Será que é possível aprender com o calendário?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43606
Resumo: Embora o ensino em Portugal tenha vindo a evoluir de uma forma constante, as escolas portuguesas continuaram a adotar, maioritariamente, os métodos tradicionais, os quais poderiam ser ajustados com práticas inovadoras (Governo da República Portuguesa, 2019). Desse modo, o presente trabalho surgiu da reflexão de uma futura profissional de educação, que foi observando a implementação de um ensino tradicional nas instituições, em que os indivíduos eram vistos como seres que aprendem de igual forma. Como tal, organizámos um trabalho com propósitos pedagógicos e investigativos, a fim de implementar a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP), em que os alunos, a partir de um problema, baseado nas suas necessidades e nos seus interesses, assumiram um papel ativo (Behrens, 2014). Com isso, pretendíamos entender de que forma esse método de trabalho promovia o sucesso pessoal e escolar dos alunos. Neste sentido, implementámos um projeto associado ao percurso de vida dos alunos. Este projeto, em prol do calendário, surgiu para incentivar os alunos a estabelecerem conexões entre todos os saberes, promovendo, assim, o alargamento do conhecimento e a interdisciplinaridade. Este trabalho foi realizado no período da prática de ensino supervisionada. Adotámos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação, contando com a participação dos alunos de uma turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, da professora/investigadora e da professora cooperante. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo (BD), as conversas informais, as tarefas de inspiração projetiva (TIP) e a recolha documental. No que diz respeito aos resultados, salientamos que a MTP foi importante, uma vez que os alunos assumiram uma postura positiva em relação ao projeto. Além disso, observámos que os alunos alargaram os seus conhecimentos e foram mais participativos e colaborativos. Assim sendo, torna-se imprescindível implementar um maior número de projetos, de forma que todos os alunos retirem o melhor proveito deste método de trabalho.
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spelling Será que é possível aprender com o calendário?Um estudo com uma turma de 1º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básicoMetodologia de Trabalho de Projeto; 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico; Calendário; Conexões; InterdisciplinaridadeProject Based Learning; 1st year of 1st Cycle of Basic Education; Calendar; Connections; InterdisciplinarityEmbora o ensino em Portugal tenha vindo a evoluir de uma forma constante, as escolas portuguesas continuaram a adotar, maioritariamente, os métodos tradicionais, os quais poderiam ser ajustados com práticas inovadoras (Governo da República Portuguesa, 2019). Desse modo, o presente trabalho surgiu da reflexão de uma futura profissional de educação, que foi observando a implementação de um ensino tradicional nas instituições, em que os indivíduos eram vistos como seres que aprendem de igual forma. Como tal, organizámos um trabalho com propósitos pedagógicos e investigativos, a fim de implementar a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP), em que os alunos, a partir de um problema, baseado nas suas necessidades e nos seus interesses, assumiram um papel ativo (Behrens, 2014). Com isso, pretendíamos entender de que forma esse método de trabalho promovia o sucesso pessoal e escolar dos alunos. Neste sentido, implementámos um projeto associado ao percurso de vida dos alunos. Este projeto, em prol do calendário, surgiu para incentivar os alunos a estabelecerem conexões entre todos os saberes, promovendo, assim, o alargamento do conhecimento e a interdisciplinaridade. Este trabalho foi realizado no período da prática de ensino supervisionada. Adotámos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação, contando com a participação dos alunos de uma turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, da professora/investigadora e da professora cooperante. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo (BD), as conversas informais, as tarefas de inspiração projetiva (TIP) e a recolha documental. No que diz respeito aos resultados, salientamos que a MTP foi importante, uma vez que os alunos assumiram uma postura positiva em relação ao projeto. Além disso, observámos que os alunos alargaram os seus conhecimentos e foram mais participativos e colaborativos. Assim sendo, torna-se imprescindível implementar um maior número de projetos, de forma que todos os alunos retirem o melhor proveito deste método de trabalho.Although teaching in Portugal has been constantly evolving, Portuguese schools continued to adopt, mostly, traditional methods, which could be adjusted with innovative practices (Governo da República Portuguesa, 2019). In this way, the present work emerged from the reflection of a future education professional, who was observing the implementation of a traditional teaching in institutions, in which individuals were seen as beings who learn in the same way. As such, we organized a work with pedagogical and investigative purposes, in order to implement the Project Work Methodology (MTP), in which students, based on a problem, based on their needs and interests, assumed an active role. (Behrens, 2014). With this, we intended to understand how this method of work promoted the personal and school success of students. In this sense, we implemented a project associated with the students' life path. This project, in favor of the calendar, emerged to encourage students to establish connections between all types of knowledge, thus promoting the expansion of knowledge and interdisciplinarity. This work was carried out during the period of preservice practice. We assumed an interpretive paradigm and developed an action-research project, with the participation of students from a 1st grade class of the 1st cycle of basic education, the teacher/researcher and the cooperating teacher. Data was collected throug observation, researche´s diary (BD), informal conversations, tasks inspired in projective techniques (TIP) and documents. Regarding the results, we emphasize that the MTP was important since the students took a positive attitude towards the project. In addition, we observed that students broadened their knowledge and were more participatory and collaborative. Therefore, it is essential to implement a greater number of projects, so that all students get the best out of this working method.Machado, RicardoRepositório ComumSantos, Laura2023-02-03T12:21:21Z2022-09-262022-09-132022-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43606TID:203207629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T15:30:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:22.889459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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