A importância da compreensão na resolução de problemas de processo: um contributo para a educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Cláudia Sofia Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1513
Resumo: O presente relatório está integrado na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório divide-se em quatro partes, sendo que na primeira parte é apresentada a caracterização do contexto e do grupo de crianças; na segunda parte são apresentadas duas das planificações desenvolvidas cuja seleção se encontra devidamente fundamentada; na terceira parte é apresentado um estudo de investigação em educação matemática que tem como principal objetivo saber de que forma é que a compreensão de um problema realizado por uma criança em idade pré-escolar influencia a sua resolução; e, por fim, na quarta parte apresenta-se uma reflexão sobre as experiências vivenciadas no 1º CEB e no Pré-Escolar. Destaco com relevância a terceira parte deste relatório que, como já foi referido, apresenta um estudo de investigação sustentado por três questões de investigação: (1) Como é que as crianças compreendem o problema?; (2) Que dificuldades é que emergem dessa compreensão?; (3) Que estratégias usam para resolver os problemas?. Este estudo foi orientado por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, que adotou o desenho de estudo de caso. O caso foi constituído por dez crianças com cinco anos de idade do jardim-de-infância do contexto onde decorria a Prática de Ensino Supervisionada II. Para a recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas, como: tarefas de resolução de problemas, entrevistas, gravações áudio-vídeo, documentos e notas de campo. As tarefas incidiam sobre problemas de processo e constituíram a fase fundamental de toda a investigação, surgindo sempre integradas nas planificações desenvolvidas no contexto. Através da análise dos dados recolhidos verificou-se que as crianças estavam motivadas para a resolução de problemas de processo e utilizaram estratégias diferentes na resolução. No entanto, evidenciaram que algumas das dificuldades apresentadas na resolução emergiram da falta de compreensão do enunciado, apresentado oralmente.
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