A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15212 |
Resumo: | O presente trabalho resultou de uma investigação realizada na Universidade de Évora em que se pretendeu estudar a implementação do Processo de Bolonha na Universidade de Évora desde o seu início, no ano lectivo de 2006/2007 até ao momento em que foram recolhidos os dados em 2008/2009. Para o efeito optámos pela metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas (gravadas) que realizámos a órgãos de gestão, docentes e estudantes de diferentes áreas científicas da Universidade de Évora. Em relação aos dados que obtivemos salientamos que o discurso dos sujeitos se organizou em torno de três grandes temáticas: Processo de Bolonha, implementação do Processo de Bolonha na UÉ e impacto do Processo de Bolonha na UÉ. No que se refere à definição de Processo de Bolonha verificámos que os três grupos de sujeitos definem maioritariamente o processo de Bolonha como uma reforma profunda do Ensino Superior e que os estudantes dão mais relevo aos aspectos relacionadas com a mobilidade e a flexibilidade. A nova organização das instituições, as alterações legislativas internas, a racionalização e uniformização do Ensino Superior, as implicações pedagógicas (mudança do paradigma de ensino/aprendizagem e organização em ECTS), tal como a ligação ensino/mercado de trabalho emergiram essencialmente no discurso dos órgãos de gestão, que podemos considerar muito similar ao discurso documental e político. Os Directores de Curso, por seu turno, colocam a tónica na reestruturação dos cursos. A alteração do modelo pedagógico aparece de forma mais significativa nos Directores de Curso e nos estudantes. As vantagens da reforma são mais referidas pelos órgãos dirigentes e Directores de Curso que realçam essencialmente maior autonomia. As desvantagens foram menos referidas pelos três grupos de sujeitos traduzindo, de um modo geral, preocupação como facto da reforma ter um carácter economicista e de requerer a obrigatoriedade da Língua Inglesa; ABSTRACT: This dissertation is based upon an investigation conducted at the University of Évora (UE) in which it was intended to study the implementation of the Bologna Process at this higher education institution since its inception in the academic year of 2006/2007 until the date of data collection, i.e. the academic year of 2008/2009. To this end we opted for a qualitative methodology using (taped) interviews applied to the governing bodies, faculty and students from different areas of science at the University of Évora. In relation to the obtained data it should be highlighted that the speech of the subjects was organized around three main themes: the Bologna Process, the implementation of the Bologna Process in the UE and the impact of the Bologna Process in the UE. As regards the definition of the Bologna Process it was found that the three groups of subjects mostly define the Bologna process as a fundamental reform of higher education new organization of institutions, domestic legislative changes, rationalization and standardization of higher education, the pedagogical implications (changing the paradigm of teaching and learning and organization in ECTS), such as the liaison between education and labor market emerged mainly in the speech of governing bodies, which we consider very similar to documentary and political discourses. The course directors, in turn, put an emphasis on the restructuring of courses. The change of the pedagogical model appears more significantly in the speech of course directors and students. The benefits of the reform are more mentioned by the governing bodies and course directors who essentially enhance the greater autonomy. The disadvantages of the reform were less mentioned by the three groups of subjects, reflecting, in general, a concern about the economical motivation of the reform as well as the mandatory requisite of English language and that students place more emphasis on aspects related to mobility and flexibility. |
id |
RCAP_b120e581f2509b88b8e04d3252a34887 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de ÉvoraEnsino superiorProcesso de BolonhaUniversidade de ÉvoraHigher educationBologna ProcessUniversity of ÉvoraO presente trabalho resultou de uma investigação realizada na Universidade de Évora em que se pretendeu estudar a implementação do Processo de Bolonha na Universidade de Évora desde o seu início, no ano lectivo de 2006/2007 até ao momento em que foram recolhidos os dados em 2008/2009. Para o efeito optámos pela metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas (gravadas) que realizámos a órgãos de gestão, docentes e estudantes de diferentes áreas científicas da Universidade de Évora. Em relação aos dados que obtivemos salientamos que o discurso dos sujeitos se organizou em torno de três grandes temáticas: Processo de Bolonha, implementação do Processo de Bolonha na UÉ e impacto do Processo de Bolonha na UÉ. No que se refere à definição de Processo de Bolonha verificámos que os três grupos de sujeitos definem maioritariamente o processo de Bolonha como uma reforma profunda do Ensino Superior e que os estudantes dão mais relevo aos aspectos relacionadas com a mobilidade e a flexibilidade. A nova organização das instituições, as alterações legislativas internas, a racionalização e uniformização do Ensino Superior, as implicações pedagógicas (mudança do paradigma de ensino/aprendizagem e organização em ECTS), tal como a ligação ensino/mercado de trabalho emergiram essencialmente no discurso dos órgãos de gestão, que podemos considerar muito similar ao discurso documental e político. Os Directores de Curso, por seu turno, colocam a tónica na reestruturação dos cursos. A alteração do modelo pedagógico aparece de forma mais significativa nos Directores de Curso e nos estudantes. As vantagens da reforma são mais referidas pelos órgãos dirigentes e Directores de Curso que realçam essencialmente maior autonomia. As desvantagens foram menos referidas pelos três grupos de sujeitos traduzindo, de um modo geral, preocupação como facto da reforma ter um carácter economicista e de requerer a obrigatoriedade da Língua Inglesa; ABSTRACT: This dissertation is based upon an investigation conducted at the University of Évora (UE) in which it was intended to study the implementation of the Bologna Process at this higher education institution since its inception in the academic year of 2006/2007 until the date of data collection, i.e. the academic year of 2008/2009. To this end we opted for a qualitative methodology using (taped) interviews applied to the governing bodies, faculty and students from different areas of science at the University of Évora. In relation to the obtained data it should be highlighted that the speech of the subjects was organized around three main themes: the Bologna Process, the implementation of the Bologna Process in the UE and the impact of the Bologna Process in the UE. As regards the