Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46880 |
Resumo: | A literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas. |
id |
RCAP_2dae4ea82032ed990e088e061e8397de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46880 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB1.º Ciclo do Ensino BásicoLiteracia EstatísticaInterdisciplinaridadePrimary SchoolStatistical literacyInterdisciplinarityA literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas.[Associação Portuguesa de Educação em Ciências]Repositório ComumGomes, Maria LauraRodrigues, Rita NevesSantos, PauloRato, VirgílioM. L. Martins, Fernando2023-09-29T11:12:24Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:08:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:08:32Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB |
title |
Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB |
spellingShingle |
Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB Gomes, Maria Laura 1.º Ciclo do Ensino Básico Literacia Estatística Interdisciplinaridade Primary School Statistical literacy Interdisciplinarity |
title_short |
Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB |
title_full |
Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB |
title_fullStr |
Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB |
title_full_unstemmed |
Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB |
title_sort |
Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEB |
author |
Gomes, Maria Laura |
author_facet |
Gomes, Maria Laura Rodrigues, Rita Neves Santos, Paulo Rato, Virgílio M. L. Martins, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Rita Neves Santos, Paulo Rato, Virgílio M. L. Martins, Fernando |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria Laura Rodrigues, Rita Neves Santos, Paulo Rato, Virgílio M. L. Martins, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.º Ciclo do Ensino Básico Literacia Estatística Interdisciplinaridade Primary School Statistical literacy Interdisciplinarity |
topic |
1.º Ciclo do Ensino Básico Literacia Estatística Interdisciplinaridade Primary School Statistical literacy Interdisciplinarity |
description |
A literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-09-29T11:12:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46880 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[Associação Portuguesa de Educação em Ciências] |
publisher.none.fl_str_mv |
[Associação Portuguesa de Educação em Ciências] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546167614963712 |