Atendimento educacional especializado na Escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Comissário Francisco Barbosa. Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sónia Regina Sena de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3099
Resumo: O presente estudo teve como tema central o Atendimento Educacional Especializado: um estudo de caso. Integra-se na linha de pesquisa da inovação pedagógica incidindo em uma reflexão sobre as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas Sala de Recurso Multifuncional da escola de Educação infantil e Ensino Fundamental Comissário Francisco Barbosa, situada no Município de Maracanaú-CE. Por intermédio deste estudo, procurou-se investigar se o Atendimento Educacional Especializado envolve Práticas pedagógicas inovadoras que contribuem para processo de ensino e aprendizagem inclusivos na sala de aula comum. Para alcançar estes objetivos, optou-se pela pesquisa qualitativa na realização de um estudo de caso com abordagem do tipo etnográfica educacional, enfatizando a descrição da realidade investigada, fez-se uso de análise documental, do diário de campo, do questionário estruturado e da observação participante, proporcionando uma aproximação com o meio investigado. Para fundamentação teórica desta pesquisa, buscou-se respaldo nos estudos de Carlos Fino, Seymour Papert, Thomas Kuhn, Lev Semyonovich Vygotsky. Já os conceitos e concepção sobre o atendimento educacional especializado nos estudos de Mantoan, Valente, Cunha, dentre outros. Com este estudo concluiu-se que as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do Atendimento Educacional Especializado favorecem no desenvolvimento dos alunos com deficiência proporcionando a inclusão deles no ensino regular e na sociedade como um todo. A inovação pedagógica no AEE, então, foi percebida nas pesquisas, pelas mudanças nas estratégias utilizadas durante o processo real de ensino, as quais eliminaram as barreiras que são colocadas à aprendizagem e à participação do aluno com deficiência.
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