O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103416
Resumo: Dissertação de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_b0ad5665d6d4d38c9ae0b0598de20877
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICATHE IMPACT OF THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP ON THE SELF-EFFICIENCY OF TRAINEE TEACHERS ON THE INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN THE PHYSICAL EDUCATION CLASSAutoeficáciaAlunos EstagiáriosEducação FísicaSelf-efficacyPres-service TeachersPhysical EducationDissertação de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaSelf-efficacy is, according to Bandura (1982), the belief or confidence that each individual will have in the ability to complete a certain task or solve a problem. Physics in an inclusive context as it helps us to understand their feelings, beliefs and motivations regarding the inclusion of students with disabilities. In this context, the present study intends to analyze the differences in the Self-Efficacy of the Interns of the Master's Degree in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Cycles of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra in relation to the inclusion of students with disabilities, evaluated in 2 different times: beginning and end of the school year.For data collection, the Self-Efficacy Scale in Inclusive Physical Education (EAE-EFI) was used, validated by Campos et al (2022) and this is the Portuguese version of the Self-Efficacy Scale for Physical Education Teacher Education Majors towards Children With Disabilities questionnaire. (SE-PETE-D) (Block et al., 2013).60 students from the 2nd Year of the Master's in Teaching Physical Education in the Basic and Secondary Cycles participated, 44 (73.3%) male and 16 (26.7%) female. The ages are between 21 and 46 years old (M= 24.55 years; SD=4.30).There are significant differences in the perception of self-efficacy for males and for the visually impaired, concluding that the pedagogical internship has a relevant role in changing the perception of effectiveness of trainee teachersA autoeficácia é, segundo Bandura (1982), a crença ou confiança que cada individuo terá na capacidade para completar uma determinada tarefa ou resolver um problema, assim a autoeficácia torna-se um dos indicadores mais importantes no estudo das atitudes de futuros professores de Educação Física no contexto inclusivo pois ajuda-nos a compreende os seus sentimentos, crenças e motivações relativamente à inclusão de alunos com deficiência. Neste contexto, o presente estudo pretende analisar as diferenças na Autoeficácia dos Estagiários de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ciclos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra face à Inclusão de alunos com deficiência, avaliadas em 2 momentos diferentes: início e no final do ano letivo.Para a recolha de dados foi utilizada a Escala de Autoeficácia na Educação Física Inclusiva (EAE-EFI), validada por Campos et al (2022) sendo esta a versão portuguesa do questionário Self-Efficacy Scale for Physical Education Teacher Education Majors towards Children With Disabilities (SE-PETE-D) (Block et al., 2013).Participaram 60 estudantes do 2º Ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ciclos Básico e Secundário, 44 (73.3%) do sexo masculino e 16 (26.7%) do sexo feminino. As idades estão compreendidas entre os 21 e os 46 anos (M= 24.55 anos; DP=4.30).Verificam-se diferenças significativas na perceção de autoeficácia para o sexo masculino e para a deficiência visual, concluindo que o estágio pedagógico tem um papel relevante na alteração da perceção de eficácia dos professores estagiários.2022-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103416http://hdl.handle.net/10316/103416TID:203095758porCosta, Carolina Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-11T21:40:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:15.436023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
THE IMPACT OF THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP ON THE SELF-EFFICIENCY OF TRAINEE TEACHERS ON THE INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN THE PHYSICAL EDUCATION CLASS
title O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Costa, Carolina Cruz
Autoeficácia
Alunos Estagiários
Educação Física
Self-efficacy
Pres-service Teachers
Physical Education
title_short O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort O IMPACTO DO ESTÁGIO PEDAGÓGICO NA AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Costa, Carolina Cruz
author_facet Costa, Carolina Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carolina Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Alunos Estagiários
Educação Física
Self-efficacy
Pres-service Teachers
Physical Education
topic Autoeficácia
Alunos Estagiários
Educação Física
Self-efficacy
Pres-service Teachers
Physical Education
description Dissertação de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103416
http://hdl.handle.net/10316/103416
TID:203095758
url http://hdl.handle.net/10316/103416
identifier_str_mv TID:203095758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134095775629312