A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Diogo Manuel Campos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17651
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o efeito das estratégias de autoeficácia e a criatividade do professor na autoeficácia e nos resultados dos alunos na disciplina de Iniciação Musical. Para obter resultados, efetuamos um estudo com 52 alunos que frequentavam o 4ª ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila Nova de Famalicão. O estudo foi dividido em três momentos: num primeiro momento foram avaliadas as crenças de autoeficácia através de um questionário; num segundo momento, foi realizada uma aula com recurso à criatividade do professor, na qual foram medidas novamente as crenças de autoeficácia através do mesmo questionário e realizada uma ficha de avaliação teórico-prática; no terceiro momento foram acrescentadas as estratégias de autoeficácia por parte do professor e foi efetuada a mesma avaliação do momento anterior. Os resultados mostram uma relação positiva entre a autoeficácia dos alunos e os seus resultados; revelando também que maiores índices de autoeficácia e melhores notas foram alcançados no final do estudo.
id RCAP_b11528ac02d244a5b87ccb345592d07a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17651
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musicalAutoeficáciaCriatividadeIniciação musicalSelf-efficacyCreativityMusic initiationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO objetivo principal deste trabalho foi avaliar o efeito das estratégias de autoeficácia e a criatividade do professor na autoeficácia e nos resultados dos alunos na disciplina de Iniciação Musical. Para obter resultados, efetuamos um estudo com 52 alunos que frequentavam o 4ª ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila Nova de Famalicão. O estudo foi dividido em três momentos: num primeiro momento foram avaliadas as crenças de autoeficácia através de um questionário; num segundo momento, foi realizada uma aula com recurso à criatividade do professor, na qual foram medidas novamente as crenças de autoeficácia através do mesmo questionário e realizada uma ficha de avaliação teórico-prática; no terceiro momento foram acrescentadas as estratégias de autoeficácia por parte do professor e foi efetuada a mesma avaliação do momento anterior. Os resultados mostram uma relação positiva entre a autoeficácia dos alunos e os seus resultados; revelando também que maiores índices de autoeficácia e melhores notas foram alcançados no final do estudo.The core goal of this work was to evaluate the effect of teacher’s self-efficacy strategies and creativity in the Music Initiation students’ self-efficacy and in their results. To obtain data, we prepared a study with 52 students of the 4th year classes of Pedome’s School Grouping, Vila Nova de Famalicão. The study was divided in three moments: in the first moment were assessed the self-efficacy believes through a questionnaire; in a second moment was made a lesson using the teacher’s creativity, and again was measured the self-efficacy levels and pupils answered a theoretical/practice test; in the third moment it was added teacher’s self-efficacy strategies and was made the same evaluation of the last moment. The results show a positive correlation between the students’ self-efficacy and their results; and also that better self-efficacy scores and higher grades were achieved in the study’s conclusion.Lopes, Paulo Jorge FerreiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFaria, Diogo Manuel Campos de2015-05-19T08:09:21Z2015-03-0620142015-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17651TID:201488469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:35:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:44.275963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical
title A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical
spellingShingle A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical
Faria, Diogo Manuel Campos de
Autoeficácia
Criatividade
Iniciação musical
Self-efficacy
Creativity
Music initiation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical
title_full A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical
title_fullStr A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical
title_full_unstemmed A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical
title_sort A influência do professor criativo nos níveis de autoeficácia do aluno : um estudo de caso na disciplina de iniciação musical
author Faria, Diogo Manuel Campos de
author_facet Faria, Diogo Manuel Campos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Paulo Jorge Ferreira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Diogo Manuel Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Criatividade
Iniciação musical
Self-efficacy
Creativity
Music initiation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Autoeficácia
Criatividade
Iniciação musical
Self-efficacy
Creativity
Music initiation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o efeito das estratégias de autoeficácia e a criatividade do professor na autoeficácia e nos resultados dos alunos na disciplina de Iniciação Musical. Para obter resultados, efetuamos um estudo com 52 alunos que frequentavam o 4ª ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila Nova de Famalicão. O estudo foi dividido em três momentos: num primeiro momento foram avaliadas as crenças de autoeficácia através de um questionário; num segundo momento, foi realizada uma aula com recurso à criatividade do professor, na qual foram medidas novamente as crenças de autoeficácia através do mesmo questionário e realizada uma ficha de avaliação teórico-prática; no terceiro momento foram acrescentadas as estratégias de autoeficácia por parte do professor e foi efetuada a mesma avaliação do momento anterior. Os resultados mostram uma relação positiva entre a autoeficácia dos alunos e os seus resultados; revelando também que maiores índices de autoeficácia e melhores notas foram alcançados no final do estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-05-19T08:09:21Z
2015-03-06
2015-03-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17651
TID:201488469
url http://hdl.handle.net/10400.14/17651
identifier_str_mv TID:201488469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131826039554048