Adaptação da Escala de Positividade ao contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, André Miguel Paquim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6165
Resumo: Nos últimos anos têm havido um crescente interesse pelos aspectos positivos do Ser Humano. A Positividade é definida como a disposição dos sujeitos para vivenciar experiências e torna-se importante estudá-la no Ensino Superior uma vez que é um período de grandes mudanças relativas aos sujeitos. Neste sentido, o presente estudo teve como objectivo principal adaptar a Escala de Positividade ao contexto português e analisar este constructo junto de estudantes da Universidade da Beira Interior, tendo em consideração algumas variáveis tais como o género, o ano frequentado, o curso e o rendimento académico dos estudantes. Participaram no estudo 126 estudantes da Universidade da Beira Interior, dos cursos de Psicologia (61,9%) e Engenharia Eletromecânica (38,1%), com idades compreendidas entre os 18 e os 45, sendo que desta população 50 pertenciam ao sexo Masculino (39,7%). A Escala da Positividade foi adaptada e desenvolvida on-line, tendo-se utilizado para o efeito o GoogleDocs e a rede social Facebook. A análise da consistência interna revelou valores adequados para a subescala Autoestima e para o total da escala de Positividade. Os resultados obtidos revelam que não existem diferenças significativas relativamente ao género, ao curso e ao ano que os estudantes frequentam, e não foram encontradas correlações significativas entre as variáveis do rendimento académico e a Positividade ou as suas subescalas. Apesar dos resultados obtidos, é necessário ainda a realização de vários estudos para compreender melhor a Positividade, pelo que a Escala da Positividade poderá ser uma valiosa ajuda neste sentido.
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