Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toricelli, Luana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Grando, Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/522
Resumo: Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou em que medida práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas num grupo de estudos e pesquisas com alunas do curso de formação de professores dos anos iniciais contribuem para a (re)significação do ensino de matemática. Para esse artigo abordaremos a contribuição da leitura e produção de narrativas como uma dessas estratégias formativas na formação matemática da aluna Letícia. Essa pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, em um grupo de trabalho constituído no interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, Estado de São Paulo, Brasil, composto por licenciandas e pela pesquisadora, que também assumiu o papel de formadora. Durante a existência do grupo analisamos as diferentes estratégias formativas propostas por Alarcão (2003) que proporcionaram momentos de reflexão e aprendizagem nesse grupo, sobre a matemática e seu ensino. Evidenciamos o caso de uma das alunas do grupo, a aluna Letícia e seu movimento de (trans)formação no/pelo grupo. Destacamos a leitura de narrativas escritas por professores/autores como uma estratégia que mais se mostrou significativa para as participantes e para Letícia, assim como a produção de suas próprias narrativas. Os resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam (ensinarão) matemática nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas, da postura problematizadora do formador e da produção de narrativas de formação. - This article is an excerpt from a research that investigated in what measure the collaborative practices adopted as formative strategies in a research and study group and with Pedagogy students contribute to the (re)signification of the teaching of mathematics for these students. For this article we focus on the contribution of reading and narrative as formative strategy in math education student Leticia. This research was developed in a qualitative approach, in a work group consisting in the inside of the São Francisco University, campus of Bragança Paulista, composed by graduated students in Pedagogy and by the researcher, that also assumed the role of educator. During the existence of the group, we analyze the different formative strategies that provided to this group moments of reflection and learning about mathematics and its teaching. Evidence the case of a group of students, the student movement and its Leticia (trans) formation in / for the group. We underline the reading of narratives written by teachers/authors as a strategy that showed itself significant for the participants and to Leticia, as well as producing their own narratives. The results offer indications for the education of teachers who teach (will teach) mathematics in the initial series of Basic Education, from the constitution of collaborative groups, of the shared readings, of the questioning position of the educator and production of narratives.
id RCAP_b13612a269f53611b0eb71093eed8346
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciaisFormação de professoresNarrativa como estratégia formativaGrupos colaborativosSéries iniciais do ensino fundamentalEsse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou em que medida práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas num grupo de estudos e pesquisas com alunas do curso de formação de professores dos anos iniciais contribuem para a (re)significação do ensino de matemática. Para esse artigo abordaremos a contribuição da leitura e produção de narrativas como uma dessas estratégias formativas na formação matemática da aluna Letícia. Essa pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, em um grupo de trabalho constituído no interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, Estado de São Paulo, Brasil, composto por licenciandas e pela pesquisadora, que também assumiu o papel de formadora. Durante a existência do grupo analisamos as diferentes estratégias formativas propostas por Alarcão (2003) que proporcionaram momentos de reflexão e aprendizagem nesse grupo, sobre a matemática e seu ensino. Evidenciamos o caso de uma das alunas do grupo, a aluna Letícia e seu movimento de (trans)formação no/pelo grupo. Destacamos a leitura de narrativas escritas por professores/autores como uma estratégia que mais se mostrou significativa para as participantes e para Letícia, assim como a produção de suas próprias narrativas. Os resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam (ensinarão) matemática nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas, da postura problematizadora do formador e da produção de narrativas de formação. - This article is an excerpt from a research that investigated in what measure the collaborative practices adopted as formative strategies in a research and study group and with Pedagogy students contribute to the (re)signification of the teaching of mathematics for these students. For this article we focus on the contribution of reading and narrative as formative strategy in math education student Leticia. This research was developed in a qualitative approach, in a work group consisting in the inside of the São Francisco University, campus of Bragança Paulista, composed by graduated students in Pedagogy and by the researcher, that also assumed the role of educator. During the existence of the group, we analyze the different formative strategies that provided to this group moments of reflection and learning about mathematics and its teaching. Evidence the case of a group of students, the student movement and its Leticia (trans) formation in / for the group. We underline the reading of narratives written by teachers/authors as a strategy that showed itself significant for the participants and to Leticia, as well as producing their own narratives. The results offer indications for the education of teachers who teach (will teach) mathematics in the initial series of Basic Education, from the constitution of collaborative groups, of the shared readings, of the questioning position of the educator and production of narratives.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémToricelli, LuanaGrando, Regina2011-08-19T22:59:12Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/522porToricelli,L. & Grando, R. (2011). Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais. Revista Interacções,18(7),204-228.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:25Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:05.002630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais
title Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais
spellingShingle Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais
Toricelli, Luana
Formação de professores
Narrativa como estratégia formativa
Grupos colaborativos
Séries iniciais do ensino fundamental
title_short Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais
title_full Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais
title_fullStr Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais
title_full_unstemmed Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais
title_sort Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais
author Toricelli, Luana
author_facet Toricelli, Luana
Grando, Regina
author_role author
author2 Grando, Regina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Toricelli, Luana
Grando, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Narrativa como estratégia formativa
Grupos colaborativos
Séries iniciais do ensino fundamental
topic Formação de professores
Narrativa como estratégia formativa
Grupos colaborativos
Séries iniciais do ensino fundamental
description Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou em que medida práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas num grupo de estudos e pesquisas com alunas do curso de formação de professores dos anos iniciais contribuem para a (re)significação do ensino de matemática. Para esse artigo abordaremos a contribuição da leitura e produção de narrativas como uma dessas estratégias formativas na formação matemática da aluna Letícia. Essa pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, em um grupo de trabalho constituído no interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, Estado de São Paulo, Brasil, composto por licenciandas e pela pesquisadora, que também assumiu o papel de formadora. Durante a existência do grupo analisamos as diferentes estratégias formativas propostas por Alarcão (2003) que proporcionaram momentos de reflexão e aprendizagem nesse grupo, sobre a matemática e seu ensino. Evidenciamos o caso de uma das alunas do grupo, a aluna Letícia e seu movimento de (trans)formação no/pelo grupo. Destacamos a leitura de narrativas escritas por professores/autores como uma estratégia que mais se mostrou significativa para as participantes e para Letícia, assim como a produção de suas próprias narrativas. Os resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam (ensinarão) matemática nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas, da postura problematizadora do formador e da produção de narrativas de formação. - This article is an excerpt from a research that investigated in what measure the collaborative practices adopted as formative strategies in a research and study group and with Pedagogy students contribute to the (re)signification of the teaching of mathematics for these students. For this article we focus on the contribution of reading and narrative as formative strategy in math education student Leticia. This research was developed in a qualitative approach, in a work group consisting in the inside of the São Francisco University, campus of Bragança Paulista, composed by graduated students in Pedagogy and by the researcher, that also assumed the role of educator. During the existence of the group, we analyze the different formative strategies that provided to this group moments of reflection and learning about mathematics and its teaching. Evidence the case of a group of students, the student movement and its Leticia (trans) formation in / for the group. We underline the reading of narratives written by teachers/authors as a strategy that showed itself significant for the participants and to Leticia, as well as producing their own narratives. The results offer indications for the education of teachers who teach (will teach) mathematics in the initial series of Basic Education, from the constitution of collaborative groups, of the shared readings, of the questioning position of the educator and production of narratives.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19T22:59:12Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/522
url http://hdl.handle.net/10400.15/522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Toricelli,L. & Grando, R. (2011). Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais. Revista Interacções,18(7),204-228.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021772431360