Crescer… com as bandas filarmónicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5968 |
Resumo: | A filarmónica é uma autêntica instituição nacional? Sem dúvida. Há neste caso que protege-la, dar-lhe o relevo que necessita e fazer dela uma forte “construção” (Freitas 1946, p. 30). Este trabalho consiste numa pesquisa de mestrado onde se ambicionou observar e analisar a influência das bandas de música na formação profissional do instrumentista de sopro e percussão. O propósito é analisar qual a relevância dessas associações nos instrumentistas e quais os resultados na sua formação como músicos profissionais. A recolha dos dados foi realizada através de um questionário elaborado pela equipa de investigação aplicado a 102 indivíduos e também foram realizadas entrevistas. A nossa amostra foi constituída por indivíduos cuja idade se situa entre os 10 e os 63 anos, sendo que a maioria é do sexo masculino. Os resultados foram de encontro com o objetivo da investigação, demonstraram a importância das bandas de música e das suas escolas na aprendizagem musical no ensino vocacional. Os resultados evidenciaram que o ensino nas bandas filarmónicas e nas instituições do ensino vocacional de música são distintos, mas complementam-se, sendo que muitos músicos iniciam a sua formação nas bandas de música e ingressam no ensino formal, para prosseguir os seus estudos musicais. |
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Crescer… com as bandas filarmónicasBanda filarmónicaInstrumentista de sopro e percussãoEnsino de músicaEnsino vocacionalEnsino não formalPhilharmonicBlowing and percussion musicianMusic teachingVocational teachingNon formal teachingDomínio/Área Científica : HumanidadesA filarmónica é uma autêntica instituição nacional? Sem dúvida. Há neste caso que protege-la, dar-lhe o relevo que necessita e fazer dela uma forte “construção” (Freitas 1946, p. 30). Este trabalho consiste numa pesquisa de mestrado onde se ambicionou observar e analisar a influência das bandas de música na formação profissional do instrumentista de sopro e percussão. O propósito é analisar qual a relevância dessas associações nos instrumentistas e quais os resultados na sua formação como músicos profissionais. A recolha dos dados foi realizada através de um questionário elaborado pela equipa de investigação aplicado a 102 indivíduos e também foram realizadas entrevistas. A nossa amostra foi constituída por indivíduos cuja idade se situa entre os 10 e os 63 anos, sendo que a maioria é do sexo masculino. Os resultados foram de encontro com o objetivo da investigação, demonstraram a importância das bandas de música e das suas escolas na aprendizagem musical no ensino vocacional. Os resultados evidenciaram que o ensino nas bandas filarmónicas e nas instituições do ensino vocacional de música são distintos, mas complementam-se, sendo que muitos músicos iniciam a sua formação nas bandas de música e ingressam no ensino formal, para prosseguir os seus estudos musicais.Abstract : “Are the Philharmonic a true national institution? Without any doubt. One must protect it, giving it the necessary affirmation to make it a stronger “construction” (Freitas 1946, p. 30). This thesis consists in a masters degree survey where both the blowing and percussion musicians are influenced by the professional school training. The main aim is to analise the relevance of these associations on this music players and how it will affect their careers as professional musicians. The data was collected through a questionary and an interview made by the investigation team to a universe of 102 individuals. The sample is constituted by individuals aged between 10 and 63, mostly male. The results are aligned with the investigation goal, showing the philharmonics and its schools importance in the music learning field at the vocational school system. The results show that teaching at philharmonics and at vocational teaching institutions are different, however complementary, several musicians start their training at these philharmonics and go back to formal teaching schools , to progress in their musical formation.Ladeira, Pedro Miguel ReixaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPereira, Isabel do Carmo Cerqueira Lima2018-02-17T16:11:57Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5968TID:201881632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:40.386855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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