Escola, família e comunidade: um elo na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Ariana da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3101
Resumo: A presente dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo: compreender se existe inovação nas práticas pedagógicas na pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Antônio Gonçalves - EFAG situada no interior do município de Antônio Gonçalves-Bahia. Ressaltamos que, as práticas pedagógicas desenvolvidas por essa escola têm chamado bastante atenção, principalmente por alternar o tempo e os espaços de aprendizagens desses alunos. Além disso, todo trabalho pedagógico é planejado embasado na realidade dos sujeitos, por isso, se buscou pesquisar se essas práticas pedagógicas usadas possibilitam chamalas de inovadoras. Assim para verificar a existência buscou-se fazer um aprofundamento teórico em autores como: Fino, Papert, Toffler, Nozella, Gimonet, Passos e Melo sobre o conceito de inovação pedagógica, prática pedagógica inovadora e Pedagogia da Alternância para que se tenha uma certeza acerca do que estava sendo pesquisado. Logo, foram escolhidos como sujeitos os alunos do 4º ano do Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Agropecuária, por terem mais tempo estudando nesse espaço e uma maior maturidade para responder as inquietações. Assim, todo trabalho de campo foi realizado por meio da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, usando a observação participante, a entrevista etnográfica, o grupo focal e a análise documental para colher os dados necessários. A partir da análise dos dados colhidos, verificamos que as práticas pedagógicas utilizada na EFAG através da Pedagogia da Alternância pode serem consideradas inovadoras, pois permite que os alunos participem de todas as atividades de forma colaborativa, usando sua criatividade, possibilitando uma interação com a realidade em que eles vivem, neste caso o campo.
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