Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Bruna Neto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31115
Resumo: O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete a experiência e o trabalho desenvolvido nos estágios realizados nesta etapa do percurso formativo. A estrutura do relatório está dividida em três componentes: a introdução, a componente investigativa e a componente reflexiva. Na introdução, são enquadradas as práticas pedagógicas realizadas. Precede-se a componente investigativa onde é apresentado o trabalho resultante da planificação, implementação e avaliação de um conjunto de intervenções junto da turma de estágio do 5.º ano do 2.º CEB, cujo principal objetivo foi analisar o impacto que uma prática integrada tem no desenvolvimento da literacia estatística e na aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais. Neste trabalho entende-se as práticas integradas como uma abordagem estruturada e coerente do processo de ensino e de aprendizagem capaz de dar resposta às exigências da sociedade globalizada do século XXI, que requerem o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma significativa e funcional. Neste sentido, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, sustentado por várias formas de recolha de dados: observação participante, notas de campo, análise documental das produções escritas dos alunos e interações entre a professora/investigadora e os alunos. As conclusões desta investigação indicam que a prática integrada. promove aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento da literacia estatística e para a aprendizagem de domínios específicos das CN e ainda, assume um papel de relevo no desenvolvimento da cidadania dos alunos O terceiro capítulo - componente reflexiva - abarca uma análise crítica das práticas pedagógicas implementadas no 1.º CEB e no 2.ºCEB e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando.
id RCAP_b129b7261cb6ca7957953949994dbbcf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básicoLiteracia EstatísticaCiências NaturaisPráticas IntegradasFormação de ProfessoresEnsino Básico 2º CicloO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete a experiência e o trabalho desenvolvido nos estágios realizados nesta etapa do percurso formativo. A estrutura do relatório está dividida em três componentes: a introdução, a componente investigativa e a componente reflexiva. Na introdução, são enquadradas as práticas pedagógicas realizadas. Precede-se a componente investigativa onde é apresentado o trabalho resultante da planificação, implementação e avaliação de um conjunto de intervenções junto da turma de estágio do 5.º ano do 2.º CEB, cujo principal objetivo foi analisar o impacto que uma prática integrada tem no desenvolvimento da literacia estatística e na aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais. Neste trabalho entende-se as práticas integradas como uma abordagem estruturada e coerente do processo de ensino e de aprendizagem capaz de dar resposta às exigências da sociedade globalizada do século XXI, que requerem o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma significativa e funcional. Neste sentido, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, sustentado por várias formas de recolha de dados: observação participante, notas de campo, análise documental das produções escritas dos alunos e interações entre a professora/investigadora e os alunos. As conclusões desta investigação indicam que a prática integrada. promove aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento da literacia estatística e para a aprendizagem de domínios específicos das CN e ainda, assume um papel de relevo no desenvolvimento da cidadania dos alunos O terceiro capítulo - componente reflexiva - abarca uma análise crítica das práticas pedagógicas implementadas no 1.º CEB e no 2.ºCEB e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Repositório ComumCarvalho, Bruna Neto2020-01-28T14:24:44Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31115202381692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.111595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
title Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
Carvalho, Bruna Neto
Literacia Estatística
Ciências Naturais
Práticas Integradas
Formação de Professores
Ensino Básico 2º Ciclo
title_short Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
title_full Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
title_sort Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
author Carvalho, Bruna Neto
author_facet Carvalho, Bruna Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Bruna Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia Estatística
Ciências Naturais
Práticas Integradas
Formação de Professores
Ensino Básico 2º Ciclo
topic Literacia Estatística
Ciências Naturais
Práticas Integradas
Formação de Professores
Ensino Básico 2º Ciclo
description O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete a experiência e o trabalho desenvolvido nos estágios realizados nesta etapa do percurso formativo. A estrutura do relatório está dividida em três componentes: a introdução, a componente investigativa e a componente reflexiva. Na introdução, são enquadradas as práticas pedagógicas realizadas. Precede-se a componente investigativa onde é apresentado o trabalho resultante da planificação, implementação e avaliação de um conjunto de intervenções junto da turma de estágio do 5.º ano do 2.º CEB, cujo principal objetivo foi analisar o impacto que uma prática integrada tem no desenvolvimento da literacia estatística e na aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais. Neste trabalho entende-se as práticas integradas como uma abordagem estruturada e coerente do processo de ensino e de aprendizagem capaz de dar resposta às exigências da sociedade globalizada do século XXI, que requerem o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma significativa e funcional. Neste sentido, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, sustentado por várias formas de recolha de dados: observação participante, notas de campo, análise documental das produções escritas dos alunos e interações entre a professora/investigadora e os alunos. As conclusões desta investigação indicam que a prática integrada. promove aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento da literacia estatística e para a aprendizagem de domínios específicos das CN e ainda, assume um papel de relevo no desenvolvimento da cidadania dos alunos O terceiro capítulo - componente reflexiva - abarca uma análise crítica das práticas pedagógicas implementadas no 1.º CEB e no 2.ºCEB e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-28T14:24:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31115
202381692
url http://hdl.handle.net/10400.26/31115
identifier_str_mv 202381692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130030179090432