Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carlos F.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5173
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_b122575f2db30f835b53e472161ab4ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grauÁlgebraEquações algébricasResolução de problemasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2011O estudo procura compreender de que forma a unidade de ensino baseada no estudo das equações contribui para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos de uma turma de 7.º ano de escolaridade, em particular na resolução e simplificação de equações de primeiro grau, nas estratégias que usam e nos erros e dificuldades que experimentam. Dado a resolução de problemas ocupar um lugar de destaque neste estudo, pretende-se ainda perceber de que forma os alunos mobilizam os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas. A investigação assenta numa metodologia qualitativa e baseia-se em dois estudos de caso de alunos com desempenhos distintos. Os principais instrumentos utilizados na recolha de dados foram a recolha documental, a observação, o questionário e a entrevista. Os resultados evidenciam que um dos alunos desenvolveu o seu pensamento algébrico, compreendeu os princípios de equivalência e optou por estratégias adequadas na resolução de equações, não exibindo grandes dificuldades. O outro aluno revelou não ser capaz de se distanciar da Aritmética e evidenciou erros na resolução de equações. A incompreensão dos princípios de equivalência esteve na base da escolha de estratégias erróneas para a resolução de equações. Na resolução de problemas, os alunos, maioritariamente, privilegiam estratégias aritméticas e resistem em utilizar linguagem algébrica, não lhe reconhecendo utilidade. Porém, revelam evolução na tradução da linguagem natural para linguagem matemática, o que é um princípio para o desenvolvimento do seu pensamento algébrico.The study seeks to understand, how the education unit based on the study of the equations, contributes to the development of the algebraic thinking of pupils from 7th grade, in particular in the first degree equation solving and simplification, on strategies used and errors and difficulties they experiment. Given that problem-solving occupies a highlight space in this study, it‟s a purpose to understand in what way pupils mobilize the knowledge acquired into problem-solving. The investigation follows a qualitative methodology and is based on two case studies of pupils with distinct performances. The main instruments used in the data collection were the logbook, observation, questionnaire and the interview. The results show that one of the pupils, object of study, developed his algebraic thinking, understood the equivalence principals and chose appropriate strategies on equation solving, showing no greater difficulties. The other pupil revealed not being able to distance herself from arithmetic and evidenced errors in solving equations. The incomprehension of the equivalence principles was behind incorrect strategy choices in solving equations. On problem-solving, students mainly, privilege arithmetical strategies and resist on using algebraic language, not recognizing its utility. Yet, they disclose evolution in the translation of natural language to mathematical language which is a beginning towards their algebraic thinking development.Santos, Leonor, 1949-Albuquerque, Carlos Manuel Ribeiro, 1966-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Carlos F.2012-02-03T18:18:25Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:38.961782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grau
title Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grau
spellingShingle Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grau
Fernandes, Carlos F.
Álgebra
Equações algébricas
Resolução de problemas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grau
title_full Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grau
title_fullStr Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grau
title_full_unstemmed Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grau
title_sort Equações de 1.º grau : estratégias e erros na resolução e simplificação de equações de 1.º grau
author Fernandes, Carlos F.
author_facet Fernandes, Carlos F.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor, 1949-
Albuquerque, Carlos Manuel Ribeiro, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carlos F.
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra
Equações algébricas
Resolução de problemas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Álgebra
Equações algébricas
Resolução de problemas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-03T18:18:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5173
url http://hdl.handle.net/10451/5173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193883545600