Marketing das instituições de ensino superior na captação de novos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeira, Ana Cristina Mateus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43459
Resumo: O mundo está em constante evolução e o ensino deve acompanhar a mesma. Com cada vez mais oferta educativa, cada instituição traça objetivos para o ano seguinte, sendo que com o mundo em transição para o digital e com cada vez mais estratégias disponíveis, as instituições podem aplicar um marketing mais personalizado. É com esta linha condutora que este estudo é estruturado, tendo em conta os componentes necessários para uma análise do marketing aplicado a nível mundial e nacional, através da metodologia aplicada. A metodologia utilizada é quantitativa, sendo estruturada em duas partes. A primeira, remete para a recolha e análise de dados de um questionário. A segunda, de forma a complementar o questionário, são recolhidos e analisados dados disponibilizados por entidades nacionais, tais como a Direção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Sendo o objetivo desta pesquisa identificar e analisar os componentes do processo de decisão dos futuros estudantes do ensino superior e as estratégias / táticas de marketing adotadas pelas instituições de ensino superior na captação de novos alunos e na seleção de um curso de ensino superior, pode-se concluir que existem medidas a tomar para acompanhar as tendências e que a nova geração de alunos é mais cuidadosa e mais atenta aos conteúdos desenvolvidos pelas instituições. A informação recolhida, mostra ainda uma indecisão por parte do público mais jovem, os polos universitários mais desejados e as áreas de formação com mais alunos inscritos. Em suma, pode-se concluir que os métodos utilizados para o recrutamento de alunos nacionais podem não acompanhar a geração, que procura uma oferta educativa com outros fatores de escolha. Deste modo, existe abertura por parte do futuro estudante, em receber informação e conteúdo realizado pelas instituições de ensino superior.
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