Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Cláudia Isabel Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/3063
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_b0c9c64e55addc621b630aa38fa9cb10
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolarEducação pré-escolarMotivaçãoLeituraExpressões artísticasPreschool educationMotivationReadingArtistic expressionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio contempla duas vertentes do trabalho que realizámos e do qual aqui damos conta, a componente da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e a componente de investigação empírica, cuja temática é “Motivação para a leitura através das Expressões Artísticas no Pré-Escolar”. Numa fase inicial fazemos uma síntese do trabalho realizado ao longo da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar (dado que a investigação empírica decorreu neste mesmo contexto) e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Compreender se as crianças na Educação Pré-Escolar ficam mais motivadas para a leitura recorrendo às Expressões Artísticas foi o ponto de partida para a definição de objetivos e construção do desenho investigativo intrínseco à Prática Supervisionada. Tratou-se de uma investigação qualitativa, com uma amostra constituída por um grupo de dez crianças, dentro da faixa etária dos 5/6 anos. Estas crianças foram previamente referenciadas pela Educadora Cooperante como sendo as cinco mais e as cinco menos motivadas para a leitura. A recolha de dados foi feita através da nossa própria observação, de uma entrevista às dez crianças, de notas de campo, de registos fotográficos e da escala de envolvimento de Lovaina. Para atingir os objetivos definidos, foram desenvolvidas quatro atividades de leitura, uma para avaliar a motivação para a leitura sem recurso às Expressões, outra para avaliar a motivação para a leitura através da Expressão Plástica, uma para avaliar a motivação para a leitura através da Expressão Musical e uma última para avaliar a motivação para a leitura através da Expressão Dramática. Os resultados destas atividades juntamente com a análise feita das entrevistas às crianças foram as principais fontes de dados tidas em consideração neste estudo.Abstract: The present traineeship report contains two components of the work we have done and which we describe here, the Supervised Practice component in Preschool Education and in the 1st Cycle of Basic Education and the empirical research part which theme is "Motivation for reading through Artistic Expressions in Preschool ". Initially we make a synthesis of the work carried out throughout the Supervised Practice in Preschool Education (given that the empirical research was held in this same context) and in the 1st Cycle of Basic Education. Understand if children in Preschool Education are more motivated to read using the Artistic Expressions was the starting point for the definition of objectives and construction of the intrinsic investigative design of the Supervised Practice. This was a qualitative investigation with a sample group of ten children within the age group of 5/6 years. These children were previously referenced by the Kindergarten Teacher as the five most and the five less motivated to read. The collection of data was done through our own observation, an interview to the ten children, field notes, photographic records and the Leuven Involvement Scale. To achieve the defined objectives were developed four reading activities, one to evaluate the motivation to read without the use of Expressions, another to evaluate the motivation to read through Artistic Expression, other to evaluate the motivation to read through the Musical Expression and the last to evaluate the motivation for reading through Dramatic Expression. The results of these activities, along with the analysis of the interviews with children, were the main sources of data taken into account in this study.Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteLeitão, Maria Madalena Amaral VeigaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRamos, Cláudia Isabel Oliveira2015-11-09T11:35:35Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3063TID:201036401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:15.117768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar
title Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar
spellingShingle Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar
Ramos, Cláudia Isabel Oliveira
Educação pré-escolar
Motivação
Leitura
Expressões artísticas
Preschool education
Motivation
Reading
Artistic expressions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar
title_full Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar
title_fullStr Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar
title_full_unstemmed Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar
title_sort Motivação para a leitura através das expressões artísticas no pré-escolar
author Ramos, Cláudia Isabel Oliveira
author_facet Ramos, Cláudia Isabel Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte
Leitão, Maria Madalena Amaral Veiga
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Cláudia Isabel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Motivação
Leitura
Expressões artísticas
Preschool education
Motivation
Reading
Artistic expressions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Motivação
Leitura
Expressões artísticas
Preschool education
Motivation
Reading
Artistic expressions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-09T11:35:35Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/3063
TID:201036401
url http://hdl.handle.net/10400.11/3063
identifier_str_mv TID:201036401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130803976798208