Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ema Patrícia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Merino, María Dolores, Privado, Jesus, Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10464
Resumo: A relevância da investigação centrada no bem-estar tem sido reforçada ao longo das últimas décadas, em especial após a emergência da Psicologia Positiva. Neste âmbito, é necessário investir na construção e validação de instrumentos adequados para avaliar as dimensões inerentes a um funcionamento psicológico saudável. Este estudo pretende adaptar e validar a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP; Merino & Privado, 2015) junto de uma amostra de universitários portugueses. Participaram no estudo 1131 estudantes de duas universidades, com média de idade de 19.6 anos. Além da EFPP, para efeitos de validade de critério foi aplicada a Satisfaction With Life Scale (SWLS; Diener et al., 1985). Os resultados evidenciam boas propriedades psicométricas da EFPP, tanto ao nível da fiabilidade como da validade. Dada a escassez de instrumentos de avaliação do funcionamento positivo que se tenham revelado satisfatórios no nosso país, a utilização desta escala poderá ser recomendada, particularmente com jovens universitários.
id RCAP_7f07aa155de79bd3db6cd85a619e7b6d
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários PortuguesesPositive Psychological Functioning Scale: Adaptation and Initial Validation Studies with Portuguese College StudentsBem-estar psicológicoPsicologia positivaEnsino superiorA relevância da investigação centrada no bem-estar tem sido reforçada ao longo das últimas décadas, em especial após a emergência da Psicologia Positiva. Neste âmbito, é necessário investir na construção e validação de instrumentos adequados para avaliar as dimensões inerentes a um funcionamento psicológico saudável. Este estudo pretende adaptar e validar a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP; Merino & Privado, 2015) junto de uma amostra de universitários portugueses. Participaram no estudo 1131 estudantes de duas universidades, com média de idade de 19.6 anos. Além da EFPP, para efeitos de validade de critério foi aplicada a Satisfaction With Life Scale (SWLS; Diener et al., 1985). Os resultados evidenciam boas propriedades psicométricas da EFPP, tanto ao nível da fiabilidade como da validade. Dada a escassez de instrumentos de avaliação do funcionamento positivo que se tenham revelado satisfatórios no nosso país, a utilização desta escala poderá ser recomendada, particularmente com jovens universitários.In the last decades research focused on well-being has been prominent, especially with the emergence of Positive Psychology. In this context, it is necessary to invest in the construction and validation of appropriate instruments to assess the dimensions of a healthy psychological functioning. This study aims to adapt and validate the Positive Psychological Functioning Scale (EFPP; Merino & Privado, 2015) with a sample of Portuguese university students. A total of 1131 students from two universities participated in the study, with an average age of 19.6 years. In addition to EFPP, Satisfaction With Life Scale (SWLS; Diener et al., 1985) was used for criterion validity. Results showed good psychometric properties of EFPP, both in terms of reliability and validity. Given the scarcity of positive functioning assessment instruments that have proved to be satisfactory in our country, the use of this scale may be recommended, particularly with young university students.uBibliorumOliveira, Ema PatríciaMerino, María DoloresPrivado, JesusAlmeida, Leandro S.2020-10-16T10:51:20Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10464porOliveira, E. P., Merino, M. D., Privado, J., & Almeida, L. S. (2018). Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e validação junto de estudantes portugueses do ensino superior. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 48 (3), 151-162., doi:10.21865/RIDEP48.3.1310.21865/RIDEP48.3.13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:31.592452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses
Positive Psychological Functioning Scale: Adaptation and Initial Validation Studies with Portuguese College Students
title Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses
spellingShingle Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses
Oliveira, Ema Patrícia
Bem-estar psicológico
Psicologia positiva
Ensino superior
title_short Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses
title_full Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses
title_fullStr Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses
title_full_unstemmed Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses
title_sort Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses
author Oliveira, Ema Patrícia
author_facet Oliveira, Ema Patrícia
Merino, María Dolores
Privado, Jesus
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Merino, María Dolores
Privado, Jesus
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ema Patrícia
Merino, María Dolores
Privado, Jesus
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar psicológico
Psicologia positiva
Ensino superior
topic Bem-estar psicológico
Psicologia positiva
Ensino superior
description A relevância da investigação centrada no bem-estar tem sido reforçada ao longo das últimas décadas, em especial após a emergência da Psicologia Positiva. Neste âmbito, é necessário investir na construção e validação de instrumentos adequados para avaliar as dimensões inerentes a um funcionamento psicológico saudável. Este estudo pretende adaptar e validar a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP; Merino & Privado, 2015) junto de uma amostra de universitários portugueses. Participaram no estudo 1131 estudantes de duas universidades, com média de idade de 19.6 anos. Além da EFPP, para efeitos de validade de critério foi aplicada a Satisfaction With Life Scale (SWLS; Diener et al., 1985). Os resultados evidenciam boas propriedades psicométricas da EFPP, tanto ao nível da fiabilidade como da validade. Dada a escassez de instrumentos de avaliação do funcionamento positivo que se tenham revelado satisfatórios no nosso país, a utilização desta escala poderá ser recomendada, particularmente com jovens universitários.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2020-10-16T10:51:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10464
url http://hdl.handle.net/10400.6/10464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, E. P., Merino, M. D., Privado, J., & Almeida, L. S. (2018). Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e validação junto de estudantes portugueses do ensino superior. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 48 (3), 151-162., doi:10.21865/RIDEP48.3.13
10.21865/RIDEP48.3.13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136370440011776