definition of the Bologna Process it was found that the three groups of subjects mostly define the Bologna process as a fundamental reform of higher education new organization of institutions, domestic legislative changes, rationalization and standardization of higher education, the pedagogical implications (changing the paradigm of teaching and learning and organization in ECTS), such as the liaison between education and labor market emerged mainly in the speech of governing bodies, which we consider very similar to documentary and political discourses. The course directors, in turn, put an emphasis on the restructuring of courses. The change of the pedagogical model appears more significantly in the speech of course directors and students. The benefits of the reform are more mentioned by the governing bodies and course directors who essentially enhance the greater autonomy. The disadvantages of the reform were less mentioned by the three groups of subjects, reflecting, in general, a concern about the economical motivation of the reform as well as the mandatory requisite of English language and that students place more emphasis on aspects related to mobility and flexibility.Universidade de Évora2015-09-01T09:52:40Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15212http://hdl.handle.net/10174/15212porDepartamento de Economiateses@bib.uevora.pt649Zacarias, Maria de Fátima Penetra Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:25.552800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de Évora |
title |
A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de Évora |
spellingShingle |
A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de Évora Zacarias, Maria de Fátima Penetra Antunes Ensino superior Processo de Bolonha Universidade de Évora Higher education Bologna Process University of Évora |
title_short |
A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de Évora |
title_full |
A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de Évora |
title_fullStr |
A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de Évora |
title_full_unstemmed |
A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de Évora |
title_sort |
A implementação do processo de Bolonha: o caso da Universidade de Évora |
author |
Zacarias, Maria de Fátima Penetra Antunes |
author_facet |
Zacarias, Maria de Fátima Penetra Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacarias, Maria de Fátima Penetra Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Processo de Bolonha Universidade de Évora Higher education Bologna Process University of Évora |
topic |
Ensino superior Processo de Bolonha Universidade de Évora Higher education Bologna Process University of Évora |
description |
O presente trabalho resultou de uma investigação realizada na Universidade de Évora em que se pretendeu estudar a implementação do Processo de Bolonha na Universidade de Évora desde o seu início, no ano lectivo de 2006/2007 até ao momento em que foram recolhidos os dados em 2008/2009. Para o efeito optámos pela metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas (gravadas) que realizámos a órgãos de gestão, docentes e estudantes de diferentes áreas científicas da Universidade de Évora. Em relação aos dados que obtivemos salientamos que o discurso dos sujeitos se organizou em torno de três grandes temáticas: Processo de Bolonha, implementação do Processo de Bolonha na UÉ e impacto do Processo de Bolonha na UÉ. No que se refere à definição de Processo de Bolonha verificámos que os três grupos de sujeitos definem maioritariamente o processo de Bolonha como uma reforma profunda do Ensino Superior e que os estudantes dão mais relevo aos aspectos relacionadas com a mobilidade e a flexibilidade. A nova organização das instituições, as alterações legislativas internas, a racionalização e uniformização do Ensino Superior, as implicações pedagógicas (mudança do paradigma de ensino/aprendizagem e organização em ECTS), tal como a ligação ensino/mercado de trabalho emergiram essencialmente no discurso dos órgãos de gestão, que podemos considerar muito similar ao discurso documental e político. Os Directores de Curso, por seu turno, colocam a tónica na reestruturação dos cursos. A alteração do modelo pedagógico aparece de forma mais significativa nos Directores de Curso e nos estudantes. As vantagens da reforma são mais referidas pelos órgãos dirigentes e Directores de Curso que realçam essencialmente maior autonomia. As desvantagens foram menos referidas pelos três grupos de sujeitos traduzindo, de um modo geral, preocupação como facto da reforma ter um carácter economicista e de requerer a obrigatoriedade da Língua Inglesa; ABSTRACT: This dissertation is based upon an investigation conducted at the University of Évora (UE) in which it was intended to study the implementation of the Bologna Process at this higher education institution since its inception in the academic year of 2006/2007 until the date of data collection, i.e. the academic year of 2008/2009. To this end we opted for a qualitative methodology using (taped) interviews applied to the governing bodies, faculty and students from different areas of science at the University of Évora. In relation to the obtained data it should be highlighted that the speech of the subjects was organized around three main themes: the Bologna Process, the implementation of the Bologna Process in the UE and the impact of the Bologna Process in the UE. As regards the definition of the Bologna Process it was found that the three groups of subjects mostly define the Bologna process as a fundamental reform of higher education new organization of institutions, domestic legislative changes, rationalization and standardization of higher education, the pedagogical implications (changing the paradigm of teaching and learning and organization in ECTS), such as the liaison between education and labor market emerged mainly in the speech of governing bodies, which we consider very similar to documentary and political discourses. The course directors, in turn, put an emphasis on the restructuring of courses. The change of the pedagogical model appears more significantly in the speech of course directors and students. The benefits of the reform are more mentioned by the governing bodies and course directors who essentially enhance the greater autonomy. The disadvantages of the reform were less mentioned by the three groups of subjects, reflecting, in general, a concern about the economical motivation of the reform as well as the mandatory requisite of English language and that students place more emphasis on aspects related to mobility and flexibility. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T09:52:40Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15212 http://hdl.handle.net/10174/15212 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia teses@bib.uevora.pt 649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136558762164224 |