Escola, família e comunidade: um elo na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3101 |
Resumo: | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo: compreender se existe inovação nas práticas pedagógicas na pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Antônio Gonçalves - EFAG situada no interior do município de Antônio Gonçalves-Bahia. Ressaltamos que, as práticas pedagógicas desenvolvidas por essa escola têm chamado bastante atenção, principalmente por alternar o tempo e os espaços de aprendizagens desses alunos. Além disso, todo trabalho pedagógico é planejado embasado na realidade dos sujeitos, por isso, se buscou pesquisar se essas práticas pedagógicas usadas possibilitam chamalas de inovadoras. Assim para verificar a existência buscou-se fazer um aprofundamento teórico em autores como: Fino, Papert, Toffler, Nozella, Gimonet, Passos e Melo sobre o conceito de inovação pedagógica, prática pedagógica inovadora e Pedagogia da Alternância para que se tenha uma certeza acerca do que estava sendo pesquisado. Logo, foram escolhidos como sujeitos os alunos do 4º ano do Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Agropecuária, por terem mais tempo estudando nesse espaço e uma maior maturidade para responder as inquietações. Assim, todo trabalho de campo foi realizado por meio da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, usando a observação participante, a entrevista etnográfica, o grupo focal e a análise documental para colher os dados necessários. A partir da análise dos dados colhidos, verificamos que as práticas pedagógicas utilizada na EFAG através da Pedagogia da Alternância pode serem consideradas inovadoras, pois permite que os alunos participem de todas as atividades de forma colaborativa, usando sua criatividade, possibilitando uma interação com a realidade em que eles vivem, neste caso o campo. |
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Escola, família e comunidade: um elo na prática pedagógicaPedagogia da alternânciaInovação pedagógicaPrática pedagógicaPedagogy of alternationPedagogical innovationPedagogical practiceCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo: compreender se existe inovação nas práticas pedagógicas na pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Antônio Gonçalves - EFAG situada no interior do município de Antônio Gonçalves-Bahia. Ressaltamos que, as práticas pedagógicas desenvolvidas por essa escola têm chamado bastante atenção, principalmente por alternar o tempo e os espaços de aprendizagens desses alunos. Além disso, todo trabalho pedagógico é planejado embasado na realidade dos sujeitos, por isso, se buscou pesquisar se essas práticas pedagógicas usadas possibilitam chamalas de inovadoras. Assim para verificar a existência buscou-se fazer um aprofundamento teórico em autores como: Fino, Papert, Toffler, Nozella, Gimonet, Passos e Melo sobre o conceito de inovação pedagógica, prática pedagógica inovadora e Pedagogia da Alternância para que se tenha uma certeza acerca do que estava sendo pesquisado. Logo, foram escolhidos como sujeitos os alunos do 4º ano do Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Agropecuária, por terem mais tempo estudando nesse espaço e uma maior maturidade para responder as inquietações. Assim, todo trabalho de campo foi realizado por meio da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, usando a observação participante, a entrevista etnográfica, o grupo focal e a análise documental para colher os dados necessários. A partir da análise dos dados colhidos, verificamos que as práticas pedagógicas utilizada na EFAG através da Pedagogia da Alternância pode serem consideradas inovadoras, pois permite que os alunos participem de todas as atividades de forma colaborativa, usando sua criatividade, possibilitando uma interação com a realidade em que eles vivem, neste caso o campo.This dissertation is the result of a research that aimed to understand whether there is innovation in pedagogical practices in Pedagogy of Alternation of School Family Agricultural Antonio Gonçalves - EFAG situated within the municipality of Antônio Gonçalves-Bahia. We emphasize that pedagogical practices developed by this school has called a lot of attention, mainly by switching the time and the learning spaces of these students. In addition, all pedagogical work is planned based on the reality of the subjects, so we sought to search if these pedagogical practices used has the possibility of being called innovative. So, to check this possibility we sought to make a theoretical deepening in authors such as Fino, Papert, Toffler, Nozella, Gimonet, Passos and Melo about the concept of pedagogical innovation, innovative pedagogical practice and Pedagogy of Alternation in order to be sure about what was being searched. Soon, were chosen as subjects the students of the 4th year of High School integrated with technical course in Agriculture for having more time studying in this space and a more mature to answer concerns. So, all field work was conducted through the qualitative research of ethnographic nature using the participant observation, the ethnographic interview, the focus group and the document analysis to gather the necessary data. From the analysis of the collected data, we found that the pedagogical practices used in EFAG through the Pedagogy of Alternation can be considered innovative because it allows students to participate in all activities collaboratively, using their creativity, enabling an interaction with reality in which they live, in this case the field.Brazão, José Paulo GomesMacedo, Roberto SidneiDigitUMaMattos, Ariana da Silva2021-02-04T14:23:19Z2020-07-07T00:00:00Z2020-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3101202581594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:57.195345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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