Escrita colaborativa e competência metalinguística: um estudo com alunos do 2º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25746 |
Resumo: | O estudo realizado insere-se na área da Didática do Português, focando-se no desenvolvimento da consciência metalinguística e na escrita colaborativa de textos narrativos por alunos que se encontram no processo de alfabetização. A complexidade inerente ao processo de escrita traduz-se numa das grandes dificuldades dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, a partir da análise das transcrições e vídeos de duas díades do 2.º ano de escolaridade, da zona de Aveiro, durante duas produções textuais, esta investigação pretende identificar quais as operações metalinguísticas de revisão, distinguidas por Fabre, e quais os comentários orais, categorizados por Calil, são mais frequentes, como também de que forma a discussão que ocorre entre alunos durante o processo de textualização se traduz numa atividade metalinguística significativa para a aprendizagem da escrita. Assim, de um modo geral, este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância das interações sociais e do trabalho colaborativo em sala de aula para o desenvolvimento de competências de escrita, refletindo sobre o modo como ocorre e se concretiza em alterações nas produções textuais de cada díade. O corpus analisado foi recolhido pelo InterWriting/DIADE, através do sistema RAMOS e do aplicativo Hand Spy. De um modo geral, os dados demonstram que as díades possuem capacidades metalinguísticas semelhantes, apresentando resultados com valores próximos. O comentário oral mais constante, em todas as produções escritas, é o textual. O comentário oral ortográfico regista o maior número de ocorrências, contudo ocorre principalmente na primeira produção textual, em ambas as díades. Relativamente às operações metalinguísticas de revisão regista-se uma ordem de ocorrência decrescente de “substituição/ supressão/ adição/ deslocamento”, que se mostra diferente da registada por Fabre. Os dados obtidos e a utilização das gravações durante a análise de dados permitem refletir sobre a necessidade de considerar o processo de escrita tão importante como o produto textual final, uma vez que é neste momento que ocorrem as operações e reflexões metalinguísticas que irão promover o desenvolvimento cognitivo. Já os resultados obtidos relativamente à influência do trabalho colaborativo entre alunos e a realização de comentários metalinguísticos orais discutidos entre pares parecem promover um ambiente de reflexão cognitiva que se converte efetivamente em alterações textuais que visam o melhoramento do produto textual final. Este estudo contribuiu para um acompanhamento mais consciente e refletido do trabalho realizado pelos alunos durante a prática pedagógica, contribuindo também para a descoberta de estratégias que promovam o desenvolvimento da consciência metalinguística. |
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Escrita colaborativa e competência metalinguística: um estudo com alunos do 2º anoConsciência metalinguísticaOperações metalinguísticas de revisãoComentários metalinguísticos oraisEscrita colaborativaProdução textualModelos de escritaO estudo realizado insere-se na área da Didática do Português, focando-se no desenvolvimento da consciência metalinguística e na escrita colaborativa de textos narrativos por alunos que se encontram no processo de alfabetização. A complexidade inerente ao processo de escrita traduz-se numa das grandes dificuldades dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, a partir da análise das transcrições e vídeos de duas díades do 2.º ano de escolaridade, da zona de Aveiro, durante duas produções textuais, esta investigação pretende identificar quais as operações metalinguísticas de revisão, distinguidas por Fabre, e quais os comentários orais, categorizados por Calil, são mais frequentes, como também de que forma a discussão que ocorre entre alunos durante o processo de textualização se traduz numa atividade metalinguística significativa para a aprendizagem da escrita. Assim, de um modo geral, este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância das interações sociais e do trabalho colaborativo em sala de aula para o desenvolvimento de competências de escrita, refletindo sobre o modo como ocorre e se concretiza em alterações nas produções textuais de cada díade. O corpus analisado foi recolhido pelo InterWriting/DIADE, através do sistema RAMOS e do aplicativo Hand Spy. De um modo geral, os dados demonstram que as díades possuem capacidades metalinguísticas semelhantes, apresentando resultados com valores próximos. O comentário oral mais constante, em todas as produções escritas, é o textual. O comentário oral ortográfico regista o maior número de ocorrências, contudo ocorre principalmente na primeira produção textual, em ambas as díades. Relativamente às operações metalinguísticas de revisão regista-se uma ordem de ocorrência decrescente de “substituição/ supressão/ adição/ deslocamento”, que se mostra diferente da registada por Fabre. Os dados obtidos e a utilização das gravações durante a análise de dados permitem refletir sobre a necessidade de considerar o processo de escrita tão importante como o produto textual final, uma vez que é neste momento que ocorrem as operações e reflexões metalinguísticas que irão promover o desenvolvimento cognitivo. Já os resultados obtidos relativamente à influência do trabalho colaborativo entre alunos e a realização de comentários metalinguísticos orais discutidos entre pares parecem promover um ambiente de reflexão cognitiva que se converte efetivamente em alterações textuais que visam o melhoramento do produto textual final. Este estudo contribuiu para um acompanhamento mais consciente e refletido do trabalho realizado pelos alunos durante a prática pedagógica, contribuindo também para a descoberta de estratégias que promovam o desenvolvimento da consciência metalinguística.The study is about the Portuguese Didactics, focusing on the development of metalinguistic awareness and the collaborative writing of narrative texts by students who are in the literacy process. The complexity inherent in the writing process translates into one of the great difficulties of students in the 1st and 2nd cycle of Basic Education. In this way, from the analysis of the transcriptions and videos of two dyads of the second grade, in Aveiro region, during two textual productions, this investigation intends to identify which are the more frequent metallinguistic operations of revision, distinguished by Fabre, and which are the oral comments, categorized by Calil, and how the discussion that occurs between students during the process of textualization translates into a significant metalinguistic activity for the learning of writing. Thus, in general, this paper aims to demonstrate the importance of social interactions and collaborative work in the classroom for the development of writing skills, reflecting on how it occurs and is concretized in changes in the textual productions of each dyad. The analyzed corpus was collected by InterWriting / DIADE through the RAMOS system and the Hand Spy application. In general, the results show that the dyads have similar metalinguistic capacities, presenting results with close values. The most constant oral commentary, in all written productions, is the textual one. The orthographic oral comment registers the greatest number of occurrences, however it occurs mainly in the 1st textual production, in both dyads. Regarding revision metalinguistic operations, they present a decreasing number of occurrence of "substitution / deletion / addition / displacement", which is different from that recorded by Fabre. The data obtained and the use of the recordings during the data analysis allow to reflect on the need to consider the writing process as important as the final textual product, since it is at this moment that the metalinguistic operations and reflections that will promote the cognitive development take place. The results obtained regarding the influence of the collaborative work among students and the oral metalinguistic comments discussed among peers seem to promote an environment of cognitive reflection that effectively converts into textual alterations that aim at the improvement of the final textual product. This study contributed to a more conscious and reflected accompaniment of the work done by the students during the pedagogical practice, also contributing to the discovery of strategies that promote the development of the metalinguistic consciousness.2018-12-172018-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25746TID:202234410porReis, Filipa Fidalgoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:54Zoai:ria.ua.pt:10773/25746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:53.954925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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