Digital influencers e o comportamento dos seguidores no Instagram: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Sofia Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11195
Resumo: Atualmente as redes sociais, na qual se inclui o Instagram, assumem um papel relevante no quotidiano, não só, dos indivíduos, mas cada vez mais no quotidiano das empresas e marcas, que tiveram de repensar as suas estratégias de marketing de forma a captar a atenção dos seus consumidores. Estar presente nas redes sociais e na internet em geral já não basta para que as empresas se mantenham no mercado cada vez mais concorrencial. O influencer marketing, ou marketing de influência, é uma estratégia de marketing baseada no modelo do fluxo de comunicação que sustenta que as pessoas são menos influenciadas pela publicidade dos meios de comunicação do que pela informação de terceiros, como os líderes de opinião que partilham as suas opiniões. (Himmick, 2016). Estes líderes de opinião, tais como os digital influencers, que no Instagram têm uma legião de seguidores, têm o poder de influenciar atitudes e comportamentos através da sua popularidade, percebida como autoridade digital. Neste sentido, o objetivo deste estudo é perceber e identificar um padrão de comportamentos dos seguidores dos influencers fitness do Instagram, adotados por influência. Assim foi efetuada uma revisão bibliográfica sobre a plataforma Instagram e sobre os digital influencers, seguido de em estudo exploratório em que se recorreu à aplicação de um questionário, que resultou posteriormente numa análise e discussão de dados. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe efetivamente uma alteração/adoção de comportamentos por parte dos seguidores de influencers fitness, que se inspiram nestes perfis para alcançarem os seus objetivos como praticantes de um estilo de vida saudável, sendo que os comportamentos de imitar a mesma receita, comprar o mesmo produto/marca e fazer o mesmo exercício, são os mais atotados por influência.
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