A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1365 |
Resumo: | No Jardim-de-infância todas as salas de actividades estão, na sua maior parte, organizadas por áreas, sendo que estas não são estanques, podendo e devendo o educador criar novos conteúdos, desde que isso corresponda a uma expectativa por parte das crianças. É fundamental o educador conhecer quais as áreas de preferência de cada uma das crianças. Mas, por mais que o educador queira inovar e modificar a sua sala, por vezes há poucos meios para isso. No modelo curricular High Scope, a organização do espaço educativo ocupa um papel central na construção de aprendizagens. Um educador deve procurar tornar a sua sala de actividades num local em que as crianças gostem de estar, que lhes proporcione múltiplas e diversificadas experiências e que, de certo modo, vá de encontro às suas preferências, pois cada criança tem gostos e interesses diferentes. Normalmente, há uma tendência para escolher sempre a mesma área, sendo aqui essencial o papel do educador no acompanhamento da escolha das crianças de modo a garantir que estas experimentam todos os recursos disponíveis. Nestas idades, as crianças “aprendem fazendo” por isso, é importante que experimentem e vivenciem tudo. Este estudo mostra as preferências de cada criança e é bastante interessante reparar nas diferenças existentes de sala para sala. |
id |
RCAP_b0ac0006f048724647db021344a19164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1365 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das criançasJardim-de-infânciaÁreasSala de actividadesCriançasEducadorKindergartenAreasActivity roomChildrenEducatorNo Jardim-de-infância todas as salas de actividades estão, na sua maior parte, organizadas por áreas, sendo que estas não são estanques, podendo e devendo o educador criar novos conteúdos, desde que isso corresponda a uma expectativa por parte das crianças. É fundamental o educador conhecer quais as áreas de preferência de cada uma das crianças. Mas, por mais que o educador queira inovar e modificar a sua sala, por vezes há poucos meios para isso. No modelo curricular High Scope, a organização do espaço educativo ocupa um papel central na construção de aprendizagens. Um educador deve procurar tornar a sua sala de actividades num local em que as crianças gostem de estar, que lhes proporcione múltiplas e diversificadas experiências e que, de certo modo, vá de encontro às suas preferências, pois cada criança tem gostos e interesses diferentes. Normalmente, há uma tendência para escolher sempre a mesma área, sendo aqui essencial o papel do educador no acompanhamento da escolha das crianças de modo a garantir que estas experimentam todos os recursos disponíveis. Nestas idades, as crianças “aprendem fazendo” por isso, é importante que experimentem e vivenciem tudo. Este estudo mostra as preferências de cada criança e é bastante interessante reparar nas diferenças existentes de sala para sala.In kindergarten almost every classroom is organized in different areas that can be changed from time to time. The educator can and should create new activities as long as they correspond to the children’s expectations. It is fundamental for the educator to know the areas of preference of each child. However, sometimes the educator wants to innovate and change the classroom where he/she works but the means or support to do that are not always available. The organization of the educative space plays a central role in the construction of learning in the High Scope curricular model. An educator must always try to transform his/her classroom in a place where children enjoy being, providing them multiple and varied experiences according to their preferences, because each child has different tastes and interests. Usually, there is a tendency to choose always the same area. Thus, the role of the educator in accompanying the children’s choice is essential to make sure they experiment all the areas. Children within this range of ages learn by doing, so it is important for them to experiment and live all there is to live. This study shows the preferences of each child and it is very interesting to notice the differences there are in different classrooms.2015-11-18T13:53:07Z2011-10-07T00:00:00Z2011-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1365porSilva, Carla Sofia Martins dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:40Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:33.496525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das crianças |
title |
A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das crianças |
spellingShingle |
A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das crianças Silva, Carla Sofia Martins da Jardim-de-infância Áreas Sala de actividades Crianças Educador Kindergarten Areas Activity room Children Educator |
title_short |
A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das crianças |
title_full |
A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das crianças |
title_fullStr |
A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das crianças |
title_full_unstemmed |
A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das crianças |
title_sort |
A importância da organização do espaço no jardim-de-infância : áreas preferidas das crianças |
author |
Silva, Carla Sofia Martins da |
author_facet |
Silva, Carla Sofia Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Sofia Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim-de-infância Áreas Sala de actividades Crianças Educador Kindergarten Areas Activity room Children Educator |
topic |
Jardim-de-infância Áreas Sala de actividades Crianças Educador Kindergarten Areas Activity room Children Educator |
description |
No Jardim-de-infância todas as salas de actividades estão, na sua maior parte, organizadas por áreas, sendo que estas não são estanques, podendo e devendo o educador criar novos conteúdos, desde que isso corresponda a uma expectativa por parte das crianças. É fundamental o educador conhecer quais as áreas de preferência de cada uma das crianças. Mas, por mais que o educador queira inovar e modificar a sua sala, por vezes há poucos meios para isso. No modelo curricular High Scope, a organização do espaço educativo ocupa um papel central na construção de aprendizagens. Um educador deve procurar tornar a sua sala de actividades num local em que as crianças gostem de estar, que lhes proporcione múltiplas e diversificadas experiências e que, de certo modo, vá de encontro às suas preferências, pois cada criança tem gostos e interesses diferentes. Normalmente, há uma tendência para escolher sempre a mesma área, sendo aqui essencial o papel do educador no acompanhamento da escolha das crianças de modo a garantir que estas experimentam todos os recursos disponíveis. Nestas idades, as crianças “aprendem fazendo” por isso, é importante que experimentem e vivenciem tudo. Este estudo mostra as preferências de cada criança e é bastante interessante reparar nas diferenças existentes de sala para sala. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-07T00:00:00Z 2011-10-07 2015-11-18T13:53:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1365 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131521516306432 |