Perceção do papel dos recursos humanos no posicionamento estratégico da empresa: estudo de caso na Empresa Nacional de Gestão de Aeroportos e Navegação Aérea - Angola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5539 |
Resumo: | A história da sociedade humana sempre foi fiel ao retrato das diferentes etapas do seu desenvolvimento. O ser humano sempre sentiu a necessidade de realizar os seus propósitos de sobrevivência, conjugando os diferentes elementos inerentes a este processo. As organizações se destacam na manipulação de recursos valiosos, que exigem a busca permanente de equilíbrios sustentáveis. Para tal, estas elaboram estratégias, que permitam o alcance de seus objetivos, garantindo a sustentabilidade interna e externa. O presente trabalho de pesquisa centrou o seu exercício na perceção do papel que a Área de Recursos Humanos no processo definição da estratégia, focalizando os diferentes modelos que vão desde o RH estritamente operacional ao RH estratégico. Esta dimensão evidenciou o papel decisivo do alinhamento do RH à estratégia, como parte integrante da estratégia global da organização, desde a formulação até a implementação. Foi realizado um estudo de caso qualitativo na Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA-EP), em Angola, caracterizado, pela recolha exaustiva de documentos relevantes da gestão da empresa, e concomitantemente a coleta de dados por via de um questionário escrito, que revelaram o estádio evolutivo da Área de RH, bem como o seu posicionamento ainda como órgão de consultoria interna, necessitando trabalhar novas ideias e estruturar procedimentos que integrem com maior facilidade a Área de RH no processo de definição da estratégia, configurando-a como gestora de talentos e competências, com foco no conhecimento e no capital humano. |
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Perceção do papel dos recursos humanos no posicionamento estratégico da empresa: estudo de caso na Empresa Nacional de Gestão de Aeroportos e Navegação Aérea - AngolaRecursos humanosEstratégiaIntegração estratégicaHuman resourcesStrategyStrategic integrationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA história da sociedade humana sempre foi fiel ao retrato das diferentes etapas do seu desenvolvimento. O ser humano sempre sentiu a necessidade de realizar os seus propósitos de sobrevivência, conjugando os diferentes elementos inerentes a este processo. As organizações se destacam na manipulação de recursos valiosos, que exigem a busca permanente de equilíbrios sustentáveis. Para tal, estas elaboram estratégias, que permitam o alcance de seus objetivos, garantindo a sustentabilidade interna e externa. O presente trabalho de pesquisa centrou o seu exercício na perceção do papel que a Área de Recursos Humanos no processo definição da estratégia, focalizando os diferentes modelos que vão desde o RH estritamente operacional ao RH estratégico. Esta dimensão evidenciou o papel decisivo do alinhamento do RH à estratégia, como parte integrante da estratégia global da organização, desde a formulação até a implementação. Foi realizado um estudo de caso qualitativo na Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA-EP), em Angola, caracterizado, pela recolha exaustiva de documentos relevantes da gestão da empresa, e concomitantemente a coleta de dados por via de um questionário escrito, que revelaram o estádio evolutivo da Área de RH, bem como o seu posicionamento ainda como órgão de consultoria interna, necessitando trabalhar novas ideias e estruturar procedimentos que integrem com maior facilidade a Área de RH no processo de definição da estratégia, configurando-a como gestora de talentos e competências, com foco no conhecimento e no capital humano.The history of human society has always been faithful to the picture of the different stages of its development. The human being has always felt the need for their survival purposes, bringing together the different elements inherent in this process. Organizations stand out in the handling of valuable resources, which require the permanent search for sustainable balances. To this end, these design strategies that allow the achievement of its objectives, ensuring internal and external sustainability. This research work focused its exercise in the perception of role that Human Resources Area in the process of defining strategy, focusing on the different models ranging from the strictly operational HR to strategic HR. This dimension highlighted the decisive role of HR alignment with strategy, as part of the overall strategy of the organization, from formulation to implementation. It conducted a qualitative case study in the National Company of Airports Exploration and Air Navigation (ENANA-EP), Angola, characterized by the extensive collection of relevant documents of the company's management, while also collecting data by means of a questionnaire, which revealed the evolutionary stage of the HR area, as well as its position even as internal advisory body, needing work new ideas and structure procedures incorporating more easily the HR area in the policy process, configuring itself as manager of talent and skills, focused on knowledge and human capital.Bandeira, FernandoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaNóbrega, Filipe de Freitas Sodré da2016-09-28T09:45:23Z2016-09-23T00:00:00Z2016-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5539202447405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:52Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:24.615254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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