Aptidões sociais e rotinas da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Margarida Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9916
Resumo: Na idade pré-escolar, as aptidões sociais e as rotinas desempenham um papel de destaque na vida das crianças. As aptidões sociais são importantes para um desempenho apropriado nas tarefas sociais das crianças, contribuindo para o ajustamento social na infância, adolescência e vida adulta. Por outro lado, as rotinas criam estabilidade, segurança e, posteriormente, o desenvolvimento de certas aptidões nas crianças. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre as aptidões sociais e as rotinas de crianças em idade pré-escolar. A amostra envolveu 104 mães e pais de crianças em idade pré-escolar (2-6 anos) e a recolha de dados foi feita com recurso à escala de Aptidões Sociais, das Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – Segunda Edição (ECIP-2) e ao Questionário de Rotinas da Criança: Pré-Escolar (QRC: P). O coeficiente alfa de Cronbach para o resultado total de escala de Aptidões Sociais foi de .90 e de .79 para o QRC: P. Obteve-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa (r=.50; p< .01) entre os resultados totais dos dois instrumentos, indicando que crianças com mais rotinas apresentam mais aptidões sociais. Os resultados apontaram para a existência de diferenças estatisticamente significativas nos resultados das ECIP-2 atendendo à variável sociodemográfica idade; no caso do QRC: P as diferenças verificaram-se nas variáveis sexo, idade, escolaridade da mãe e do pai. Foram ainda identificados os itens referentes às aptidões sociais e rotinas mais e menos cotados pelos pais das crianças. São discutidas as implicações dos resultados deste estudo, apontando propostas para estudos futuros.
id RCAP_b0c4a4fdc9d767ac5ce3519735dc9281
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9916
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aptidões sociais e rotinas da criançaUm estudo com pais de crianças em idade pré-escolarAptidões SociaisPré-EscolarRotinas da CriançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaNa idade pré-escolar, as aptidões sociais e as rotinas desempenham um papel de destaque na vida das crianças. As aptidões sociais são importantes para um desempenho apropriado nas tarefas sociais das crianças, contribuindo para o ajustamento social na infância, adolescência e vida adulta. Por outro lado, as rotinas criam estabilidade, segurança e, posteriormente, o desenvolvimento de certas aptidões nas crianças. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre as aptidões sociais e as rotinas de crianças em idade pré-escolar. A amostra envolveu 104 mães e pais de crianças em idade pré-escolar (2-6 anos) e a recolha de dados foi feita com recurso à escala de Aptidões Sociais, das Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – Segunda Edição (ECIP-2) e ao Questionário de Rotinas da Criança: Pré-Escolar (QRC: P). O coeficiente alfa de Cronbach para o resultado total de escala de Aptidões Sociais foi de .90 e de .79 para o QRC: P. Obteve-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa (r=.50; p< .01) entre os resultados totais dos dois instrumentos, indicando que crianças com mais rotinas apresentam mais aptidões sociais. Os resultados apontaram para a existência de diferenças estatisticamente significativas nos resultados das ECIP-2 atendendo à variável sociodemográfica idade; no caso do QRC: P as diferenças verificaram-se nas variáveis sexo, idade, escolaridade da mãe e do pai. Foram ainda identificados os itens referentes às aptidões sociais e rotinas mais e menos cotados pelos pais das crianças. São discutidas as implicações dos resultados deste estudo, apontando propostas para estudos futuros.In pre-school age, social skills and routines play a prominent role in children's lives. Social skills are important for an appropriate performance in children’s social tasks, contributing to social adjustment in childhood, adolescence and adult life. On the other hand, routines create stability, safety and, subsequently, the development of certain skills in children. The main goal of this study was to analyze the relationship between social skills and pre-school children routines. The sample involved 104 mothers and fathers of pre-school children (2-6 years old) and data collection was done using the Social Skills scale of the Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – Segunda Edição (ECIP-2) and the Questionário de Rotinas da Criança: Pré-Escolar(QRC: P). The Cronbach's alpha coefficient for the total score of the Social Skills scale was .90 and .79 for the QRC: P. There was a positive and statistically significant correlation (r = .50; p <. 01) between the total score of both instruments, indicating that children with more routines have more social skills. The results revealed the existence of statistically significant differences in the results of the ECIP-2 considering the sociodemographic variable age; for the QRC: P the differences were verified for the variables gender, age, mother and father schooling. The more and less rated items by parents related to social skills and routines were also identified. The implications of the results are discussed, pointing out proposals for future studies.Cunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosaMajor, SofiauBibliorumLourenço, Ana Margarida Pereira2020-03-10T17:09:14Z2018-10-82018-11-072018-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9916TID:202357228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:00.292882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aptidões sociais e rotinas da criança
Um estudo com pais de crianças em idade pré-escolar
title Aptidões sociais e rotinas da criança
spellingShingle Aptidões sociais e rotinas da criança
Lourenço, Ana Margarida Pereira
Aptidões Sociais
Pré-Escolar
Rotinas da Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Aptidões sociais e rotinas da criança
title_full Aptidões sociais e rotinas da criança
title_fullStr Aptidões sociais e rotinas da criança
title_full_unstemmed Aptidões sociais e rotinas da criança
title_sort Aptidões sociais e rotinas da criança
author Lourenço, Ana Margarida Pereira
author_facet Lourenço, Ana Margarida Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa
Major, Sofia
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Ana Margarida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidões Sociais
Pré-Escolar
Rotinas da Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Aptidões Sociais
Pré-Escolar
Rotinas da Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Na idade pré-escolar, as aptidões sociais e as rotinas desempenham um papel de destaque na vida das crianças. As aptidões sociais são importantes para um desempenho apropriado nas tarefas sociais das crianças, contribuindo para o ajustamento social na infância, adolescência e vida adulta. Por outro lado, as rotinas criam estabilidade, segurança e, posteriormente, o desenvolvimento de certas aptidões nas crianças. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre as aptidões sociais e as rotinas de crianças em idade pré-escolar. A amostra envolveu 104 mães e pais de crianças em idade pré-escolar (2-6 anos) e a recolha de dados foi feita com recurso à escala de Aptidões Sociais, das Escalas de Comportamento para a Idade Pré-Escolar – Segunda Edição (ECIP-2) e ao Questionário de Rotinas da Criança: Pré-Escolar (QRC: P). O coeficiente alfa de Cronbach para o resultado total de escala de Aptidões Sociais foi de .90 e de .79 para o QRC: P. Obteve-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa (r=.50; p< .01) entre os resultados totais dos dois instrumentos, indicando que crianças com mais rotinas apresentam mais aptidões sociais. Os resultados apontaram para a existência de diferenças estatisticamente significativas nos resultados das ECIP-2 atendendo à variável sociodemográfica idade; no caso do QRC: P as diferenças verificaram-se nas variáveis sexo, idade, escolaridade da mãe e do pai. Foram ainda identificados os itens referentes às aptidões sociais e rotinas mais e menos cotados pelos pais das crianças. São discutidas as implicações dos resultados deste estudo, apontando propostas para estudos futuros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-8
2018-11-07
2018-11-07T00:00:00Z
2020-03-10T17:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9916
TID:202357228
url http://hdl.handle.net/10400.6/9916
identifier_str_mv TID:202357228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390776094720