Entre preparar o enfermeiro e o educar em enfermagem: uma transição paradigmática do fazer pedagógico dos docentes do curso de enfermagem em feira de Santana/BA: uma análise a partir do pensar, do sentir e do fazer
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7272 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo-geral desta dissertação consistiu em conhecer as representações dos docentes sobre as diversas formas de educar no ensino do curso de enfermagem de uma instituição universitária do Estado da Bahia . A questão básica foi: quais são as dimensões que permeiam o discurso dos professores com relação à prática pedagógica exercida no curso de enfermagem referente à humanização do cuidado de enfermagem, ou seja, sua capacidade de pensar, sentir, agir e re-significar a sua vivência de enfermagem no fazer, no pensar e no sentir como atitudes a fomentar nos estudantes. Metodologia. Para atender os objetivos da pesquisa o método foi estudo de caso com abordagem baseada na Teoria das Representações Sociais conforme Moscovici, e na Análise de Conteúdo. Um roteiro de perguntas foi utilizado nas entrevistas realizadas com docentes. Essa metodologia foi escolhida porque permitia interações explicitas entre a pesquisadora e os docentes envolvidos. Foi útil porque pode desvelar as falas dos docentes e assim tornar claro o discurso dos mesmos. Resultados. Os professores revelaram suas crenças nos fundamentos da humanização, isto é, que eles têm tentado se basear em suas aulas de enfermagem na metodologia preconizada na arte do cuidar em enfermagem. Sendo orientados por esse principio, eles tentam desenvolver um pensar e ações de forma que seus estudantes possam humanizar o cuidar do outro, o paciente, com solicitude. As falas revelam que a experiência no cuidar em enfermagem é fundamento no conteúdo das aulas dos docentes, e guia o docente no ensino de enfermagem, mas os domínios técnicos e científicos também são colocados no ensino para o estudante os poder mobiliza . Conclusão. Aparentemente, em termos gerais, como revelado pelos docentes participantes dessa pesquisa, há uma compreensão acerca do cuidar do paciente, de forma que os futuros profissionais possam mobilizar o cuidar humano do paciente, no dia-a-dia em suas atividades. Nas recomendações sugere-se a necessidade de pesquisas que ofereçam subsídios para melhoria do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem. |
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Entre preparar o enfermeiro e o educar em enfermagem: uma transição paradigmática do fazer pedagógico dos docentes do curso de enfermagem em feira de Santana/BA: uma análise a partir do pensar, do sentir e do fazerMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENFERMAGEMRELAÇÃO TERAPÊUTICAEDUCATIONNURSINGTHERAPEUTIC RELATIONSHIPObjetivo: O objetivo-geral desta dissertação consistiu em conhecer as representações dos docentes sobre as diversas formas de educar no ensino do curso de enfermagem de uma instituição universitária do Estado da Bahia . A questão básica foi: quais são as dimensões que permeiam o discurso dos professores com relação à prática pedagógica exercida no curso de enfermagem referente à humanização do cuidado de enfermagem, ou seja, sua capacidade de pensar, sentir, agir e re-significar a sua vivência de enfermagem no fazer, no pensar e no sentir como atitudes a fomentar nos estudantes. Metodologia. Para atender os objetivos da pesquisa o método foi estudo de caso com abordagem baseada na Teoria das Representações Sociais conforme Moscovici, e na Análise de Conteúdo. Um roteiro de perguntas foi utilizado nas entrevistas realizadas com docentes. Essa metodologia foi escolhida porque permitia interações explicitas entre a pesquisadora e os docentes envolvidos. Foi útil porque pode desvelar as falas dos docentes e assim tornar claro o discurso dos mesmos. Resultados. Os professores revelaram suas crenças nos fundamentos da humanização, isto é, que eles têm tentado se basear em suas aulas de enfermagem na metodologia preconizada na arte do cuidar em enfermagem. Sendo orientados por esse principio, eles tentam desenvolver um pensar e ações de forma que seus estudantes possam humanizar o cuidar do outro, o paciente, com solicitude. As falas revelam que a experiência no cuidar em enfermagem é fundamento no conteúdo das aulas dos docentes, e guia o docente no ensino de enfermagem, mas os domínios técnicos e científicos também são colocados no ensino para o estudante os poder mobiliza . Conclusão. Aparentemente, em termos gerais, como revelado pelos docentes participantes dessa pesquisa, há uma compreensão acerca do cuidar do paciente, de forma que os futuros profissionais possam mobilizar o cuidar humano do paciente, no dia-a-dia em suas atividades. Nas recomendações sugere-se a necessidade de pesquisas que ofereçam subsídios para melhoria do Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem.Objective: The objective of this dissertation-general was to know the representations of teachers on the various forms of education in teaching nursing courses from a university in the State of Bahia. The basic question was: what are the dimensions that permeate the discourse of teachers regarding pedagogical practice exercised in the course of nursing regarding the humanization of nursing care, ie, their ability to think, feel, act and re-signify their experience in nursing do, think and feel as attitudes to foster students. Methodology. To meet the objectives of the research method was case study based on the Theory of Social Representations as Moscovici, and content analysis approach. A structured interview was used in interviews with teachers. This methodology was chosen because it allowed explicit interactions between the researcher and the teachers involved. Was useful because it can reveal the lines of teachers and thus make clear the speech of them. Results. Teachers revealed their belief in the fundamentals of humanization, that is, they have tried to rely on their nursing classes in the methodology recommended in the art of nursing care. Being guided by this principle, they try to develop the thinking and actions so that their students can humanize the care of the other, the patient, with solicitude. The statements reveal that the experience in nursing care is the basis of content of the classes of teachers, and the teaching guide in nursing education, but the technical and scientific fields are also placed on teaching the student to be able to mobilize these. Conclusion. Apparently, in general terms, as revealed by the teachers participating in this research, there is an understanding about caring for the patient, so that future professionals can mobilize human care for the patient, day-to-day activities. In the recommendations suggest the need for research that offer grants for improving Political Pedagogical Project of Nursing.2016-09-21T14:19:09Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7272TID:201252295pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Fábia Limareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:25Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:47.248260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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