Aptidões sociais e rotinas da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9916 |
Resumo: | Na idade pré-escolar, as aptidões sociais e as rotinas desempenham um papel de destaque na vida das crianças. As aptidões sociais são importantes para um desempenho apropriado nas tarefas sociais das crianças, contribuindo para o ajustamento social na infância, adolescência e vida adulta. Por outro lado, as rotinas criam estabilidade, segurança e, posteriormente, o desenvolvimento de certas aptidões nas crianças. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre as aptidões sociais e as rotinas de crianças em idade pré-escolar. A amostra envolveu 104 mães e pais de crianças em idade pré-escolar (2-6 anos) e a recolha de dados foi feita com recurso à escala de Aptidões Sociais, das Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – Segunda Edição (ECIP-2) e ao Questionário de Rotinas da Criança: Pré-Escolar (QRC: P). O coeficiente alfa de Cronbach para o resultado total de escala de Aptidões Sociais foi de .90 e de .79 para o QRC: P. Obteve-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa (r=.50; p< .01) entre os resultados totais dos dois instrumentos, indicando que crianças com mais rotinas apresentam mais aptidões sociais. Os resultados apontaram para a existência de diferenças estatisticamente significativas nos resultados das ECIP-2 atendendo à variável sociodemográfica idade; no caso do QRC: P as diferenças verificaram-se nas variáveis sexo, idade, escolaridade da mãe e do pai. Foram ainda identificados os itens referentes às aptidões sociais e rotinas mais e menos cotados pelos pais das crianças. São discutidas as implicações dos resultados deste estudo, apontando propostas para estudos futuros. |
id |
RCAP_b0c4a4fdc9d767ac5ce3519735dc9281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9916 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aptidões sociais e rotinas da criançaUm estudo com pais de crianças em idade pré-escolarAptidões SociaisPré-EscolarRotinas da CriançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaNa idade pré-escolar, as aptidões sociais e as rotinas desempenham um papel de destaque na vida das crianças. As aptidões sociais são importantes para um desempenho apropriado nas tarefas sociais das crianças, contribuindo para o ajustamento social na infância, adolescência e vida adulta. Por outro lado, as rotinas criam estabilidade, segurança e, posteriormente, o desenvolvimento de certas aptidões nas crianças. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre as aptidões sociais e as rotinas de crianças em idade pré-escolar. A amostra envolveu 104 mães e pais de crianças em idade pré-escolar (2-6 anos) e a recolha de dados foi feita com recurso à escala de Aptidões Sociais, das Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – Segunda Edição (ECIP-2) e ao Questionário de Rotinas da Criança: Pré-Escolar (QRC: P). O coeficiente alfa de Cronbach para o resultado total de escala de Aptidões Sociais foi de .90 e de .79 para o QRC: P. Obteve-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa (r=.50; p< .01) entre os resultados totais dos dois instrumentos, indicando que crianças com mais rotinas apresentam mais aptidões sociais. Os resultados apontaram para a existência de diferenças estatisticamente significativas nos resultados das ECIP-2 atendendo à variável sociodemográfica idade; no caso do QRC: P as diferenças verificaram-se nas variáveis sexo, idade, escolaridade da mãe e do pai. Foram ainda identificados os itens referentes às aptidões sociais e rotinas mais e menos cotados pelos pais das crianças. São discutidas as implicações dos resultados deste estudo, apontando propostas para estudos futuros.In pre-school age, social skills and routines play a prominent role in children's lives. Social skills are important for an appropriate performance in children’s social tasks, contributing to social adjustment in childhood, adolescence and adult life. On the other hand, routines create stability, safety and, subsequently, the development of certain skills in children. The main goal of this study was to analyze the relationship between social skills and pre-school children routines. The sample involved 104 mothers and fathers of pre-school children (2-6 years old) and data collection was done using the Social Skills scale of the Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – Segunda Edição (ECIP-2) and the Questionário de Rotinas da Criança: Pré-Escolar(QRC: P). The Cronbach's alpha coefficient for the total score of the Social Skills scale was .90 and .79 for the QRC: P. There was a positive and statistically significant correlation (r = .50; p <. 01) between the total score of both instruments, indicating that children with more routines have more social skills. The results revealed the existence of statistically significant differences in the results of the ECIP-2 considering the sociodemographic variable age; for the QRC: P the differences were verified for the variables gender, age, mother and father schooling. The more and less rated items by parents related to social skills and routines were also identified. The implications of the results are discussed, pointing out proposals for future studies.Cunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosaMajor, SofiauBibliorumLourenço, Ana Margarida Pereira2020-03-10T17:09:14Z2018-10-82018-11-072018-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9916TID:202357228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:00.292882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aptidões sociais e rotinas da criança Um estudo com pais de crianças em idade pré-escolar |
title |
Aptidões sociais e rotinas da criança |
spellingShingle |
Aptidões sociais e rotinas da criança Lourenço, Ana Margarida Pereira Aptidões Sociais Pré-Escolar Rotinas da Criança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Aptidões sociais e rotinas da criança |
title_full |
Aptidões sociais e rotinas da criança |
title_fullStr |
Aptidões sociais e rotinas da criança |
title_full_unstemmed |
Aptidões sociais e rotinas da criança |
title_sort |
Aptidões sociais e rotinas da criança |
author |
Lourenço, Ana Margarida Pereira |
author_facet |
Lourenço, Ana Margarida Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa Major, Sofia uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Ana Margarida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aptidões Sociais Pré-Escolar Rotinas da Criança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Aptidões Sociais Pré-Escolar Rotinas da Criança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Na idade pré-escolar, as aptidões sociais e as rotinas desempenham um papel de destaque na vida das crianças. As aptidões sociais são importantes para um desempenho apropriado nas tarefas sociais das crianças, contribuindo para o ajustamento social na infância, adolescência e vida adulta. Por outro lado, as rotinas criam estabilidade, segurança e, posteriormente, o desenvolvimento de certas aptidões nas crianças. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre as aptidões sociais e as rotinas de crianças em idade pré-escolar. A amostra envolveu 104 mães e pais de crianças em idade pré-escolar (2-6 anos) e a recolha de dados foi feita com recurso à escala de Aptidões Sociais, das Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – Segunda Edição (ECIP-2) e ao Questionário de Rotinas da Criança: Pré-Escolar (QRC: P). O coeficiente alfa de Cronbach para o resultado total de escala de Aptidões Sociais foi de .90 e de .79 para o QRC: P. Obteve-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa (r=.50; p< .01) entre os resultados totais dos dois instrumentos, indicando que crianças com mais rotinas apresentam mais aptidões sociais. Os resultados apontaram para a existência de diferenças estatisticamente significativas nos resultados das ECIP-2 atendendo à variável sociodemográfica idade; no caso do QRC: P as diferenças verificaram-se nas variáveis sexo, idade, escolaridade da mãe e do pai. Foram ainda identificados os itens referentes às aptidões sociais e rotinas mais e menos cotados pelos pais das crianças. São discutidas as implicações dos resultados deste estudo, apontando propostas para estudos futuros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-8 2018-11-07 2018-11-07T00:00:00Z 2020-03-10T17:09:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/9916 TID:202357228 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/9916 |
identifier_str_mv |
TID:202357228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136390776094720 |