Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/3063 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_b0c9c64e55addc621b630aa38fa9cb10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolarEducação pré-escolarMotivaçãoLeituraExpressões artísticasPreschool educationMotivationReadingArtistic expressionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio contempla duas vertentes do trabalho que realizámos e do qual aqui damos conta, a componente da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e a componente de investigação empírica, cuja temática é “Motivação para a leitura através das Expressões Artísticas no Pré-Escolar”. Numa fase inicial fazemos uma síntese do trabalho realizado ao longo da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar (dado que a investigação empírica decorreu neste mesmo contexto) e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Compreender se as crianças na Educação Pré-Escolar ficam mais motivadas para a leitura recorrendo às Expressões Artísticas foi o ponto de partida para a definição de objetivos e construção do desenho investigativo intrínseco à Prática Supervisionada. Tratou-se de uma investigação qualitativa, com uma amostra constituída por um grupo de dez crianças, dentro da faixa etária dos 5/6 anos. Estas crianças foram previamente referenciadas pela Educadora Cooperante como sendo as cinco mais e as cinco menos motivadas para a leitura. A recolha de dados foi feita através da nossa própria observação, de uma entrevista às dez crianças, de notas de campo, de registos fotográficos e da escala de envolvimento de Lovaina. Para atingir os objetivos definidos, foram desenvolvidas quatro atividades de leitura, uma para avaliar a motivação para a leitura sem recurso às Expressões, outra para avaliar a motivação para a leitura através da Expressão Plástica, uma para avaliar a motivação para a leitura através da Expressão Musical e uma última para avaliar a motivação para a leitura através da Expressão Dramática. Os resultados destas atividades juntamente com a análise feita das entrevistas às crianças foram as principais fontes de dados tidas em consideração neste estudo.Abstract: The present traineeship report contains two components of the work we have done and which we describe here, the Supervised Practice component in Preschool Education and in the 1st Cycle of Basic Education and the empirical research part which theme is "Motivation for reading through Artistic Expressions in Preschool ". Initially we make a synthesis of the work carried out throughout the Supervised Practice in Preschool Education (given that the empirical research was held in this same context) and in the 1st Cycle of Basic Education. Understand if children in Preschool Education are more motivated to read using the Artistic Expressions was the starting point for the definition of objectives and construction of the intrinsic investigative design of the Supervised Practice. This was a qualitative investigation with a sample group of ten children within the age group of 5/6 years. These children were previously referenced by the Kindergarten Teacher as the five most and the five less motivated to read. The collection of data was done through our own observation, an interview to the ten children, field notes, photographic records and the Leuven Involvement Scale. To achieve the defined objectives were developed four reading activities, one to evaluate the motivation to read without the use of Expressions, another to evaluate the motivation to read through Artistic Expression, other to evaluate the motivation to read through the Musical Expression and the last to evaluate the motivation for reading through Dramatic Expression. The results of these activities, along with the analysis of the interviews with children, were the main sources of data taken into account in this study.Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteLeitão, Maria Madalena Amaral VeigaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRamos, Cláudia Isabel Oliveira2015-11-09T11:35:35Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3063TID:201036401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:15.117768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar |
title |
Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar |
spellingShingle |
Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar Ramos, Cláudia Isabel Oliveira Educação pré-escolar Motivação Leitura Expressões artísticas Preschool education Motivation Reading Artistic expressions Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar |
title_full |
Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar |
title_fullStr |
Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar |
title_sort |
Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar |
author |
Ramos, Cláudia Isabel Oliveira |
author_facet |
Ramos, Cláudia Isabel Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte Leitão, Maria Madalena Amaral Veiga Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Cláudia Isabel Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Motivação Leitura Expressões artísticas Preschool education Motivation Reading Artistic expressions Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Motivação Leitura Expressões artísticas Preschool education Motivation Reading Artistic expressions Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-09T11:35:35Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/3063 TID:201036401 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/3063 |
identifier_str_mv |
TID:201036401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130803976798208 |