle.net/10437/3913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131272127184896