Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31115 |
Resumo: | O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete a experiência e o trabalho desenvolvido nos estágios realizados nesta etapa do percurso formativo. A estrutura do relatório está dividida em três componentes: a introdução, a componente investigativa e a componente reflexiva. Na introdução, são enquadradas as práticas pedagógicas realizadas. Precede-se a componente investigativa onde é apresentado o trabalho resultante da planificação, implementação e avaliação de um conjunto de intervenções junto da turma de estágio do 5.º ano do 2.º CEB, cujo principal objetivo foi analisar o impacto que uma prática integrada tem no desenvolvimento da literacia estatística e na aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais. Neste trabalho entende-se as práticas integradas como uma abordagem estruturada e coerente do processo de ensino e de aprendizagem capaz de dar resposta às exigências da sociedade globalizada do século XXI, que requerem o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma significativa e funcional. Neste sentido, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, sustentado por várias formas de recolha de dados: observação participante, notas de campo, análise documental das produções escritas dos alunos e interações entre a professora/investigadora e os alunos. As conclusões desta investigação indicam que a prática integrada. promove aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento da literacia estatística e para a aprendizagem de domínios específicos das CN e ainda, assume um papel de relevo no desenvolvimento da cidadania dos alunos O terceiro capítulo - componente reflexiva - abarca uma análise crítica das práticas pedagógicas implementadas no 1.º CEB e no 2.ºCEB e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando. |
id |
RCAP_b129b7261cb6ca7957953949994dbbcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31115 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básicoLiteracia EstatísticaCiências NaturaisPráticas IntegradasFormação de ProfessoresEnsino Básico 2º CicloO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete a experiência e o trabalho desenvolvido nos estágios realizados nesta etapa do percurso formativo. A estrutura do relatório está dividida em três componentes: a introdução, a componente investigativa e a componente reflexiva. Na introdução, são enquadradas as práticas pedagógicas realizadas. Precede-se a componente investigativa onde é apresentado o trabalho resultante da planificação, implementação e avaliação de um conjunto de intervenções junto da turma de estágio do 5.º ano do 2.º CEB, cujo principal objetivo foi analisar o impacto que uma prática integrada tem no desenvolvimento da literacia estatística e na aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais. Neste trabalho entende-se as práticas integradas como uma abordagem estruturada e coerente do processo de ensino e de aprendizagem capaz de dar resposta às exigências da sociedade globalizada do século XXI, que requerem o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma significativa e funcional. Neste sentido, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, sustentado por várias formas de recolha de dados: observação participante, notas de campo, análise documental das produções escritas dos alunos e interações entre a professora/investigadora e os alunos. As conclusões desta investigação indicam que a prática integrada. promove aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento da literacia estatística e para a aprendizagem de domínios específicos das CN e ainda, assume um papel de relevo no desenvolvimento da cidadania dos alunos O terceiro capítulo - componente reflexiva - abarca uma análise crítica das práticas pedagógicas implementadas no 1.º CEB e no 2.ºCEB e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Repositório ComumCarvalho, Bruna Neto2020-01-28T14:24:44Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31115202381692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.111595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico |
title |
Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico Carvalho, Bruna Neto Literacia Estatística Ciências Naturais Práticas Integradas Formação de Professores Ensino Básico 2º Ciclo |
title_short |
Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico |
author |
Carvalho, Bruna Neto |
author_facet |
Carvalho, Bruna Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Bruna Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia Estatística Ciências Naturais Práticas Integradas Formação de Professores Ensino Básico 2º Ciclo |
topic |
Literacia Estatística Ciências Naturais Práticas Integradas Formação de Professores Ensino Básico 2º Ciclo |
description |
O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete a experiência e o trabalho desenvolvido nos estágios realizados nesta etapa do percurso formativo. A estrutura do relatório está dividida em três componentes: a introdução, a componente investigativa e a componente reflexiva. Na introdução, são enquadradas as práticas pedagógicas realizadas. Precede-se a componente investigativa onde é apresentado o trabalho resultante da planificação, implementação e avaliação de um conjunto de intervenções junto da turma de estágio do 5.º ano do 2.º CEB, cujo principal objetivo foi analisar o impacto que uma prática integrada tem no desenvolvimento da literacia estatística e na aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais. Neste trabalho entende-se as práticas integradas como uma abordagem estruturada e coerente do processo de ensino e de aprendizagem capaz de dar resposta às exigências da sociedade globalizada do século XXI, que requerem o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma significativa e funcional. Neste sentido, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, sustentado por várias formas de recolha de dados: observação participante, notas de campo, análise documental das produções escritas dos alunos e interações entre a professora/investigadora e os alunos. As conclusões desta investigação indicam que a prática integrada. promove aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento da literacia estatística e para a aprendizagem de domínios específicos das CN e ainda, assume um papel de relevo no desenvolvimento da cidadania dos alunos O terceiro capítulo - componente reflexiva - abarca uma análise crítica das práticas pedagógicas implementadas no 1.º CEB e no 2.ºCEB e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-28T14:24:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31115 202381692 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31115 |
identifier_str_mv |
202381692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130030179090432 |