Gestão da manutenção de um sistema de cozedura na indústria cimenteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, César Duarte Freitas
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/4253
Resumo: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Engenharia Industrial
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spelling Gestão da manutenção de um sistema de cozedura na indústria cimenteiraDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Engenharia IndustrialEste trabalho insere-se no âmbito da Gestão da Manutenção tendo como base o estudo de um sistema de cozedura numa indústria cimenteira. O sector do cimento revela ter um forte impacto na economia portuguesa e o nível empresarial anuncia preocupações na equiparação dos sistemas produtivos com as suas congéneres internacionais. No contexto da Manutenção Industrial torna-se necessária a modelação do comportamento operacional dos equipamentos e a implementação de metodologias que contribuam para uma sustentação eficaz das acções de manutenção. O estudo apresentado incide num problema de perdas de produção significativas devido à baixa Fiabilidade do sistema de cozedura de uma fábrica. O referido sistema apresenta um elevado número de observações de falha e consequentes perdas de produção. O problema atinge também uma dimensão elevada no que respeita aos tempos de reparação e reposição do processo produtivo. A metodologia aplicada baseou-se nos Processos Estocásticos Pontuais,vulgarmente conhecidos por Processos de Poisson e identificou a tendência da taxa de falhas para diferentes períodos de funcionamento. Apesar desta metodologia ser tipicamente utilizada em sistemas reparáveis tradicionais, desconhece-se anteriores aplicações a este tipo de sistema. Os dados recolhidos permitiram também identificar os equipamentos com maior risco de falha e as causas de falha que mais influenciaram o comportamento global do sistema. O estudo contemplou ainda uma análise da Fiabilidade com o cálculo dos convencionais MTBF e MTTR. Foram encontradas soluções de melhoria baseadas em critérios de Engenharia Mecânica, as quais deram origem a acções de manutenção correctiva.Faculdade de Ciências e TecnologiaDias, JoséRUNGonçalves, César Duarte Freitas2010-11-05T13:53:14Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:58Zoai:run.unl.pt:10362/4253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:37.266199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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