A memória de Scapin
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2016.0010 |
Resumo: | Qualquer investigador de História do Teatro se vê confrontado um dia com o problema fundamental e complexo da labilidade dos traços deixados por uma arte efémera em que a memória é «parcial, truncada, fragmentada», imaginária (Georges Banu). Como reunir os fios dispersos dessa memória e interpretar o seu sentido? O exemplo de Scapin, menos conhecido e menos emblemático do que Arlequim, serve aqui como suporte para responder a essa questão. Tentar-se-á neste estudo reconstruir a memória de Scapin através dos traços textuais e iconográficos que nos chegaram. HISTÓRIA DO TEATRO / COMMEDIA DELL'ARTE / MEMÓRIA DO ACTOR / ICONOGRAFIA TEATRAL / SCAPIN |
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A memória de ScapinLa mémoire de ScapinHistory of theatreCommedia dell'arteActor's memoryTheatre iconographyScapinHistória do teatroCommedia dell'arteMemória do actorIconografia teatralScapinQualquer investigador de História do Teatro se vê confrontado um dia com o problema fundamental e complexo da labilidade dos traços deixados por uma arte efémera em que a memória é «parcial, truncada, fragmentada», imaginária (Georges Banu). Como reunir os fios dispersos dessa memória e interpretar o seu sentido? O exemplo de Scapin, menos conhecido e menos emblemático do que Arlequim, serve aqui como suporte para responder a essa questão. Tentar-se-á neste estudo reconstruir a memória de Scapin através dos traços textuais e iconográficos que nos chegaram. HISTÓRIA DO TEATRO / COMMEDIA DELL'ARTE / MEMÓRIA DO ACTOR / ICONOGRAFIA TEATRAL / SCAPINTout chercheur en histoire du théâtre est un jour confronté au problème fondamental et complexe le problème fondamental et complexe de la labilité des traces laissées par un art éphémère dans dans laquelle la mémoire est "partielle, tronquée, fragmentée", imaginaire (Georges Banu). Comment rassembler les fils dispersés de cette mémoire et en interpréter le sens ? L'exemple de Scapin, moins connu et moins emblématique qu'Arlequin, sert ici de support pour répondre à cette réponse à cette question. Dans cette étude, nous allons essayer de reconstituer la mémoire de Scapin à travers les traces textuelles et iconographiques qui nous sont parvenues. HISTOIRE DU THÉÂTRE / COMMEDIA DELL’ARTE / MÉMOIRE DE L’ACTEUR / ICONOGRAPHIE THÉÂTRALE / SCAPINCentro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51427/cet.sdc.2016.0010https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2016.0010Sinais de Cena; 2nd series, nr. 1 (2016); 113-128Sinais de Cena; 2e série, n°1 (2016); 113-128Sinais de Cena; 2.ª série, n.º 1 (2016); 113-1282184-95521646-0715reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/16611https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/16611/17876Direitos de Autor (c) 2016 Françoise Decroisetteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDecroisette, Françoise2023-09-23T05:42:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:37:54.772781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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