Relações entre foco regulatório, autoeficácia criativa e criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Joyce Vânia Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4086
Resumo: A criatividade é um importante recurso pessoal que, aliado a recursos organizacionais, pode colocar as empresas em vantagens competitivas e estimular crescimento e desenvolvimento, tanto individual quanto organizacional. O desempenho criativo além de se correlacionar positivamente ao foco regulatório em promoção, pode ser influenciado pela crença do indivíduo em sua capacidade de produzir resultados criativos, conceituada como autoeficácia criativa. Esta dissertação tem como objetivo principal investigar as relações mantidas entre criatividade, foco regulatório e autoeficácia criativa, no contexto organizacional brasileiro. Foram realizados três estudos – dois teóricos e um empírico, sendo o primeiro um artigo teórico que discorre sobre a criatividade e seus aspectos teóricos relevantes a este estudo. Já o segundo se trata de um artigo que busca analisar o estado da arte do conhecimento sobre a autoeficácia criativa. O terceiro, por sua vez, é um artigo empírico, sendo um estudo de corte transversal, quantitativo, descritivo e correlacional, que visa analisar as relações existentes entre as variáveis estudadas, a saber autoeficácia criativa, criatividade e foco regulatório, bem como o poder de mediação da autoeficácia criativa na relação entre foco regulatório e criatividade, testando assim o modelo teórico conceitual. Os dados foram coletados na forma de autorrelato, por meio da Escala de Autoeficácia Criativa, Escala de Criatividade e Escala do Foco Regulatório (apenas itens relacionados ao foco regulatório em promoção). O estudo foi desenvolvido com 125 trabalhadores com idade média de 35 anos, sendo 97 do sexo feminino e 28 do sexo masculino. Para o tratamento de dados, foram utilizados os programas de análise estatística SPSS 22.0, AMOS 22.0 e Process. Os resultados permitiram concluir que o foco regulatório em promoção está positivamente correlacionado à criatividade e à autoeficácia criativa, e que esta está correlacionada positivamente à criatividade. O teste do modelo de mediação indicou que a autoeficácia criativa atuou como mediadora na relação entre foco regulatório em promoção e criatividade, permitindo verificar com mais clareza de que forma a autoeficácia criativa, na condição de variável mediadora, influencia a relação entre foco regulatório em promoção e criatividade.
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spelling Relações entre foco regulatório, autoeficácia criativa e criatividadeautoeficácia criativa; criatividade; foco regulatório; trabalhocreative self-efficacy; creativity; regulatory focus; work.CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA criatividade é um importante recurso pessoal que, aliado a recursos organizacionais, pode colocar as empresas em vantagens competitivas e estimular crescimento e desenvolvimento, tanto individual quanto organizacional. O desempenho criativo além de se correlacionar positivamente ao foco regulatório em promoção, pode ser influenciado pela crença do indivíduo em sua capacidade de produzir resultados criativos, conceituada como autoeficácia criativa. Esta dissertação tem como objetivo principal investigar as relações mantidas entre criatividade, foco regulatório e autoeficácia criativa, no contexto organizacional brasileiro. Foram realizados três estudos – dois teóricos e um empírico, sendo o primeiro um artigo teórico que discorre sobre a criatividade e seus aspectos teóricos relevantes a este estudo. Já o segundo se trata de um artigo que busca analisar o estado da arte do conhecimento sobre a autoeficácia criativa. O terceiro, por sua vez, é um artigo empírico, sendo um estudo de corte transversal, quantitativo, descritivo e correlacional, que visa analisar as relações existentes entre as variáveis estudadas, a saber autoeficácia criativa, criatividade e foco regulatório, bem como o poder de mediação da autoeficácia criativa na relação entre foco regulatório e criatividade, testando assim o modelo teórico conceitual. Os dados foram coletados na forma de autorrelato, por meio da Escala de Autoeficácia Criativa, Escala de Criatividade e Escala do Foco Regulatório (apenas itens relacionados ao foco regulatório em promoção). O estudo foi desenvolvido com 125 trabalhadores com idade média de 35 anos, sendo 97 do sexo feminino e 28 do sexo masculino. Para o tratamento de dados, foram utilizados os programas de análise estatística SPSS 22.0, AMOS 22.0 e Process. Os resultados permitiram concluir que o foco regulatório em promoção está positivamente correlacionado à criatividade e à autoeficácia criativa, e que esta está correlacionada positivamente à criatividade. O teste do modelo de mediação indicou que a autoeficácia criativa atuou como mediadora na relação entre foco regulatório em promoção e criatividade, permitindo verificar com mais clareza de que forma a autoeficácia criativa, na condição de variável mediadora, influencia a relação entre foco regulatório em promoção e criatividade.Creativity is an important personal resource that, together with organizational resources, can put companies in competitive advantages and stimulate growth and development, both individual and organizational. Creative performance in addition to positively correlating to the regulatory focus on promotion may be influenced by the individual's belief in his or her ability to produce creative results, conceptualized as creative self-efficacy. This dissertation aims to investigate the relationship between creativity, regulatory focus and creative selfefficacy in the Brazilian organizational context. Three studies were carried out - two theorists and one empirical one, the first one being a theoretical article that discusses the creativity and its theoretical aspects relevant to this study. The second is an article that seeks to analyze the state of the art of knowledge about creative self-efficacy. The third, in turn, is an empirical article, being a cross-sectional, quantitative, descriptive and correlational study that aims to analyze the existing relationships among the studied variables, namely creative self-efficacy, creativity and regulatory focus, as well as the power of mediation of creative self-efficacy in the relation between regulatory focus and creativity, thus testing the conceptual theoretical model. The data were collected as self-report, through the Creative Self-Efficacy Scale, Creativity Scale and Regulatory Focus Scale (only items related to the regulatory focus in promotion). The study was carried out with 125 workers with mean age of 35 years, 97 females and 28 males. For the data treatment, the statistical analysis programs SPSS 22.0, AMOS 22.0 and Process were used. The results allowed to conclude that the regulatory focus in promotion is positively correlated to creativity and creative self-efficacy, and that this is positively correlated to creativity. The test of the mediation model indicated that creative selfefficacy served as a mediator in the relationship between the regulatory focus on promotion and creativity, allowing a clearer verification of how creative self-efficacy, as a mediator variable, influences the relationship between regulatory focus in promotion and creativity.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaMendonça, Helenideshttp://lattes.cnpq.br/3487676973485005Mendonça, Helenideshttp://lattes.cnpq.br/7352999009521342Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alveshttp://lattes.cnpq.br/0981056864348242Aguiar, Juliany Gonçalves Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/1715017380020452Lopes, Joyce Vânia Rodrigues2018-12-07T17:58:42Z2018-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLopes, Joyce Vânia Rodrigues. Relações entre foco regulatório, autoeficácia criativa e criatividade. 2018. 90 f. Dissertação(Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia, Goiânia, 2018.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-12-08T03:00:21Zoai:ambar:tede/4086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-12-08T03:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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