A associação de Instagram Influencers a causas sociais: uma análise sobre o impacto nos seus seguidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Carlota Seabra Cancela Onofre de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31710
Resumo: Com o advento da Internet, os social media tornaram-se ferramentas para produzir e partilhar conteúdo instantâneo. Foi assim que surgiram os influenciadores digitais (do inglês digital influencers), responsáveis por um considerável impacto na formação de opinião dos seus seguidores. A literatura sugere que os influencers são criadores de conteúdo que acumulam uma base sólida de seguidores nas suas redes sociais. A partilha de conteúdo foi estimulada pelas marcas para que os influencers promovessem os seus produtos online, recriando a sua imagem de marca entre os seguidores. A evolução do conteúdo online originou várias parcerias, incluindo a associação de influencers a causas sociais. No entanto, as parcerias dentro do marketing de influência não são isentas de riscos, devido aos motivos comerciais envolvidos. Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral compreender de que forma os influencers, ao se associarem a causas sociais através do Instagram, podem influenciar os seus seguidores. Especificamente, o presente estudo pretende (1) entender como é que a associação de influencers a causas sociais através do Instagram pode afetar a atitude dos seus seguidores, (2) compreender de que forma a associação de influencers a causas sociais no Instagram, pode modificar a perceção de autenticidade perante os seus seguidores, (3) analisar de que forma a associação de influencers no Instagram a causas sociais pode modificar a intenção dos seguidores de se associarem à mesma causa promovida pelo influencer e por último, (4) compreender a proximidade da associação entre a causa social e a imagem do influencer. Para a realização do presente estudo, foi elaborada uma pesquisa quantitativa, utilizando o método experimental. Com base nos principais resultados obtidos, mais concretamente na verificação da importância de conteúdos genuínos e verdadeiros por parte dos influencers, e consequentemente, na associação dos influencers a causas sociais que sejam consistentes com o seu perfil, serão realizadas discussões que envolvem a área de comunicação digital, dos influencers, do marketing de influência e das causas sociais.
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No entanto, as parcerias dentro do marketing de influência não são isentas de riscos, devido aos motivos comerciais envolvidos. Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral compreender de que forma os influencers, ao se associarem a causas sociais através do Instagram, podem influenciar os seus seguidores. Especificamente, o presente estudo pretende (1) entender como é que a associação de influencers a causas sociais através do Instagram pode afetar a atitude dos seus seguidores, (2) compreender de que forma a associação de influencers a causas sociais no Instagram, pode modificar a perceção de autenticidade perante os seus seguidores, (3) analisar de que forma a associação de influencers no Instagram a causas sociais pode modificar a intenção dos seguidores de se associarem à mesma causa promovida pelo influencer e por último, (4) compreender a proximidade da associação entre a causa social e a imagem do influencer. Para a realização do presente estudo, foi elaborada uma pesquisa quantitativa, utilizando o método experimental. Com base nos principais resultados obtidos, mais concretamente na verificação da importância de conteúdos genuínos e verdadeiros por parte dos influencers, e consequentemente, na associação dos influencers a causas sociais que sejam consistentes com o seu perfil, serão realizadas discussões que envolvem a área de comunicação digital, dos influencers, do marketing de influência e das causas sociais.With the advent of the Internet, social media have become tools for producing and sharing instant content. That’s how the digital influencers appeared, having a significant impact on the opinion formation of their followers. The literature suggests that influencers are content creators who accumulate a solid base of followers on their social media. Content sharing was leveraged by brands for influencers to promote their products online, recreating their brand image among followers. The evolution of online content has led to a lot of partnerships, including the association of influencers with social causes. However, the partnerships within influence marketing are not risk free due to the commercial motives involved. Therefore, this work has as general objective to understand how influencers, by associating themselves with social causes through Instagram, can influence their followers. Specifically, the present study aims to (1) understand how the association of influencers with social causes through Instagram can affect the attitude of their followers, (2) appreciate how the association of influencers with social causes on Instagram can modify their perception of authenticity related to their Instagram followers, (3) analyze how the association of influencers on Instagram social cause can affect the intention of followers to associate with the same cause promoted by the influencer, and finally (4) understand the closeness of the association between social causes and the image of the influencer. For the accomplishment of the present study, a quantitative research was elaborated, using the experimental method. Based on the main results obtained, more specifically the verification of the importance of genuine and true content by influencers, and consequently, the association of influencers with social causes that are consistent with their profile, discussions will be held involving the areas of communication, influencers, influence marketing and social causes.Herter, MárciaSoares, Raquel ReisRepositório ComumAbreu, Carlota Seabra Cancela Onofre de2020-03-12T18:16:17Z2020-01-302020-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31710TID:202456005porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:16.557440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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