Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península Ibérica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marina Escudeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21776
Resumo: Introdução: A tecnologia digital tem tido uma evolução muito rápida nas últimas três décadas, particularmente com a introdução dos sistemas CAD-CAM, mais direcionados para a confecção de restaurações indirectas na área da Prostodontia. Objetivos: Estudar o método de ensino e importância atribuída à tecnologia CAD-CAM nas instituições de ensino de Medicina Dentária na Península Ibérica. Pretendeu-se também analisar: em que ciclos de estudos a tecnologia CAD-CAM é lecionada, nomeadamente Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) em Portugal e o seu equivalente Grado en Odontología em Espanha, assim como ciclos de estudos avançados (pós-graduação, mestrados, especializações e doutoramentos); quais as áreas disciplinares que incluem no seu programa conteúdos sobre esta tecnologia; qual a tipologia de ensino aplicada (teórica, teórico-prática ou clínica); qual o nível de ensino dos conteúdos programáticos; qual o nível de utilização em ambiente clínico; e qual a importância atribuída pelos docentes a esta tecnologia para a aprendizagem nas diversas áreas de Reabilitação Oral. Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico observacional transversal. Foram contactadas todas as Instituições de Ensino Superior de Medicina Dentária da Península Ibérica. A taxa de resposta foi de 48% (total: 12 instituições). Os dados foram recolhidos através de um questionário online, dedicado a temática do ensino da Tecnologia de CAD/CAM ao nível do MIMD, pós-graduação e doutoramento. Resultados: A grande maioria dos docentes aborda a tecnologia de CAD/CAM na formação dos futuros Médicos Dentistas na Península Ibérica. No MIMD em Portugal, esta matéria ocupa, maioritariamente, menos de 5 horas a ser lecionada e durante a pós-graduação esta é abordada, em 43%, durante mais de 15 horas. Já em Espanha, durante o Grado en Odontología, metade da população alvo indica abordar o tema também por menos de 5 horas e 25% por mais de 15 horas. Na pós-graduação em Espanha, 43% da população indica abordar o tema entre 10-15 horas e 43% por mais de 15 horas. A maioria dos alunos, na prática clínica universitária tem já acesso a um sistema CAD/CAM, dentro da própria Faculdade. Contudo, em Portugal este é apenas utilizado em situações pontuais, enquanto em Espanha é utilizado de uma forma mais rotineira na prática clínica universitária. Quanto aos materiais utilizados, em Portugal é utilizado o dissilicato de lítio, a zircónia e metais; já em Espanha, apesar de estes serem os mais utilizados, outros materiais como a alumina, leucite, cerâmicas feldspáticas e compósitos são também empregados para a construção de restaurações indiretas. Todos os docentes, em Portugal, afirmam que os seus alunos não se encontram preparados para trabalhar com os sistemas CAD/CAM sem formação adicional. Em Espanha, durante o Grado en Odontología a maioria (75%) também afirma que os seus alunos não estão preparados para trabalhar com um sistema CAD/CAM, no entanto para o nível de pós-graduação, 67% afirma que estão preparados. Conclusões: A tecnologia CAD-CAM é abordada em todos os níveis de ensino superior de Medicina Dentária, tanto em Portugal como em Espanha. Contudo, os docentes consideram que os alunos não se encontram preparados para lidar com esta tecnologia sem formação adicional. Apesar disso, a maioria reconhece a importância destes sistemas, o que revela necessidade de integrar de forma adequada a tecnologia CAD/CAM nas instituições de ensino superior de Medicina Dentária
id RCAP_b0e37b596128d8c73176d788ec86c9d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península IbéricaSistema CAD/CAMProstodontiaEnsino em medicina dentáriaMateriais dentáriosEducationDentalComputer-aided designProsthodonticsDental materialDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasIntrodução: A tecnologia digital tem tido uma evolução muito rápida nas últimas três décadas, particularmente com a introdução dos sistemas CAD-CAM, mais direcionados para a confecção de restaurações indirectas na área da Prostodontia. Objetivos: Estudar o método de ensino e importância atribuída à tecnologia CAD-CAM nas instituições de ensino de Medicina Dentária na Península Ibérica. Pretendeu-se também analisar: em que ciclos de estudos a tecnologia CAD-CAM é lecionada, nomeadamente Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) em Portugal e o seu equivalente Grado en Odontología em Espanha, assim como ciclos de estudos avançados (pós-graduação, mestrados, especializações e doutoramentos); quais as áreas disciplinares que incluem no seu programa conteúdos sobre esta tecnologia; qual a tipologia de ensino aplicada (teórica, teórico-prática ou clínica); qual o nível de ensino dos conteúdos programáticos; qual o nível de utilização em ambiente clínico; e qual a importância atribuída pelos docentes a esta tecnologia para a aprendizagem nas diversas áreas de Reabilitação Oral. Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico observacional transversal. Foram contactadas todas as Instituições de Ensino Superior de Medicina Dentária da Península Ibérica. A taxa de resposta foi de 48% (total: 12 instituições). Os dados foram recolhidos através de um questionário online, dedicado a temática do ensino da Tecnologia de CAD/CAM ao nível do MIMD, pós-graduação e doutoramento. Resultados: A grande maioria dos docentes aborda a tecnologia de CAD/CAM na formação dos futuros Médicos Dentistas na Península Ibérica. No MIMD em Portugal, esta matéria ocupa, maioritariamente, menos de 5 horas a ser lecionada e durante a pós-graduação esta é abordada, em 43%, durante mais de 15 horas. Já em Espanha, durante o Grado en Odontología, metade da população alvo indica abordar o tema também por menos de 5 horas e 25% por mais de 15 horas. Na pós-graduação em Espanha, 43% da população indica abordar o tema entre 10-15 horas e 43% por mais de 15 horas. A maioria dos alunos, na prática clínica universitária tem já acesso a um sistema CAD/CAM, dentro da própria Faculdade. Contudo, em Portugal este é apenas utilizado em situações pontuais, enquanto em Espanha é utilizado de uma forma mais rotineira na prática clínica universitária. Quanto aos materiais utilizados, em Portugal é utilizado o dissilicato de lítio, a zircónia e metais; já em Espanha, apesar de estes serem os mais utilizados, outros materiais como a alumina, leucite, cerâmicas feldspáticas e compósitos são também empregados para a construção de restaurações indiretas. Todos os docentes, em Portugal, afirmam que os seus alunos não se encontram preparados para trabalhar com os sistemas CAD/CAM sem formação adicional. Em Espanha, durante o Grado en Odontología a maioria (75%) também afirma que os seus alunos não estão preparados para trabalhar com um sistema CAD/CAM, no entanto para o nível de pós-graduação, 67% afirma que estão preparados. Conclusões: A tecnologia CAD-CAM é abordada em todos os níveis de ensino superior de Medicina Dentária, tanto em Portugal como em Espanha. Contudo, os docentes consideram que os alunos não se encontram preparados para lidar com esta tecnologia sem formação adicional. Apesar disso, a maioria reconhece a importância destes sistemas, o que revela necessidade de integrar de forma adequada a tecnologia CAD/CAM nas instituições de ensino superior de Medicina DentáriaIntroduction: In the last three decades there has been a major evolution on digital dentistry, mainly related to CAD-CAM system, particularly used for indirect restorations in Prosthodontics. Objectives: To analyze how CAD-CAM technology is included in the dental education curricula of the dental schools in the Iberian Peninsula, particularly: the level of dental education where it is taught (Dental Medicine Degree, Post-graduations, PhD programs); in which subjects is this theme included; the type of lectures (theoretical, theoretical-practical or clinical); the educational level of the syllabus; the level of use in a clinical setting; and the value that Faculty elements consider on Oral Rehabilitation learning. Methods: A cross-sectional observational epidemiological study was conducted. All the Dental Education Higher Education Institutions of the Iberia Peninsula were contacted. The response rate was 48% (total: 12 institutions). All the data were collected via an online questionnaire, dedicated to the theme of CAD/CAM technology in the different levels of higher education. Results: The vast majority of Professor covers the CAD/CAM technology in the training of future Dentists in the Iberian Peninsula. In the DMD course in Portugal (MIMD), this contents occupies less than 5 hours in the subject syllabus, and in the post-graduation programs, over 15 hours in 43% of the institutions. In the DMD Course (Grado) in Spain half of the target population also address this issues on less than 5 hours and 25% for more than 15 hours. In Post-graduate education in Spain, 43% of the target population address this issue between 10-15 hours and 43% for more than 15 hours. Most of students in the university clinic already have access to CAD/CAM systems, within the Institution. However, in Portugal it is used only in specific situations, while in Spain it is used more routinely in a university clinical practice. As for the materials used in CAD-CAM systems, the most common in Portugal are: lithium disilicate, zirconia and metals; in Spain, although these are also the most common used materials, other materials such as alumina, leucite, feldspathic ceramics and composites are also used for the construction of indirect restorations. All Professors in Portugal claim that their students are not prepared to work with CAD / CAM systems without additional training. In Spain, during the graduation in Dentistry, the majority (75%) consider that their students are not prepared to work with a CAD/CAM system. In a Post-Graduation level, 67% consider to be prepared. Conclusions: CAD-CAM theme is already addressed at all levels of education of Dentistry, both in Portugal and in Spain, but Professors say that students are not prepared to deal with this technology without additional training. Nevertheless, most recognize the importance of it, which shows the need to integrate properly CAD/CAM technology in higher education institutions of Dental Medicine.Correia, André Ricardo MaiaAraújo, FilipeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Marina Escudeiro2017-03-14T15:00:02Z2016-12-1620162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21776TID:201492938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:06.693388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península Ibérica
title Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península Ibérica
spellingShingle Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península Ibérica
Marques, Marina Escudeiro
Sistema CAD/CAM
Prostodontia
Ensino em medicina dentária
Materiais dentários
Education
Dental
Computer-aided design
Prosthodontics
Dental material
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península Ibérica
title_full Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península Ibérica
title_fullStr Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península Ibérica
title_full_unstemmed Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península Ibérica
title_sort Ensino da tecnologia CAD/CAM nos cursos de medicina dentária da Península Ibérica
author Marques, Marina Escudeiro
author_facet Marques, Marina Escudeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, André Ricardo Maia
Araújo, Filipe
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Marina Escudeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema CAD/CAM
Prostodontia
Ensino em medicina dentária
Materiais dentários
Education
Dental
Computer-aided design
Prosthodontics
Dental material
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Sistema CAD/CAM
Prostodontia
Ensino em medicina dentária
Materiais dentários
Education
Dental
Computer-aided design
Prosthodontics
Dental material
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description Introdução: A tecnologia digital tem tido uma evolução muito rápida nas últimas três décadas, particularmente com a introdução dos sistemas CAD-CAM, mais direcionados para a confecção de restaurações indirectas na área da Prostodontia. Objetivos: Estudar o método de ensino e importância atribuída à tecnologia CAD-CAM nas instituições de ensino de Medicina Dentária na Península Ibérica. Pretendeu-se também analisar: em que ciclos de estudos a tecnologia CAD-CAM é lecionada, nomeadamente Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) em Portugal e o seu equivalente Grado en Odontología em Espanha, assim como ciclos de estudos avançados (pós-graduação, mestrados, especializações e doutoramentos); quais as áreas disciplinares que incluem no seu programa conteúdos sobre esta tecnologia; qual a tipologia de ensino aplicada (teórica, teórico-prática ou clínica); qual o nível de ensino dos conteúdos programáticos; qual o nível de utilização em ambiente clínico; e qual a importância atribuída pelos docentes a esta tecnologia para a aprendizagem nas diversas áreas de Reabilitação Oral. Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico observacional transversal. Foram contactadas todas as Instituições de Ensino Superior de Medicina Dentária da Península Ibérica. A taxa de resposta foi de 48% (total: 12 instituições). Os dados foram recolhidos através de um questionário online, dedicado a temática do ensino da Tecnologia de CAD/CAM ao nível do MIMD, pós-graduação e doutoramento. Resultados: A grande maioria dos docentes aborda a tecnologia de CAD/CAM na formação dos futuros Médicos Dentistas na Península Ibérica. No MIMD em Portugal, esta matéria ocupa, maioritariamente, menos de 5 horas a ser lecionada e durante a pós-graduação esta é abordada, em 43%, durante mais de 15 horas. Já em Espanha, durante o Grado en Odontología, metade da população alvo indica abordar o tema também por menos de 5 horas e 25% por mais de 15 horas. Na pós-graduação em Espanha, 43% da população indica abordar o tema entre 10-15 horas e 43% por mais de 15 horas. A maioria dos alunos, na prática clínica universitária tem já acesso a um sistema CAD/CAM, dentro da própria Faculdade. Contudo, em Portugal este é apenas utilizado em situações pontuais, enquanto em Espanha é utilizado de uma forma mais rotineira na prática clínica universitária. Quanto aos materiais utilizados, em Portugal é utilizado o dissilicato de lítio, a zircónia e metais; já em Espanha, apesar de estes serem os mais utilizados, outros materiais como a alumina, leucite, cerâmicas feldspáticas e compósitos são também empregados para a construção de restaurações indiretas. Todos os docentes, em Portugal, afirmam que os seus alunos não se encontram preparados para trabalhar com os sistemas CAD/CAM sem formação adicional. Em Espanha, durante o Grado en Odontología a maioria (75%) também afirma que os seus alunos não estão preparados para trabalhar com um sistema CAD/CAM, no entanto para o nível de pós-graduação, 67% afirma que estão preparados. Conclusões: A tecnologia CAD-CAM é abordada em todos os níveis de ensino superior de Medicina Dentária, tanto em Portugal como em Espanha. Contudo, os docentes consideram que os alunos não se encontram preparados para lidar com esta tecnologia sem formação adicional. Apesar disso, a maioria reconhece a importância destes sistemas, o que revela necessidade de integrar de forma adequada a tecnologia CAD/CAM nas instituições de ensino superior de Medicina Dentária
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2016
2016-12-16T00:00:00Z
2017-03-14T15:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21776
TID:201492938
url http://hdl.handle.net/10400.14/21776
identifier_str_mv TID:201492938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131869627809792